Doutrina Católica

Ordenar Por:

    Cadernos

  • Antropoteísmo na Atualidade: A importância do estudo do tema

    O Antropoteísmo nos é apresentado atualmente de diversas formas: um retorno a raízes pagãs e delírios de grandeza e superioridade.

  • ANTROPOTÉISMO A RELIGIÃO DO HOMEM – 2ª. TIRAGEM

    Nova tiragem do Livro “Antropoteísmo – A Religião do Homem”, de autoria do Professor Orlando Fedeli.

  • THE QUESTION BOX 4: Supremacia do Papa sobre o Concílio

    Sobre a autoridade do papa.

  • THE QUESTION BOX 2: ASTROLOGIA

    Sobre uma superstição pagã.

  • THE QUESTION BOX 1

    Questões do livro “Caixa de Perguntas” do Pe Bertrand L. Conway.

  • Monsenhor Lefebvre e a Sé Romana

    Estendeu-se a alguns círculos católicos preocupados pelo colapso pós-conciliar a opinião de que a causa dos erros dos últimos Papas, desde João XXIII até o atual Papa, é que a Sé Romana estaria vacante por heresia de seus ocupantes, ou melhor, que a eleição destes Papas teria sido inválida. Essa opinião reconhece uma infinidade de matizes, impossível de distinguir aqui, porém de um modo geral ela é conhecida como sedevacantismo.

  • Resenha do livro “Windswept House”

    O Windswept House é um livro “faction”, uma mistura de fatos reais e ficção. O livro trata longamente sobre os mistérios da intrincada política vaticana, e expõe fatos obscuros, inimagináveis e perturbadores que aconteceriam nos porões do Vaticano, e se inspira em acontecimentos e pessoas reais, auxiliando desta forma no entendimento da crise atual que atravessa a Igreja Católica. No desenrolar do livro, o autor descreve coisas simplesmente impressionantes e inacreditáveis, tais como: a existência de uma seita satânica infiltrada na hierarquia da Igreja; as conspiração engendradas por parte da cúria romana contra o papado e contra o magistério; os acontecimentos geopolíticos mundiais e suas relações com a mensagem de Fátima e com a Rússia.

  • Das Processões Divinas

    ?Alguns hereges procuraram negar a existência de processões em Deus, alguns argumentando que toda processão significa movimento “para fora”, ad extra -- ora, como em Deus não pode haver mudança, esses hereges não aceitavam que houvesse processões em Deus --, outros negavam que houvesse processões em Deus, afirmando que entre o procedente e o processor havia diferenças, o que contraria a simplicidade e perfeição divinas. Para elucidar a questão, apresentamos neste estudo a doutrina de São Tomás de Aquino sobre as processões divinas. Depois de provar a existência de Deus, São Tomás, na Suma Teológica, estuda Deus Uno, em sua substância, e a seguir, passa a estudar Deus enquanto Trino em suas pessoas divinas.

  • Existência de Deus

    As cinco provas da existência de Deus de Sto. Tomás de Aquino.

  • Cartas

  • Quem é o maior santo: São João Batista ou São José?

    Quem é o maior santo: São João Batista ou São José?

  • Quero ser padre, para onde devo ir?

    Quero ser padre, para onde devo ir?

  • As razões da minha contribuição com o apostolado da Montfort

    As razões da minha contribuição com o apostolado da Montfort

  • Chesterton, mais uma Vaca Sagrada dos Neocons

    Chesterton, mais um Vaca Sagrada dos Neocons

  • Mais um testemunho da Gnose absurda do Caminho Neocatecumenal

    Mais um testemunho da Gnose absurda do Caminho Neocatecumenal

  • Cristo disse mesmo a palavra "Igreja" ao apóstolo Pedro?

    Cristo disse mesmo a palavra "Igreja" ao apóstolo Pedro?

  • O que é hermenêutica da continuidade?

    Gostaria de saber o que é a hermenêutica da continuidade e sua relação com a crise (que é mais sentida por grupos católicos mais conservadores) em que vive a Igreja hoje.

  • Um católico pode ler as obras de J. R. R. Tolkien?

    Um católico pode ler as obras de J. R. R. Tolkien?

  • A volta do perenialismo de Olavo de Carvalho

    A volta do Perenealismo da Família Carvalho

  • FSSPX e CDC

    FSSPX e Código do Direito Canônico

  • Citações do anti-sedevacantismo

    Citações anti-sedevacantismo

  • Leitor pergunta sobre a Filosofia Perene

    Perenialismo

  • Sobre ser missionário

    Leitor pergunta sobre ser missionário

  • In Memoriam

    in memoriam

  • Possessão diabólica em retiro

    Possessão diabólica em retiro

  • Leitor responde artigo sobre as esperanças de Dom Walmor

    Leitor responde pelo Facebook artigo do site Montfort sobre o 11 de setembro, Covid-19 e as esperanças de Dom Walmor.

  • Frequentar ou não a RCC?

    Frequentar ou não a RCC?

  • Constelação Familiar

  • Língua latina

    "É verdade que em cada nação evangelizada pelos apóstolos nós primórdios do Cristianismo eles se adaptavam a língua da região, por isto nas 22 Igrejas particulares (Sui Juris) da Igreja católica usa-se a língua peculiar de cada uma nação?"

  • Solicitar Matrimônio no Rito Tridentino

    "O que deveria fazer neste caso? Marcar uma audiência formal e apresentar as documentações como: Motu Proprio, Carta de Licença dos padres da FSSPX para assistirem ao matrimônio de seus fiéis? Tem outros documentos que posso usar?"

  • Nem tudo está na Bíblia

    "Porque os católicos muitas vezes usam A BÍBLIA para querer provar o que NÃO ESTÁ NELA, se segundo eles próprios, NEM TUDO ESTÁ NA BÍBLIA?"

  • Separação da alma e do corpo na morte

    "existência ou não da separação da alma do corpo na morte, tendo-se em vista que, no processo normal de morrer a última célula morre (se degenera) após 21 dias"

  • Seminarista não acata o Motu Proprio Summorum Pontificum

    "perguntei-lhe se conhecia o Motu proprio Summorum Pontificum, no que me respondeu que o referido documento não fazia diferença."

  • Gênesis: sentido literal ou metafórico da criação?

    "o Genesis não tem o objetivo de explicar a criação do mundo e sim retratar na forma de metáfora,o que aconteceu no exílio da babilonia"

  • Por que Cristo nasceu numa manjedoura?

    "COMO PODE, E PORQUE, O DIVINO CRISTO VEIO AO MUNDO NUMA "SANTA MANGEDOURA"?"

  • Igreja: corpo místico de Cristo

    "Quando dizemos que a Igreja é o Corpo Místico de Cristo qual o sentido de místico?"

  • Absurdos que acontecem na Diocese de São José do Rio Preto

    ¨Um Bispo pode impedir de tomarmos a santa Eucaristia de Joelhos?¨

  • Leitor contesta crítica ao Movimento Salvai-Almas

    Participo do Movimento Salvai-Almas desde o final de 2010. Não era católico praticante desde então, rezava muito pouco e participava das missas sem muito interesse

  • A introdução da morte no mundo e os efeitos do batismo

    Foi o pecado original de Adão e Eva que introduziu a morte no mundo; oras, se o batismo apaga o pecado original, porque continuamos mortais?

  • Sobre o Crisma

    "como alguém batizado poderia não ter recebido ainda o Espírito Santo visto que este é um dos efeitos do batismo"

  • Casa, separa, depois...

    "Como manter um casamento pelo sacramento matrimonial realizado pela igreja, onde, após certo tempo de convivência, (médio ou longo prazo) em que entre o casal não há mais respeito?"

  • Validade do casamento civil

    "gostaria de saber sobre a posição da igreja a cerca do casamento de seus participantes apenas no civil. O Padre pode proibir de comungar?"

  • Assunto para debate em grupos de coroinhas

    "gostaria de ter sugestões de temas para nossos encontros..."

  • Instituição da Eucaristia

    "Cristo instituiu a Eucaristia na quinta-feira santa. Nesse momento, o pão e o vinho se tornaram Corpo e Sangue de Cristo, e Ele se entregou inteiramente aos discípulos, correto? Isso quer dizer que houve um sacrificio incruento realizado por Nosso Senhor antes do seu sacrífico na Cruz?"

  • Prescrição de métodos contraceptivos

    "gostaria de saber se a preescrição desses contraceptivos seria pecado."

  • Comer sangue de animal é pecado?

    "Não deveis comer o sangue de qualquer tipo de carne, porque a alma de todo tipo de carne é seu sangue. Quem o comer será decepado [da vida]." (Levítico 17:10-14)

  • Excomunhões

    "Li que as excomunhões de D. Mayer e D. Lefbvre não são válidas, mas e quanto à retirada da excomunhão ao Patriarca ortodoxo da época do cisma (feita por Paulo VI)? Estaria ele retirando a excomunhão apenas do Patriarca atual, então?"

  • Expulsão dos vendilhões do templo

    "Jesus expulsava os vendilhões do templo. Disse que que Cristo irou-se, e ira é pecado."

  • O limite entre o dinheiro e o pecado

    "Se Jesus não condena quem tem dinheiro, desde que façam caridades, sigam os preceitos de Deus, não coloque o dinheiro em primeiro lugar, por qual motivo pedir isso ao jovem [rico]?"

  • As tentações de Cristo

    "Jesus tendo a plena consciência de ser Deus, por qual motivo satanás insistia tentar colocar nEle dúvidas sobre a sua divindade. Por acaso o diabo almejava verdadeiramente fazer Deus duvidar de sua divindade?"

  • ´Servo de Deus` não crê na presença real de Cristo na Eucaristia

    "grande parte do que vivenciamos hoje, é parte de uma inculturação ocorrida ao longo dos anos, por exemplo: Adoração da hóstia"

  • Devemos ler a bíblia

    "Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. (Josué 1,8)"

  • Sofrimento de Cristo

    "Cristo, porém não foi afetado pelo pecado original, como então Ele chorou com a morte de Lázaro e sofreu em sua paixão? O batismo do Rio Jordão serviu apenas para a instituição do Sacramento?"

  • Poligamia no Antigo Testamento

    "Queria saber porque antigamente Deus permitiu que os homens tivessem mais de uma mulher?(...)E porque Deus permitia que a mulher, antigamente, fosse tratada como lixo?"

  • Responsabilidade pelas consequencias do pecado

    "Alguém que comete um pecado como, por exemplo, assassinato de um pai de família, deverá responder por esse pecado diante de Deus, mas a família que sofreu a perda além disso começa a enfrentar dificuldades financeiras, (...) O assassino responderá também pelos efeitos tardios de seu pecado?"

  • Purgatório

    "não entendi sua explicação a respeito do purgatório, o que acontece com as pessoas que blasfemaram contra o Espírito Santo?"

  • A existência de Deus e a Trindade

    "Caro Padre, conversando com alguns colegas, nos perguntamos sobre a religião falando de Deus"

  • Dúvidas (sinceras) sobre o movimento em Aristóteles

    Boa tarde, professor Orlando Fedeli. Que a paz de Cristo esteja e parmaneça contigo. Sou católico e acredito em Deus somente pela minha fé. Para mim, Deus é um "mistério", termo utilizado pelo senhor na vídeo-aula.

  • Catequistas modernos: um atentado contra a Fé

    Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho que vocês desenvolvem! Precisamos, neste mundo cada vez mais afastado de Deus, de pessoas que defendam a sã doutrina da Igreja de Cristo.

  • Salvação pelos méritos de Cristo

    "Se, Jesus já nos remiu por sua cruz, não estamos salvos?"

  • Dia da preparação da Páscoa

    "não compreendi se o dia da Preparação foi a partir das 18h da noite da Santa Ceia, ou a partir das 18h da noite da crucificação de Jesus"

  • Legado Montfort: muito obrigado pela aula sobre as provas da existência de Deus!

    Assisti a video aula "Provas da Existência de Deus" produzida por vocês. Ela é simplemente fantástica. Nunca havia imaginado e muito menos aprendido algo semelhante. Estou escrevendo esta mensagem para agradecê-los, pois aprendi muito com a aula do Prof. Orlando.

  • Grupos de leitura do evangelho

    "Realizamos algumas reuniões semanais em nossa comunidade, onde iniciamos com oração ao Espírito Santo, em seguida lemos um texto Bíblico escolhido normalmente Evangelho."

  • Isaías 65 e os últimos capítulos do Apocalipse

    "O céu é realmente aqui na terra como diz João no Apocalipse ou é em regiões celestiais como é tão declarado nas epístolas paulinas e em todo o resto da bíblia? Se é em regiões celestiais, devemos "passar por cima" dessa revelação do Apocalipse?"

  • Notas da Igreja

    "creio (e há na Bílblia) que Cristo nomeou Pedro como o primeiro chefe da Igreja Cristã, “A minha Igreja” como Ele. Mas, penso que não estava dizendo que seria a Igreja Católica"

  • Justiça divina

    Por que certas pessoas nascem com deficiências?

  • Experiência pessoal com Deus

    "Qual a base para a afirmação de que não podemos ter experiências com Deus nos dias de hoje? Não seria isso negar a própria experiência cristã e a Fé que uma vez foi entregue aos santos?"

  • Livre arbítrio

    "eu queria saber o que é livre arbitrio"

  • Legião de demônios e porcos

    "Rogo sua ajuda para me explicar a leitura do evangelho que relata sobre o homem possesso por uma legião de demônios que pediu a Jesus que a deixasse entrar nos porcos (São Mateus 5, 1-15)"

  • Qual é o problema da colegialidade?

    "A dúvida é sobre a Colegialidade, o erro é toda e qualquer colegialidade ou os protestantes, ortodoxos e a Teologia da Libertação deturparam a colegialidade?"

  • Posso participar de confissões comunitárias?

    Claro que você não deve participar desse abuso. Deve denunciar isso ao Bispo e, caso o Bispo não tome providências, denuncie à Sagrada Congregação do Culto Divino ao Cardeal Canizares.

  • Já fui casado na Igreja, mas hoje estou solteiro. Posso me casar novamente?

    Você só pode se casar se for viúvo. Ninguém que se casa volta a ser solteiro. Se sua esposa ainda está viva , você comete adultério ao unir-se a outra mulher.

  • O dever de combate aos hereges contra a missio canonica de Padre Joãozinho

    Muito obrigado por seu apoio e por sua crítica ao que faz e, principalmente, ao que diz e ensina Padre Joãozinho, abusando da missio canonica que realmente ele recebeu e tem. Missio canonica que eu, como leigo, não recebi e não possuo. E por não possui-la, eu não posso ensinar oficialmente em nome da Igreja.

  • Meditando sobre a parábola do filho pródigo: ter ou ser?

    Em primeiro lugar, gostaria de lhe recordar que, como já publiquei no site Montffort, os comentadores patrísticos e medievais distinguiam nos textos da Escritura e especialmente nas parábolas do Evangelho três sentidos principais embutidos no sentido literal, que sempre consideraram o fundamental.

  • Qual religião Jesus fundou?

    "como afirmar que Jesus criou a nossa religião, veja, que eu disse religião e não igreja que para mim são distintas"

  • Teologia cristã e dificuldades insolúveis

    "Se Deus é onisciente, então sabe eternamente que o homem pecará e não é possível compreender que o puna por aquilo que, de antemão, sabe que ele fará"

  • Carta para o clero: abertura do ano sacerdotal

    No dia 19 de junho próximo, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, poderemos viver um intenso momento de fé, estreitamente unidos ao Santo Padre e entre nós, quando da celebração das Vésperas na Basílica de São Pedro, no Vaticano, iniciando assim o Ano Sacerdotal.

  • Padre se recusa a dar a comunhão diretamente na boca

    "esperei que o padre me desse a comunhão diretamente na boca; num tom gozador ele falou: " Suas mãos estão limpas, menino". "

  • Aborto e Excomunhão - Carta aos médicos

    "É muito triste ver a inocência de uma criança perdida em tenra idade. Porém, a indignação da sociedade deve ser debruçada sobre o autor do estupro, e não sobre o Arcebispo e, principalmente, não sobre os bebês que a menina esperava"

  • Legalização de aborto de feto anencéfalo

    "Gostaria de saber seu posicionamento sobre a possibilidade (iminente, já que o STF está prstes a decidir de modo favorável ou não) de legalização do aborto de fetos com anencefalia."

  • Quero me converter

    "È insofismável, doutor Orlando, que agora eu tenha criado um amor e vinculo a Igreja Católica Apostólica Romana, desejando-me converter-me, além das divergências que sei que encontrarei com as pessoas, me deparo uma dúvida tremenda. O senhor falar de intercessões, mas ao ler a Bíblia e seu site vejo que fala de intercessões enquanto vivos e acredito que instar em vida pelos irmãos (as) a Deus, è mais que uma necessidade, uma obrigação. Mas e depois de morto? Como podemos pedi intercessão, se alguém já morreu, não nos ouve, ver e nada mais?"

  • O que é pecado?

    "o que é pecado? Quais as formas de pecado? Os tipos de Pecado"

  • Definição de pessoa

    "Eu me lembro que um dia o sr. definiu o que é "pessoa", mas não me lembro da definição, o sr. poderia escrever ela para mim? Essa definição se aplica também a Santíssima Trindade?"

  • O diabo e a Teologia Moderna

    "1. Qual é a posição da Igreja com relação à Teologia Moderna? 2. Se a Igreja é contra esse tipo de teologia, porquê a maioria dos sacerdotes pregam coisas típicas da mesma (como a não existência do demônio por exemplo) e são apoiados por seus bispos?"

  • Dom Fernando Rifan defende o pluralismo cultural e religioso!

    Dom Fernando Rifan respeita o erro do pluralismo!

  • Tatuagens

    "Se tatuagens são erradas pela apresentação do versículo 28... por que então fazemos a barba sem o menor pudor?? (Lembre-se que não estou falando de tatuagens feias, indiscretas, contrárias à religião...)"

  • O poder da Igreja está acima do poder do Estado

    "Deus, criador do mundo, pos no firmamento dois grandes astros para o iluminar: o Sol, que preside o dia, e a Lua, que preside a noite. Do mesmo modo, no firmamento da Igreja universal instituiu Ele duas altas dignidades: o Papado, que reina sobre as almas, e a Realeza, que domina os corpos. Mas o primeiro e muito superior a segunda. (Papa Inocencio III)"

  • Discordância na Escritura: "ouviam a voz" (Atos, IX, 7) e "não ouviram a voz que falava" (Atos XXII, 9)

    "No Atos dos Apostolos 9,7 diz que os homens que acompanhavam Saulo na viagem para Damasco ouviam a voz, mas não viam ninguém, já em Atos dos Apostolos 22,9 diz: ...meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que falava."

  • Separação e adultério

    "Caso o homem de carta de divorcio a sua esposa por causa de fornicação = adultério poderá casar com outra na lei cívil que não estará cometendo adultério ou terá que ingressar no Tribunal Eclesiástico para tentar a nulidade do casamento"

  • Maldição de Deus até a quarta geração, descrita no Êxodo

    Êxodo XX, 5:"...não as adoraras, nem lhes darás culto: porque eu sou o senhor teu Deus, o Deus forte, e zeloso, que vinga a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira, e quarta geração daqueles, que me aborrecem; e que faz misericordia até mil gerações aqueles que me amam, e que guardam os meus preceitos..."

  • O fim do limbo

    "o papa Bento XVI aceitou o que a junta de teólogos decidiu, para o fim do limbo. (...) Obedecer a Igreja que hora diz que o limbo existe ou a Igreja que agora diz não existir o limbo? Fomos enganados? "

  • Fome da Verdade

    "vemos a miséria por todo o mundo, sendo que a igreja é se não me falha a memória uma das maiores detentoras de propriedades no mundo. Porque então não se faz de uma parte deste montante para ajudar o povo, ou, o povo só serve para acumular ainda mais seus bens?"

  • Tentações de São Paulo

    "2 Coríntios 12, 7-10: ´para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade.`"

  • Posição da Igreja contra a pena de morte

    Papa João Paulo II, em artigo publicado no Vaticano, posicionou-se contra a pena de morte

  • Por que temos liberdade de escolha?

    "das suas respostas podem depender a minha volta para a Igreja Católica, da qual me sinto cada vez mais proxima graças a esse site"

  • Ordem de Melchisedec

    É possível concluir que quando o texto sagrado diz que ele [Melchisedec] não tinha pai e mãe, nem princípio nem fim, significa tão somente que ele não tinha genealogia no sentido de não existir registro algum de sua origem, de sua descendência ou de sua morte?"

  • Circuncisão

    "No velho testamento todos os homens que nasciam tinham que serem circuncidados. Mas no novo testamento São Paulo "aboliu" este ritual."

  • Escolha de padrinhos de Crisma

    "essa pessoa anda um pouco afastada da igreja então eu gostaria de saber se ela continua sendo uma boa opção para ser minha madrinha de crisma?"

  • O sacrifício de Caim

    "O Senhor olhou para Abel e sua oferenda, mas para Caim e sua oferenda não olhou"

  • Fé e Caridade

    "Compreensão, e, principalmente, caridade, é o que peço ao senhor."

  • Santo Irineu e o Milenarismo - II

    Santo Irineu fala do Reino de Deus após a ressureição, portanto fala do reino de Deus na eternidade no céu, e não na terra.

  • Criação da Alma

    "acredito que a vida de um ser humano inicia-se no momento de sua concepção, quando Deus infunde uma alma naquele embrião. Minha dúvida é se essa alma já estava criada por Deus, desde o príncipio dos tempos, uma vez que Deus criou até o sexto dia e depois descansou e tbém porque para Deus não há tempo"

  • O que é ser Católico?

    "O que é ser Católico? Seria dever obediência cega a Igreja? E se assim for, por que devo renunciar às minhas opiniões divergentes da mesma? Também gostaria de saber se, por ser católico, devo considerar todo papa infalível"

  • Definição da Lei Natural, de Cícero

    "A verdadeira lei é a reta razão em harmonia com a natureza, difundida em todos os seres, imutável e sempiterna, que, ordenando, nos chama a cumprir o nosso dever, e, proibindo, nos aparta da injustiça."

  • Possessões e Exorcismo

    "Como a Santa Igreja identifica uma possessão verdadeira? Como um exorcismo é realizado?"

  • Naturezas de Jesus

    "Sei que Jesus é Deus filho, e que isso está em varias partes dos evangelhos mas porque em algumas outras passagens evangelicas Jesus não assume sua divindade, parecendo ser ele apenas um enviado de Deus e não o proprio Deus que se fez carne e abtou entre nós."

  • Besta de sete cabeças e dez chifres do Apocalipse

    "Os adventistas dizem que o chifre pequeno é a Igreja Católica. eu sei que isso não é verdade, mas queria entender mais sobre a verdadeira história (que parece ser a dos Seleucidas)."

  • Questões em relação ao atual Catecismo da Igreja Católica

    "Na seção "Documentos" da Associação Cultural Montfort, não se encontra um único parágrafo do atual Catecismo ... Por que será?(...)Os tradicionalistas [ou ultra-tradicionalistas] realmente aceitam o Catecismo da Igreja Católica? Ou somente aceitam as partes que não citam documentos do CV II?".

  • Sacerdócio comum dos fiéis

    "os senhores disseram que sempre foi doutrina católica o sacerdócio comum dos fiéis ou sacerdócio por participação, que seria esse sacerdócio? Qual é a doutrina da Igreja a respeito disso?"

  • Bispo de Garanhuns pergunta sobre a instituição dos mandamentos da Igreja

    Dom Irineu Roque Scherer: "Se são Mandamentos da Igreja, historicamente, quando e por qual decreto foram instituídos?"

  • O mal moral e o mal intrínseco

    Tudo o que existe foi feito por Deus. Logo tudo o que existe, todo ser, é bom enquanto ser. O que há são ações más: roubar, assassinar, adulterar etc. E ações não são coisas.

  • A Oração do Pai Nosso

    ""Pai nosso que estás nos céus". Alguém disse: mas Ele Não está em toda a parte?"Nos céus" então quer dizer "em toda a parte"?"

  • Alteração na oração "Pai Nosso"

    "hoje o povo reza: Perdoai as nossas OFENSAS Assim como nós perdoamos A QUEM NOS TEM OFENDIDO"

  • Manifestação da Trindade de Deus, no Gênesis

    " "Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal.` Quem são nós?"

  • Revelações particulares - aceitas ou não ?

    "li que as revelações particulares são por si mesmas falsas e que toda e qualquer Revelação Divina se encerrou após o fim do último livro que compôs a Bíblia. Mas e essas revelações atribuídas a santos?"

  • Reino dos Céus

    ""Em verdade vos digo: dos que aqui se acham alguns há que não experimentarão a morte, enquanto não virem chegar o Reino de Deus com poder.""

  • Comentário ao Evangelho de São Leão Magno : `Felizes, vós, os pobres`

    ""Feliz, pois, aquela pobreza que não se prende ao amor das riquezas temporais; ela não deseja aumentar a sua fortuna neste mundo, mas ambiciona tornar-se rica em bens celestes.""

  • Almas excomungadas, céu e inferno

    ´Apesar de não comungar (trocadilho intencional) de mesma ortodoxia dos senhores(as) - e a considerar pelos vossos ensinamentos, minha alma, ai, ai, ai - sou leitor diário do vosso site, principalmente da sessão de cartas. ´

  • Permissão para Comunhão na mão

    "li em um artigo sobre Eucaristia, de que nos primeiros tempos da Igreja, a Eucaristia era recebida pelos fiéis nas mãos e de que eles a levavam para suas casas e a tomavam antes das refeições. "

  • Adão e Eva sem o pecado original

    "por que Deus deu a eles a imortalidade do corpo já que eles iriam depois de um certo tempo, aqui na terra, para o céu contemplar Deus face a face?"

  • Pecado original e Batismo

    " como se pode falar então que o Batismo nos livra da culpa do pecado original."

  • Parusia - Segunda vinda de Cristo

    Desconhecimento de Jesus, enquanto homem, do dia do Juizo Final.

  • Sacramento da Extrema Unção para os não católicos

    "só os católicos é q podem receber o sacramento da extrema unção."

  • Santíssima Trindade

    "Como Deus pode ser ao mesmo tempo, um e ao mesmo tempo, ser três pessoas distintas, em que cada uma dessas pessoas não é a outra, e no entanto é um Deus somente?"

  • Alma dos animais

    "Tenho tanta certeza que os animais possuem uma alma, que se alguém me provar o contrário, eu digo com todas as letras: "NÃO QUERO IR PARA O CÉU!" "

  • Indulgências para as almas dos fiéis defuntos

    "a pessoa que participa de uma Celebração Eucarística no Cemitério no dia de finados, além da indulgência aplicada aos fiéis defuntos, tembém recebe indulgências"

  • Infalibilidade das canonizações

    "a Igreja considera a canonização um ato infalível, que nunca pode ser desfeito. Caso negativo, já houve algum santo cassado?"

  • Padre não acredita na existência do Demônio

    "Você esta correto quando diz que o diabo não existe"

  • Perseguição à Igreja Católica

    "Poque afinal as pessoas atacam tanta a sagrada religiao,principalmente os supostos intelectuais de nossa epoca?"

  • Por que sofrer?

    Tsunami: "Se Deus é bom, por que permitiu tal tragédia, que não poupou nem as criancinhas?"

  • "Séculos dos séculos"

    Antes de todos os séculos - não é uma contradição em termos ???

  • A "tradição humana" dos escribas

    A tradição judaica, que Nosso Senhor condenou, foi a elaborada pelos escribas, e não a determinada por Deus.

  • Qual o nome do mau ladrão?

    "O bom era Dimas, mais tarde canonizado São Dimas. E o mau ladrão? Qual o seu nome?"

  • Celibato dos sacerdotes

    "É verdade que São Pedro e outros primeiros papas da Igreja foram casados?"

  • Batismo feito por leigos

    "Se estou socorrendo uma gestante e ela dá a lúz ante da hora a um feto de seis meses, por exemplo, e observo que o feto ainda se contorsse em vida, devo baizá-lo?"

  • Morte de Jesus

    "De que forma a morte de Jesus na Cruz redimiu nossos pecados? Por que dizemos q Jesus nos libertou através de sua morte na cruz?"

  • Pecado e indução ao pecado

    Comercialização de produtos ou serviços que induzam as pessoas ao pecado.

  • Relação entre a Fé e as riquezas materiais

    "Seria lógico que nações que detivessem a verdade, pudessem ter também as benesses de uma vida mais justa e feliz."

  • Esterilidade da mulher

    " "coitada da mulher que não tiver frutos" "

  • Estigmatização

    "Como foi que surgiu os stigmas"

  • Serpente de bronze e outros símbolos

    "A figura da serpente sempre representou o Diabo, esta mesma figura representa Cristo crucificado. Por que?"

  • Dons e vocação

    "O QUE SÃO DONS E O QUE É VOCAÇÃO. COMO POSSO DESCOBRIR QUE DOM EU TENHO. "

  • A Descendência de Adão e Eva, Inferno e céu

    Com quem Caim se casou? O inferno existe?

  • Sucessão apostólica

    Os padres e bispos atuais são sucessores dos apóstolos

  • A verdade

    "de que forma posso ter uma opinião sobre algo, uma opinião tão completa absoluta."

  • Dom das linguas, Primogenitura de Jesus e Pecados contra a castidade

    Dom das línguas, Primogenitura de Jesus e pecados contra a castidade.

  • Diabo

    "Os demônios existem realmente?"

  • Notas da Igreja

    "Muito me agrada sua exemplificação da pureza doutrinária da Igreja em confronto à profusão, por vezes contraditárias tanto quanto desconexas, das "teologias" de livre interpretação."

  • Graça e natureza

    "A graça pressupõe a natureza. Qual o significado prático dessa afirmação?"

  • Canonização dos santos

    Todos os que receberam a Cristo são Santos?

  • Não há salvação fora da Igreja

    É dogma da Igreja Católica que "fora da Igreja não há salvação". Isso foi proclamado pelo Concílio IV de Latrão.

  • Era a Javé que Nosso Senhor se referia?

    O Deus do Antigo Testamento é mesmo do novo, sem contradições ou evoluções.

  • Entrevista com o exorcista de Roma

    Exorcista do Vaticano critica o novo Ritual para os exorcistas, mostrando falhas que impedem os exorcistas de agirem.

  • Mansão dos Mortos

    "O que é a Mansão dos mortos?"

  • Livros de hereges sobre a ressurreição

    Herege modernista alega falsidade da Ressurreição

  • Limbo

    Leitora pede detalhes sobre o Limbo.

  • Ecumenismo

    Pretende o Vaticano a revogação do art. 85 do Catecismo da Igreja Católica?

  • Conversão de São Paulo

    Leitor pede resposta para suas dúvidas sobre a conversão de São Paulo, ortodoxos, visão beatífica...

  • Sacramentos ministrados pelos Tradicionalistas

    Gostaria de saber se os sacramentos celebrados pelos padres tradicionalistas podem gerar algum problema com os padres "normais"

  • Escatologia

    Leitor indaga proposição feita por teólogo "católico"

  • Suma Teológica e predestinação

    Referências sobre predestinação na Suma Teológica.

  • Carismas

    "qualquer um que acredite poderá usar a imposição das mãos para curar um enfermo?"

  • Santíssima Trindade

    Duas vontades distintas na segunda pessoa da Santíssima Trindade.

  • Deus Uno e Trino

    Alusões à Santíssima Trindade no Antigo Testamento.

  • Ressurreição da carne

    Qual a razão para a ressureição da carne?

  • Existência do demônio

    Discípulo do Padre Quevedo diz em conferência que o demônio não existe.

  • Dogma e Kérigma

    "Como devemos interpretar as palavras gregas dogma e kerygma?"

  • Divindade de Cristo e riqueza da Igreja

    Leitor comenta sobre a riqueza da Igreja, e diz que Jesus Cristo não é Deus.

  • O Espírito Santo

    "Gostaria de saber o que o Espírito Santo para a igreja católica,e receber referências bíblicas que falam sobre o assunto."

  • Todo Homem de boa vontade será salvo

    "O Que acontece com as Pessoas Que saem da Igreja e Vão para Outras Religiões?"

  • Jansenismo em frase de Blaise Bascal

    "É preciso, pois, pôr nossa fé nos sentimentos do coração; de outro modo, ela será sempre vacilante"

  • Origem do Terço

    "Eu quero saber sobre a origem do terço, e també, a assunção de Maria. "

  • Oficinas de Oração e Vida

    Ortodoxia das Oficinas de Oração e Vida: "Orar não consiste em uma reflexão intelectual, mas em um elevar a mente a Deus, a atenção e a emoção."

  • Beatificação de Anne Katherine Emmerich

    Leitor se diz confuso com a beatificação de Anna Katharina Emmerick

  • Pedro era casado?

    "Gostaria de saber o que a Igreja Católica diz do estado civil de Pedro.""

  • Vícios capitais

    O que são os vícios capitais

  • Comentário da Salve Rainha

    "Gostaria de saber onde achar a explicação da Salve Rainha"

  • Ritos Orientais

    Os ritos orientais aceitos pela Igreja

  • Cristo e a Igreja

    A Igreja não é pecadora. Os homens que a compõem é que podem ser pecadores, mas seus pecados pessoais não afetam a Igreja.

  • Angeologia

    "É verdade que cada um de nós tem um anjo particular?"

  • Missa de cura

    "Essa missa é aprovada pela Igreja Católica ou é mais uma influência protestante no meio católico?"

  • Graus de santidade

    "Haverá uma espécie de "hierarquia" entre os santos e os demais que alcançarem a salvação?"

  • Símbolos mágicos e manuscritos do Mar Morto

    "O que significa a estrela de Davi? (...) Quanto aos manuscritos do mar morto. Eles são verdadeiros?"

  • Destino da alma após a morte

    Leitor pede alguns esclarecimento acerca do destino da alma após a morte e se pode haver comunicação da alma com os vivos.

  • Moradas do céu

    "O que Jesus quer nos ensinar quando diz: O reino do meu pai tem muitas moradas"

  • Imagem e Semelhança

    "E Deus criou o homem à sua imagem e semelhança"! Qual é o sentido dessa semelhança?"

  • Fé e Razão

    A fé e a razão não se contradizem mas se complementam

  • Parusia

    Leitor pede esclarecimento acerca da segunda vinda de Cristo.

  • Todo Homem de Boa Vontade será Salvo

    "O Que acontece com as Pessoas Que saem da Igreja e Vão para Outras Religiões?"

  • Ressurreição dos mortos

    Diferença entre Juízo final e particular e a ressurreição dos mortos.

  • Exorcismos e estado atual da Igreja

    "Por que a Igreja se afastou tanto destas coisas referentes ao diabo, como rituais de exorcismos?"

  • Alma da Mulher

    Alguma vez a Igreja negou a existência da alma na mulher?

  • Dogma de fé e verdade de fé

    "Gostaria de saber qual é a diferença entre Dogma de Fé e Verdade de Fé"

  • A salvação dos doentes Mentais e ignorantes

    "Como se dá a salvação dos doentes mentais perante a igreja?"

  • Caridade e solidariedade

    "Cristo pregou a solidariedade"

  • Caridade e Fé

    "Quem crer, e for batizado, será salvo" (Mrc. XVI, 16).

  • Semelhanças entre os anjos e os homens

    "É correto afirmar que os anjos, de certo modo, são seres inferiores aos humanos?"

  • Alma e Espírito

    "O que são exatamente alma e espírito? Qual a diferença entre alma e espírito?"

  • Sobre adoração ao Santíssimo Sacramento

    "Existe algum documento da nossa Igreja que fala sobre as passoas tocarem ou não no Hostençório?"

  • Sobre a vida de Deus na alma

    A conversa de Jesus com Nicodemus, o novo nascimento, a vida de Deus na alma.

  • Predestinação e Livre Arbítrio

    "O que a Igreja fala sobre PREDESTINAÇÃO e LIVRE ARBÍTRIO?"

  • Contra a pena de morte

    "Não importa que crime uma pessoa cometa, ninguém merece morrer."

  • Museu das Almas do Purgatório

    "A Igreja ensina que Deus pode permitir o aparecimento de uma alma do purgatório, em condições especialíssimas e muito raramente."

  • Mistérios

    Chamam-se mistérios as verdades reveladas por Deus e que estão acima da inteligência humana.

  • Lei natural

    "Será que todos os homens pagãos de todos os tempos conheciam mesmo a lei natural???"

  • Os três princípios da Lei Natural

    "Segundo a crença católica, o que vai acontecer com a alma de um chinês ou um primitivo africano que nunca teve qualquer acesso ao cristianismo ???"

  • Juízo particular e Juízo Final

    "Jesus virá p/ julgar os vivos e os mortos; mas se somos julgados quando morremos, como Jesus julgará os mortos."

  • Intercessão dos Santos

  • Indulgências

    "As indulgencias que sao? só o Papa pode dar? ,elas eram vendidas mesmo?"

  • Hierarquia dos santos no céu

    "Gostaria de uma informaçao em relação a hierarquia que temos na nossa vida(Pai,Mãe e filho),no céu tambem vai existir a mesma hierarquia????"

  • Relação entre fé e razão

    "Por favor, gostaria de saber se, nos dias atuais é possivel falarmos de uma relação entre fé e razão?"

  • Por que o diabo quer que os homens se percam?

    "Que lógica e que lucro tem esses seres que já estão condenados trabalharem p/levar mais almas para lá?"

  • Imagem e Semelhança de Deus

    Deus tem corpo?

  • Celibato dos padres e virgindade de leigos

    "Gostaria de uma explicação porque os padres/ bispos, etc, da Igreja católica não podem se casar."

  • Resposta a dúvida sobre alma e espírito

    Não existe, no homem, um espírito substancialmente distinto da alma.

  • Yahwé

    "Por acaso Yahwé nome a que Deus se apresentou no antigo testamento nao pode ser comparado ao de Cristo?"

  • O significado do Sangue

    "Há um significado oculto nele que escapa aos olhos mais desatentos?"

  • Orientação para estudo da Doutrina Católica

    "Escrevo este e-mail para lhe pedir orientação e ajuda sobre como iniciar estudos da doutrina Católica"

  • Jesus de Nazaré

    Local de nascimento de Nosso Senhor.

  • Ecumenismo sem fundamento

    Contraditória defesa do ecumenismo

  • O que são dogmas?

    "O que são dogmas, e porque eles existem, ou foram criado?"

  • Dogma

    O que é dogma

  • Cremação

    A cremação sempre foi proibida pela Igreja.

  • Bilocação

    "O QUE VEM A SER BILOCAÇÃO?"

  • Transfiguração de Cristo

    "Sempre ouvi falar que no momento da transfiguração, Jesus conversava com Moisés e Elias a respeito da sua paixão e morte"

  • O aprendizado do Menino Jesus

    "Como se deu [em Cristo] a apreensão de conhecimentos humanos, relativos às coisas mais simples, como caminhar, ser alfabetizado, trabalhar com carpintaria?"

  • Destino das almas dos inocentes

    "Quando uma Criança por ex de ( 01) um ano de idade vem a falecer para aonde ela vai? Céu, purgatorio, inferno?"

  • Anjos

    "a Bíblia relata várias aparições de anjos. Mas como é possível que seres espirituais se tornem visiveis?"

  • Os animais e seus significados

    "que pecado representa o porco e porque não deveria ser comido assim como os outros animais que são referidos pela Bíblia como imundos e por quê não podiam ser comidos???"

  • Salve Rainha

    "Por que e para que é rezada o Salve Rainha?"

  • O que é Igreja?

    "Para vocês, o que é uma Igreja?"

  • O inferno existe mesmo?

    "(...) o inferno, ele existe mesmo ou é apenas uma maneira de explicar um estado, ou é aqui na terra?"

  • Ninguém se salva sozinho

    "Bem, apesar de não ser católico e nem protestante, tento ser cristão"

  • Paraíso, céu, inferno, limbo

    Pergunta sobre o paraíso, céu, inferno, no Antigo Testamento.

  • Refutação de argumentos contra a pena de morte

    "Você não acredita que há outros meios mais eficientes de se punir um criminoso, como a prisão perpétua, por exemplo?"

  • Das Processões Divinas

    Mais explicações sobre o artigo "Das Processões Divinas", em especial sobre a processão do Espírito Santo.

  • Redenção dos santos do Antigo Testamento

    "E eis que as portas do inferno nunca prevalecerão sobre ela", o q significa esta portas infernais?"

  • Dízimo segundo o costume

    Dúvida sobre o dízimo, se foi uma lei modificada por Cristo.

  • Portas do Inferno

    "E eis que as portas do inferno nunca prevalecerão sobre ela, o q significa esta portas infernais?"

  • Poder do demônio

    "O Diabo faz o que quer! Como Deus permite a ação do Demônio na Terra???"

  • Onipresença e intercessão

    "Queria saber se Nossa Senhora e os demais santos possuem a onipresença, onisciência eou onipotência, pois só Deus possui esses três poderes"

  • Consciência individual

    Pergunta sobre a consciência individual e o pecado.

  • Pecado dos anjos

    "Demônios são anjos que pecaram? Como pode um anjo pecar?"

  • Paz e espada

    Explicação das palavras de Cristo: "Não julgueis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas a espada"

  • Pecado original

    Sobre a justiça da transmissão do pecado original.

  • Padre e Pai

    "Jesus disse para que não chamassemos a niguem de pai na terra, acrescentando porque um só é vosso pai, aquele que está no céu."

  • Mistérios da Luz, do Rosário

    "Quero saber se a atual introdução pelo Papa de uma nova série de mistérios ao Terço, chamados Mistérios da Luz, não está em oposição ao Juramento Papal"

  • Mansão dos Mortos

    "Afinal, o que realmente aconteceu com Jesus nos dias entre sua morte e sua ressurreição?"

  • Carismas

    "gostaria de saber mais sobre os carismas da nossa Santa Igreja Católica, em especial sobre FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE."

  • Fora da Igreja Católica não há salvação

    "Um indio nasce no meio da floresta Amazônica e é abandonado, e não aprende nada sobre Deus e Religião, mas ele é humilde, é um bom homem, porém nunca frequenta a igreja, ele vai para o céu?"

  • O mal e o bem

    "Gostaria que o senhor me explicasse sobre as diferentes formas do mal e do bem que o Senhor mencionou em outra carta"

  • Espírito

    Leitora pergunta se o espírito ocupa lugar no espaço.

  • Interseção dos santos no céu

    Santa Teresinha do Menino Jesus: "Passarei o meu Céu fazendo o bem aqui na terra"

  • Desigualdade e caridade

    "Aqui se faz, aqui se paga"

  • Diferença entre alma e espírito

    "Gostaria de saber a diferença de Alma e Espirito?"

  • Virgindade, pureza e beleza

    "Gostaria de saber o verdadeiro significado da virgindade de uma mulher, algo tão desvalorizado nos dias de hoje. Pureza e Beleza agora são meras palavras do dicionário?"

  • Ação do demônio para tentar o homem

    "Deus nao precisa de demonios para amaldiçoar alguem ou para provar um filho seu,pois ele é onipotente,portanto ele mesmo pode amaldiçoar ou provar,sem ajuda de demonios ou trabalhos de macumba"

  • Sofrimento no Cristianismo

    "Porque os Santos sempre querem sofrer? Será que amor e sofrimento vão sempre juntos?"

  • Salvação fora da Igreja

    Permanece o dogma do IV Concílio de Latrão de que fora da Igreja -- de seu corpo ou de sua alma -- não há salvação.

  • Respeito e amor ao próximo

    Leitor indignado com absurdos de monge beneditino e bispo renovado.

  • Legítima Defesa

    "Jesus disse: Mt 5 39 Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra.* "

  • Pecados capitais e auto-conhecimento

    "Gostaria de obter informações sobre os outros pecados, porém com esta abordagem séria e direcionada para a interiorização, e não apenas a convencional e profana abordagem."

  • Invenção do Purgatório

    Citações da Sagrada Escritura comprovando a existência do Purgatório

  • Fora da Igreja Católica não há salvação

    "Levando em conta o dogma "Fora da Igreja, não há salvação", deve-se considerar que, necessariamente, todo protestante (por exemplo), estará condenado se não se converter a Santa Madre Igreja Católica?"

  • Existência do Demônio

    Gostaria de saber se realmente os demônios existem mesmo.

  • Corpus Christi

    "Gostaria de saber o significado de Corpus Christi."

  • O mal no mundo

    "Se Deus existe por que há tanto mal no mundo, como guerras, doenças, sofrimentos, pobreza, etc.?"

  • Indulgências

    "Gostaria de saber mais sobre as Indulgências. Também gostaria de saber mais sobre a Inquisição"

  • Uso do véu pelas mulheres

    "gostaria de saber biblicamente e a luz da Igreja, sobre o uso do véu pelas mulheres"

  • Purgatório

    "Por que é permitido aos católicos rezar pelos defuntos? O purgatório realmente existe?"

  • Anátema do Concílio de Trento

    Motivos pelos quais a Missa deve ser celebrada em latim

  • Comunhão dos Santos

    "Eu tenho uma dúvida muito grande em relação à frase do credo que diz a respeito da comunhão dos Santos. O que é essa comunhão?"

  • Santíssima Trindade

    "A QUEM ele se refere quando fala NÓS, NOSSA IMAGEM, etc ? "NOSSA" quem, se ele estaria sozinho elaborando a Criação ?"

  • Lei de Talião

    "Se o Ant.Test. é inerrante para os cristãos e se a "Lei de Deus é perfeita", por que ela precisaria ser aperfeiçoada por Cristo ?"

  • Senhor, senhor porque me abandonastes

    Explicação do Salmo XXI, que descreve profeticamente a cena do Calvário

  • Hierarquia da Santa Igreja

    "Gostaria de obter maiores informações sobre a composição da hierarquia da Santa Igreja, se possível com funções típicas de cada posto"

  • Concílio Vaticano I

    "O concílio vaticano primeiro, foi concluido?"

  • Fé e razão

    "qual a posição da Igreja sobre o conhecimento da Trindade? Ele é lógico apenas (de caráter racional) ou tem algum caráter místico?"

  • Católico "aposenta" o diabo

    "Vocês não sentem vergonha de falar tanto no diabo? Não sabem que ele ficou amarrado aos pés da cruz?"

  • Caridade e rispidez

    "Gostei muito dos artigos que em muito me saciaram a sede de informação e formação. No entanto, confesso que fiquei um pouco ofendido com algumas formas de expressão, do Sr. Orlando Fedeli."

  • Satanás: pessoa ou estado?

    "Como que Deus (inteiramente bom e que nada de ruim poderia criar ) criou um ser tão desprezível como Satanás?"

  • Um Deus em três pessoas

    Sobre o Mistério da SS. Trindade e sobre os pecados contra o Espírito Santo.

  • Obediência na hierarquia da Igreja

    Até que ponto deve ir a obediência às autoridades eclesiásticas?

  • Natureza dos anjos e outras questões

    "- O senhor diz que os anjos foram feitos a imagem e semelhança de Deus, de onde se tira essa hipótese?"

  • Onde está fundada a fé católica nos santos?

    Dúvidas com relação aos santos, Nossa Senhora, a infalibilidade dos concílios e os dez Mandamentos

  • Maldade do ser

    Gostaria de ler algo a respeito da maldade do ser. Sua origem e suas causas

  • Episcopisas

    "Não sou favorável ao sacerdócio feminino, e por isso gostaria de saber qual era exatamente a função das episcopisas no cristianismo primitivo."

  • Deismo

    "A comunicação entre Deus e os homens ocorreu somente no período apostólico, ou continua acontecendo nos dias de hoje?"

  • Veracidade histórica dos Reis Magos

    "veracidade histórica dos três Reis Magos e do resto do Novo Testamento / significado de velas"

  • Identificação dos excomungados

    " Gostaria de saber como eram identificadosos excumungados da Igreja Católica nomeio da poulação durante a Idade Média e a atualidade"

  • Renovação dos votos do batismo

    "qual a importância da renovação dos votos do batismo realizada durante a Semana Santa"

  • Padrinhos de Crisma

    Condições para ser padrinho de Crisma

  • Traição de Judas e sua condenação ao inferno

    "Por que Jesus que rogou por Pedro p/ q sua fé não desfalecesse, qdo foi solicitado pelo Demonio, não poderia ter rogado por Judas q também era seu amado homem de confiança."

  • Contradições na Bíblia (Bem Absoluto e Bem Relativo)

    "Como o senhor continua a defender que não há contradições na Bíblia???? Será por paixão...Nunca é tarde para saber da verdade!!!"

  • Destruição de Jerusalém pelos romanos

    "Gostaria de saber porque numa passagem da Bíblia (não sei qual) Jesus diz: -Aí daquelas mulheres que estiverem grávidas."

  • Evangelho Apócrifo de Tomé

    "Jesus disse: Eu sou a luz que está acima deles todos. Eu sou o todo: o todo saiu de mim e o todo se reuniu a mim. Rachai uma madeira: eu estou ali. Levantai uma pedra e me achareis."

  • Crisma e Matrimônio

    "Posso me casar sem ter feito o Crisma?"

  • Arca da Aliança

    "Vc poderia me falar algo mais sobre a arca da aliança?"

  • Ressurreição de Cristo

    "Por que em todas as aparições de Jesus Ressucitado as pessoas inicialmente não o conhecem."

  • Povo de Nod

    "Porque a Bíblia não narra a criação do povaodo da região de Nod, ao oriente do Éden, aonde Caim conheceu sua mulher."

  • Arca de Noé

    "Gostaria de saber se a Arca de Noé existiu realmente ou é apenas uma mensagem."

  • Autenticidade da Sagrada Escritura

    "Será que de tanto passar por tantos tradutores, (...) o conteúdo da bíblia não houve alguma alteração."

  • A definição do Cânon Bíblico

    Relação de documentos da Igreja definindo a lista completa dos escritos canônicos

  • Teria Cristo nascido Homem?

    "Teria Cristo nascido Homem?"

  • Senhor, senhor, poque me abandonaste?

    Explicação do Salmo XXI, que descreve profeticamente a cena do Calvário

  • São João

    "Quantos anos São João tinha quando teve a visão em patmos, com quantos anos ele morreu, e quantos anos ele viveu depois dessa visão"

  • Deuterocanônicos no Novo Testamento

    "Há no novo testamento alguma(s) referencia(s) sobre os deuterocanônicos considerado pelos protestantes não revelados?"

  • Defesa de Frei Betto, Boff e outros

    Caros irmãos, Deus sabe se defender e a fé que temos é num Deus que ama a todos! Sem distinsões.

  • IGREJA IDÓLATRA

    "HIPÓCRITAS, igreja sanguinária, corrupta, falsa, e anti-biblica. Evangelho sujo e distocido é o que vocês pregam."

  • Abandono de Jesus na cruz

    "Fala-se muito que Jesus Cristo era um líder político . Gostaria de fatos históricos que dismentissem essa afirmação."

  • Tentações

    "A tentação seria uma ação do demônio sem a permissão de Deus?"

  • CNBB e educação sexual

    Manifestações de leitor contra declaração de Dom Jaime Chemello à Veja sobre o uso de preservativos

  • Éden, Torre de Babel e Nimrod

    "A Torre de Babel realmente existiu?(...)Nimrod, o construtor da Torre, realmente existiu? "

  • Existência de Adão e Eva

    Adão e Eva existiram mesmo??

  • O livro sagrado das contradições

    Sobre pretensas "contradições" na Sagrada Escritura

  • Filosofia e Teologia nos Seminários

    "Gostaria de compartilhar com vocês a angústia que sinto pelo fato de constatar que em muitos (talvez na maioria) de nossos Semiários católicos há um desprezo assustador pelos sólidos ensinamentos de Santo Tomás de Aquino"

  • Extraterrestres e a Bíblia

    "Naquele tempo viviam gigantes na Terra, como também daí por diante, quando os filhos de Deus se uniam às filhas dos homens e estas geravam filhos"

  • Longevidade na época do Antigo Testamento

    "Porque antigamente os homens no tempo de Moíseis e de outros profetas, viviam mais de 800 anos?"

  • Gigantes na biblia / Pecado de Adão

    "gostaria de saber a origem dos gigantes na biblia e enoque? o pecado de adão e eva foi mesmo comer a maçã"

  • Peça de teatro sobre o aborto

    Grupo de Jovens de paróquia faz peça de teatro sobre o aborto.

  • Emolumentos Paroquiais e Festas na Igreja

    No Brasil, o costume sempre foi que cada um pagasse o que lhe fosse possível, quando pudesse, de acordo com a consciência.

  • Ascensão de Elias

    "será que Deus abriu uma exceção ( além de Cristo, é claro ) para que um Espírito levasse seu corpo de carne para o céu, antes do chamado "Juízo Final" "

  • Fórmula da consagração

    Definição da fórmula de consagração usada pela Igreja.

  • Justiça segundo as Sagradas Escrituras

    "Qual o conceito e significado de justiça segundo as Sagradas Escrituras?"

  • Adoração aos obeliscos (baals) / Canonização dos Santos

    "essas abominações expostas na Praça de São Pedro correspondem concretamente uma influência gnóstica dentro da Igreja? (...) como a Igreja pode canonizar uma pessoa depois de morta se os julgamentos de Deus são insondáveis?"

  • Que os mortos enterrem os mortos

    "Jesus disse: "Deixe que os mortos enterrem os seus mortos". O que significa isso?"

  • Família: dom de Deus

    Leitora pergunta se a família é um dom de Deus.

  • Pena de talião

    A pena de talião (olho por olho, dente por dente)

  • Bondade e maldade, amor e ódio

    É o ódio que move o mundo e não o amor?

  • Profecias da Sagrada Escritura

    "Todas as profecias que lemos em Iscais, Jeremias e outros já aconteceram até a ida de Jesus ao Pai"

  • Oferecimento de sacrifícios no Antigo Testamento

    "Quero a obediência, e não o sacrifício"

  • São Jorge

    Leitor pergunta se São Jorge não é mais santo.

  • Proprietário da casa onde foi realizada a última ceia

    "um jovem seguia a Jesus coberto somente com um lençol, prenderam-no. Mas ele, largando o lençol, escapou-lhes nu" ( Mc. XIV, 51-52).

  • Esperança de salvação

    "Se somente na Igreja Católica podemos ser sal-vos, Jesus deixará perder as milhões de vidas que nasceram no protestantismo?"

  • O anti Cristo e a imagem da besta

    "O que a Igreja Católica sabe e pensa sobre a marca da besta?"

  • Dignidade humana, direitos sociais e ecumenismo

    Leitor faz elogios e considerações sobre dignidade humana, direitos sociais e ecumenismo.

  • Intercessão

    Leitor pergunta como ocorre a intercessão dos santos e pede algumas passagens bíblicas onde ocorre intercessão.

  • A salvação pelas obras

    "as boas obras seriam um comportamento natural de quem aceitou esta Salvacao e nao uma condicao para ser salvo"

  • Todo ponto de vista é a vista de um ponto

    " Nem em nome de Cristo Jesus (a quem sou seguidor), nem de buda, krisná, seja lá quem for, nunca poderemos impor as nossa idéias e valores"

  • Cristo e o poder político

    "cristo quando na terra pregava o reino de Deus e não algum governo ou sistema político"

  • Comunidade dos discípulos

    Uso de bens em comum pelos primeiros cristãos

  • Educação católica, mais sobre dignidade humana, Walfare State, etc.

    "vivemos em um Estado laico, portanto, a responsabilidade da evangelização toca aos cristãos, e não às escolas"

  • O demônio e sua ação no mundo de hoje

    "O Pe. Quevedo explica todos os fenômenos atribuídos ao demônio sob o ponto de vista científico; nunca sob o prisma espiritual"

  • Contradição em Deus

    "Deus não é eterno se pode destruir a si mesmo e, se não pode destruir a si mesmo, não é onipotente"

  • Animais vão para o céu?

    "Vc em um artigo sobre alma e espirito falou que animais a alma dos animais morre com o corpo"

  • Traição de Judas

    "Se jUdas não tivesse traído Jesus, o Mestre não teria sido entregue,não teria morrido e consequentemente não se realizaria o plano da salvação?"

  • Ressurreição e Batismo

    "Por quê ou para que o Batismo, já que a morte de Cristo nos resgatou, segundo a Bíblia e a doutrina da Igreja?"

  • Porta estreita do bem

    "Nos evangelhos Jesus fala sobre a porta larga dizendo que são muitos os que passam por ela e que ela é que leva a perdição (...) a maior parte da humanidade vai para o inferno e só uma insignificante minoria irá se salvar?"

  • Orações para as almas do purgatório

    "como saberei que determinada pessoa foi ao purgatório e necessita de minhas orações?"

  • Infalibilidade da Igreja e outros temas

    "se a Igreja é formada por homens, como dizer que ela é infalível, indefectível,...?"

  • Verdade e certeza

    "como saber que isso que vocês acreditam seja a verdade."

  • Quanta Cura e Concílio Vaticano II

    "Na encíclica Quanta Cura encontrei a razão pela qual devo seguir o Vaticano II"

  • Alma da mulher não é imortal

    "li um texto ( duvidoso) onde o autor atribuia a Santo Tomás de Aquino que, a "alma da mulher não é imortal" . Procede?"

  • Jejum e abstinência

    "porque não comemos carne na sexta-feira Santa. O que representa esse gesto"

  • A beleza de Cristo

    ""Is 53, 2: "Ele não tem beleza, nem formosura""

  • 666

    Significado do número 666.

  • Processo de canonização dos santos

    "como surgiu a tradição da Igreja de canonizar as pessoas que realizaram milagres comprovados em inquérito"

  • Maria de Ágreda

    Comentário do livro "Mística Ciudad de Diós", de Maria de Jesus Ágreda "

  • Mais sobre a pena de morte

    Leitor fica estarrecido com declarações sobre a pena de morte.

  • Por que combater o erro dos outros?

    "Será que os Srs. ao chamarem os outros de hereges por serem de uma doutrina contrária ao que foi definido pela Igreja Católica em matéria de fé, também não estão excluindo essas pessoas?"

  • Cruz vergada

    Leitor pede esclarecimentos sobre a Cruz vergado utilizada pelo Papa, que segundo os protestantes era utilizada em magias na Idade Mdia

  • Judeus e o Messias

    "Porque os Judeus não aceitam Jesus como o Cristo."

  • Os maçons não estão em comunhão com a Igreja

    Maçom critica a Missa nova e diz, contrariando o ensinamento da Igreja, que um católico pode ser maçom.

  • Todo poder vem de Deus

    "Leitor pede esclarecimento sobre a frase: "Todo poder vem de Deus" (Rom. XIII,1)."

  • Incentivo ao Site

    Sacerdote incentiva e abençoa o site pela defesa da missa tridentina.

  • Catolicismo X Política

    Leitora pergunta a respeito das formas de governo aceitas pela Igreja e sobre Dom Hélder Câmara

  • Infertilidade e Matrimônio

    "UM CASAL QUE NÃO PODE TER FILHOS POR INFERTILIDADE, É TIDO PELA IGREJA COMO UMA FAMÍLIA"

  • Idolatria

    Leitor pergunta se o idolo confeccionado pelos judeus representa Deus (Javé)

  • Amasiamento

    "Gostaria de saber como deve ser o comportamento dessas pessoas, que se coverteram, mais estão nesta situação?"

  • Jejum e abstinência

    "porque não comemos carne na sexta-feira Santa"

  • Influência de mitos na crença cristã

    "os hebreus teriam se apropriado deste mito (o dilúvio) e assim o registraram na Bíblia"

  • Profeta Ezequiel

    Interpretação do trecho do livro de Ezequiel, 37: 1-14

  • Evangelho apócrifo de São Tomé

    "Encontrar Deus em qualquer lugar, mesmo debaixo de uma pedra seria natural já que se considera que Deus é onipresente"

  • Evangelho de São Tomé

    "Encontrar Deus em qualquer lugar, mesmo debaixo de uma pedra seria natural já que se considera que Deus é onipresente"

  • Existência de Jó

    "A Igreja sempre acreditou que Jó foi um personagem histórico"

  • Mc., XI, 24

    " "Tudo o que pedirdes na oração, crede que o haveis de conseguir e que o obtereis" "

  • Negação de Pedro

    "há algo nas escrituras sagrada ou em outras literaturas, qual o motivo e o que levou PEDRO negar JESUS por tres vezês"

  • Autenticidade da Bíblia

    "Acredito em Deus, Jesus e seus milagres, mas acho a biblia um livro de conto de fadas escrito a muito tempo"

  • Adão e Eva

    "Se Adão e Eva tiveram dois filhos, Caim e Abel, e Caim matou Abel, de onde viria a esposa de Caim?"

  • Interpretação do livro do Gênesis

    "Como deve ser interpretado o relato da criação em si, os seis dias, a criação do homem com o barro e da mulher de sua costela? A instituição do paraíso com Adão e Eva e a proibição de comer da árvore da ciência do bem e do mal constitui um fato histórico ou uma metáfora?"

  • Interpretação do Livro do Gênesis - II

    "Qual a origem dos filhos da carne, ou filhos de Set (...)? O facto de Eva ter sido concebida a partir da costela de Adão implica subserviência da mulher ao homem?"

  • Apócrifo de São Tomé

    "porquê da igreja católica nao aceitar o evangelho de Sao Tomé"

  • Por uma boa Bíblia

    "Venho pedir uma sugestão para obter uma boa Bíblia..."

  • Simbologia dos quatro evangelistas

    Sobre a simbologia correspondente aos quatro Evengelhos.

  • Evangelhos apócrifos

    Por que os Evangelhos Apócrifos não são aceitos?

  • O pecador é recompensado somente na terra

    "o que realmente acontece com quem peca contra os dez mandamentos"

  • Sobre os cuidados com as bebidas

    "O que a bíblia diz sobre a bebida, sei que é errado beber a ponto de ficar bêbado, mas posso beber moderadamente?"

  • Adornos convenientes das mulheres

    A mulher tem direito de se adornar quer para agradar ao marido, como para obter casamento

  • Dízimo

    Leitor pergunta se o dízimo é obrigatório, quanto se deve dar, etc.

  • Missa dominical

    "Existe alguma Bula Papal ou outro documento que institui o preceito da Missa Dominical e em dias de preceito?"

  • João Batista e Jesus

    Sobre a passagem da Sagrada Escritura em que São João Batista manda seus discípulos preguntarem a Cristo se Ele é o Messias.

  • Uso de preservativos

    "Essa situação desastrosa me leva a questionar a pertinência da "política" da Igreja em relação ao uso da camisinha. "

  • Masturbação

    "Gostaria de saber se masturbação é pecado?"

  • Uso de contraceptivos

    Explicação da doutrina da Igreja no que se refere ao uso de contraceptivos

  • Ódio e ignorância teológica e ortográfica

    "E que os Luteranos estejam também com as bênçãos do Senhor, assim como nós cristãos!"

  • Jejum

    "* A Igreja pede para que não comamos carne. Que tipo de carne? Somente carne vermelha ou também de frango ou peixe?"

  • Beatificação de Anna Katherine Emmerich

    "O que pensa a respeito da iminente beatificação de Anna Kartharina Emmerick?"

  • Por que Deus matou os primogênitos do Egito?

    "se Deus ama o homem. por que na época de Abraão, Deus fez morrerem todos os primogênitos do Egito?"

  • Espórtulas e Dízimo

    Sobre o pagamento de dízimos para a Igreja

  • Cosmologia Judaica na época de Jesus Cristo

    "Aprendi que o Paraíso passou a apenas existir após a ascenção de N.Sr. Jesus Cristo "

  • João Batista e Jesus

    Sobre a passagem da Sagrada Escritura onde São João Batista manda seus apóstolos perguntarem a Cristo se Ele é o Messias.

  • Aborto direto e estado de necessidade justificante

    Sobre a licitude de um aborto indireto para salvar a vida da mãe

  • Tatuagens

    "Tatuar imagens sagradas no corpo é pecado? "

  • Alteração do Sexto Mandamento

    "Por que a Igreja diz que não podemos pecar contra a castidade e não podemos ter relações sexuais antes do casamento, se, nas Tábuas da Lei (...), está escrito apenas Não cometerás adultério"

  • Divórcio

    "O Divorcio é Pecado? Mesmo que não se estabeleça nenhuma relação com outra pessoa?"

  • Cerveja, Barzinhos e Boates

    "Frequentar barzinhos,boates,festas de faculdade, shows, pelas altas madrugadas, é uma atividade sadia ?"

  • Celibato

    "Quando o celibato começou a vigorar na Igreja Católica?"

  • Cheiro de Protestantismo no Tradicionalismo

    Texto enviado por leitor pretende fazer uma comparação do tradicionalismo com o protestantismo

  • Argumentos para evangelizar

    "Gostaria de ter conhecimentos pelo menos básico para converter evangélicos."

  • Tradição da Igreja e tradição dos homens

    Leitora pergunta sobre a Tradição da Igreja.

  • Planejamento familiar

    "gostaria de saber se existe algum método natural seguro de planejamento familiar."

  • Inseminação artificial

    A prática da inseminação artificial é sempre condenável

  • Crise nos seminários

    "Todos (padres) querem se casar, formar uma igreja independente do Papa, colocar o culto afro como cultural "

  • Agradecimento

    "Gostaria de agradecer aos senhores por esse sítio eletrônico, que salvou-me da confusão mental."

  • Adultério em pensamento

    "Um homem estando casado peca se desejar outra mulher?"

  • Devoção Mariana

    Leitor confunde veneração com idolatria e quer entender melhor a devoção católica à Nossa Senhora.

  • Professor Teólogo se revela um herege modernista

    "Essa obediência hierárquica ao "magistério" para mim é relativa. Creio na Igre Católica, sim, Igreja comunidade dos que crêem... creio pouco na igreja secular, hierárquica, às vezes tirana."

  • Espírita duvida da Igreja

    Onde está escrito que Jesus fundou a Igreja Católica?

  • Gigantes Bíblicos

    'Qual o tamanho (altura em Metros)dos ditos "Gigantes" citados na Bíblia?'

  • Ação e Fé

  • Livre Arbítrio x Arbítrio Escravo

    \

  • Cruzadas

    Leitor nos envia texto de historiador espanhol que revela como as Cruzadas não foram movimentos motivadas por interesses econômicos, como fazem crer os marxistas.

  • Onde está Deus

    "Depois dessa longa passagem pelas igrejas em geral, posso dizer que ainda em nenhuma delas encontrei Deus."

  • Lei francesa de proibição de uso de símbolos religiosos

    "Quando se permite liberdade para toda mentira e calúnia, é a verdade que será sacrificada."

  • Influência da Igreja na política

    "uma Arquidiocese ou Diocese pode apoiar, oficialmente, informalmente ou "às escondidas", algum candidato específico, numa eleição para um cargo político?"

  • Monarquia no Brasil

    Monarquia e união Igreja-Estado

  • Atuação política da CNBB

    Campanha da Fraternidade 2004: Água fonte de vida.

  • Triste realidade do atual ambiente universitário

    "A juventude ali está completamente despersonalizada. O socialismo despersonaliza as pessoas, elas ficam muito mais políticas do que autênticas."

  • Para onde iam os injustos no Antigo Testamento?

    Os justos iam para o seio de Abraão, mas e os injustos? Iam para o inferno mesmo ou para um tal de Seol.

  • Adão e Eva, o pecado original e o dilúvio

    Leitora questiona sobre a origem da humanidade a partir de Adão e Eva, sobre o pecado original e sobre o dilúvio.

  • O apócrifo Evangelho segundo São Tomé

    Filme Stigmata desinforma leitor quanto ao Evangelho apócrifo de São Tomé.

  • Livros da Bíblia

    "porque foi criada e quando a biblia dos católicos apostólicos Romanos"

  • Escrituras e Apologética

    "Quais sãos os critérios para avaliar se uma escritura é ou não inspirada por Deus?"

  • Dúvidas sobre composição da Bíblia

    Leitor questiona sobre a época de escrita dos evangelhos e se os fatos contados neles são históricos.

  • Deveres do Padrinho de Crisma

    "quais são os deveres de um padrinho de Crisma? os afilhados podem cobrar mais do tempo disponível do padrinho?"

  • Confissão

    "Quando Jesus apareceu aos apóstolos e disse" Ide e perdoai os pecados..." Ele estava se referindo somente a eles(apóstolos) ou a qualquer pessoa, dando o poder de perdoar os pecados?"

  • Dilúvio

    "Por favor, sclareça essa minha duvida sobre a origem do diluvio"

  • Anátema

    "Que Deus é este que manda exterminar povos inteiros inclusive crianças"

  • Destaques

  • Sobre o congresso tema “A importância e o papel do apostolado leigo”

  • Congresso Montfort São Paulo 2023

  • ANTROPOTÉISMO A RELIGIÃO DO HOMEM – 2ª. TIRAGEM

    Apresntação do livro Antropoteísmo – A Religião do Homem”, de autoria do Professor Orlando Fedeli, 2a triagem.

  • 2ª Turma do Curso de Apologética Católica na Atualidade

  • Sábado, 10/03: Os Nascimentos de São Paulo

  • Domingo, 11/03: Espiritualidade

  • Congresso Montfort 2016 - resumo

    Ocorreu no final de semana de 15 a 17 de julho, no auditório da Faculdade São Bento, a edição de 2016 do Congresso Montfort, cuja tema foi Misericórdia e Família. O evento reuniu diversos palestrantes de destaque no cenário católico.

  • Curso de Catecismo Romano IV - A Oração

    o Curso de Catecismo Romano IV estudará a Oração, tendo como texto base o chamado Catecismo Romano ou Catecismo do Concílio de Trento, promulgado por São Pio V (1504-1572) para instrução dos padres que deviam, assim, ter uma base doutrinária sólida para instruir os fiéis.

  • Curso de Filosofia I

    O curso tem por objetivo a leitura comentada do Elementos de Filosofia do autor Thiago Sinibaldi. Cada participante deve possuir o volume e ter lido o capítulo referente ao dia marcado para a aula. O papel da professora será apenas os de dirimir e comentar as dúvidas.

  • Curso de Catecismo Romano III - Os Mandamentos

    O Curso de Catecismo Romano III estudará os Mandamentos, tendo como texto base o chamado Catecismo Romano ou Catecismo do Concílio de Trento.

  • Concerto para orgão e canto no Mosteiro de São Bento - SP

    O Presidente Gino De Angelis e todos os membros da Associação Marchigiani do Brasil com alegria comunicam o evento cultural programado para o dia 09 de Outubro 2007, às 19:30 horas, na Basílica Abacial do MOSTEIRO DE S. BENTO,

  • IX Jornada de Estudos Montfort - A decadência da Idade Média

    congresso tem como finalidade auxiliar na compreensão das doutrinas, e da situação social que levaram a decadência da Idade Média, a fim permitir a compreensão da mentalidade e da grave crise que atinge a sociedade moderna.

  • Documentos

  • A Selva

    Obra escrita por um dos maiores santos e doutores da Igreja e dirigida particularmente ao clero e àqueles que desejam fazer parte dele, ela é sem dúvida uma obra fundamental para a compreensão da essência e do valor do sacerdócio, uma fonte segura de recomendações e de meios para alguém se tornar um sacerdote digno e competente, santo e guarda da ciência.

  • O singular e específico ministério do Bispo de Roma foi reafirmado pelo Concílio Vaticano II

    "Caros irmãos e irmãs, esta festa me dá aocasião para vos pedir que me acompanheis com as vossas orações, para que possa eu cumprir fielmente o alto dever que a Providência divina me confiou como Sucessor do Apóstolo Pedro."

  • Sobre o segredo de Jesus

    Vejam esse discurso do Papa bem interessante, e que parece aludir a um segredo dele que está sofrendo. Segredo que el tem que guardar para ter êxito na salvação das almas

  • De Rationibus Fidei

    Apresentamos aos caros leitores uma tradução do Pe. Elílio Júnior, diretamente do latim, de um opúsculo escrito por Santo Tomás de Aquino, o maior teólogo do séc. XIII. O opúsculo intitula-se De rationibus fidei (Sobre as razões da fé), e presta-se ao esclarecimento sobre os fundamentos da nossa fé católica. A tradução será publicada em várias partes.

  • Bula Quum Inter Nonnullos

    Define dogmaticamente a pobreza de Cristo e dos Apóstolos

  • Adão e Cristo: do pecado (original) à liberdade

    Detemo-nos na catequese de hoje sobre as relações entre Adão e Cristo, traçadas por São Paulo na conhecida página da Carta aos Romanos (5, 12-21), na qual ele entrega à Igreja as orientações essenciais da doutrina sobre o pecado original.

  • Bula Veritas Ipsa

    Bula de 1537, contra a escravidão, defende a liberdade dos índios

  • Spe Salvi

    « SPE SALVI facti sumus » – é na esperança que fomos salvos: diz São Paulo aos Romanos e a nós também (Rm 8,24). A « redenção », a salvação, segundo a fé cristã, não é um simples dado de facto. A redenção é-nos oferecida no sentido que nos foi dada a esperança, uma esperança fidedigna, graças à qual podemos enfrentar o nosso tempo presente: o presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceite, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros desta meta, se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho. E imediatamente se levanta a questão: mas de que género é uma tal esperança para poder justificar a afirmação segundo a qual a partir dela, e simplesmente porque ela existe, nós fomos redimidos? E de que tipo de certeza se trata?

  • O sacramento da Penitência

    Doutrina católica sobre o Sacramento da Penitência. Orações preparatórias. Exame de Consciência.

  • Mystici Corporis

    Encíclica do Papa Pio XII sobre a relação entre a Igreja e Nosso Senhor Jesus Cristo

  • Divini Redemptoris

    Encíclica contra o Comunismo que se propõe como fim peculiar revolucionar radicalmente a ordem social e subverter os próprios fundamentos da civilização cristã.

  • Concílio Ecumênico de Trento

    Neste Concílio, dogmático e infalível, foram condenadas com anátemas todas as teses reformistas dos protestantes a cerca da Fé Católica e dos Sacramentos.

  • Pascendi Dominici Gregis

    O modernismo é uma heresia que penetrou profundamente em todos os segmentos da sociedade, inclusive - e principalmente - "no próprio seio da Igreja". Última heresia a ser condenada pela Igreja e única a ser condenada no século XX, seus erros, entretanto, se fazem presentes na mentalidade de muitos sacerdotes. Nesta encíclia, S. Pio X faz uma exposição magistral do sistema modernista, que pode ser definido como um compêndio de todas as heresias. Condena, entre outras: o agnosticismo, a imanência religiosa e seu sentimento religioso, a evolução dos dogmas, etc.

  • Immortale Dei

    Seria a Igreja contrária aos interesses da sociedade civil?

  • Syllabus

    Esta encíclica de Pio IX condena muitos erros largamente adotados em nossa época.

  • Imprensa

  • Memorando Demos: o texto anônimo do falecido Cardeal Pell sobre o Pontificado de Francisco e o próximo Conclave

    ....com a morte do Cardeal Pell, Magister revela que era o próprio Cardeal o autor do texto

  • "Criar clareza". Alguns nós por resolver em "Amoris laetitia" - Um apelo

    As "dubbia" do Cardeais sobre "Amoris Laetitia"

  • A Exortação Apostólica Amoris Laetitia: Uma Crítica Teológica

    Teólogos católicos apontam afirmações imprecisas ou ambíguas em Amoris Laetitia que representam perigo para as almas.

  • Entrevista com Mons. Nicola Bux

    A redação de Disputationes Theologicae, no quadro de um aprofundamento do debate sobre a liturgia e sobre a assim chamada “reforma da reforma”, entrevistou um dos mais conhecidos liturgistas: Mons. Nicola Bux. Professor de teologia sacramentária na Faculdade teológica de Bari é dos mais estimados colaboradores do Santo Padre Bento XVI. Autor de numerosíssimas publicações de Teologia Dogmática e liturgica publicou recentemente o conhecido texto “A Reforma de Bento XVI”.

  • Papa diz que casamento gay é ameaça à criação

    Bento XVI discursou para diplomatas no Vaticano. Meio ambiente foi o principal tema do discurso.

  • O amor infinito do Espírito Santo não nos abandona

    Na homilía, o Papa falou dos sinais de Pentecostes, que rememora a ldescida do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos no Cenáculo de Jerusalén na forma de "vento impetuoso" e "líguas de fogo".

  • Human Life International homenageia Dom José Cardoso Sobrinho

    Human Life International tem a honra de conceder a Dom José Cardoso Sobrinho, Arcebispo de Olinda e Recife, o Prêmio Cardeal Von Galen em reconhecimento por sua atitude heróica no cumprimento do ministério episcopal, ao enfrentar o desagrado de tantos que promovem a cultura da morte.

  • Declaração da arquidiocese de Olinda e Recife

    A respeito do artigo intitulado “Dalla parte della bambina brasiliana” e publicado no L´OSSERVATORE ROMANO no dia 15 de março, nós, abaixo assinados, declaramos:

  • Entrevista de Dom José Cardoso Sobrinho

    "Estou com a minha consciência tranquila. Não podia prever essa reação em nível nacional e internacional, mas remorso sentiria se tivesse ficado em silêncio"

  • Bispo de Ratisbon defende o Papa

    O Bispo de Ratisbona advertiu três teólogos que criticaram o Papa com medidas disciplinares: "HAVERÁ CONSEQÜÊNCIAS"

  • Católicos a favor do aborto não devem comungar, precisa Prefeito da Assinatura Apostólica

    O Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica da Santa Sé, Arcebispo Raymond L. Burke, precisou que os católicos, especialmente os políticos que publicamente defendem o aborto não devem comungar

  • Liberdade e tolerância não devem separar-se da verdade, adverte Bento XVI

    O Papa Bento XVI denunciou que atualmente na sociedade "há também algo sinistro que brota do fato de que a liberdade e a tolerância estão freqüentemente separadas da verdade. Isto está fomentado pela idéia, hoje muito difundida, de que não há uma verdade absoluta que guie nossas vidas"

  • Bento XVI diz que estabilidade no casamento fecha caminho do divórcio

    O Papa Bento XVI afirmou hoje que a estabilidade do casamento "fecha o caminho ao divórcio", durante a audiência geral realizada na Praça de São Pedro

  • Cardeal Ivan Dias apresenta o "Tratado" de S. Luís de Montfort como um ´atalho` para a santidade dos sacerdotes

    Um “atalho” para a santidade dos sacerdotes do terceiro milênio: “São Luís Maria Grignion de Montfort nos mostra como conhecer, amar e servir Nosso Senhor tendo Maria como nossa Mãe, modelo e guia”

  • Exorcista mexicano critica sacerdotes que não acreditam em existência do demônio

    O coordenador geral de exorcistas da Arquidiocese do México, criticou o cepticismo de alguns sacerdotes sobre a existência do diabo e assinalou que embora não sejam muitos os casos de possessão, o são no que é afetação demoníaca, que se deve ao afastamento do homem de Deus

  • Casamento gay é um mal, aborto é terrorismo, diz Vaticano

    A segunda maior autoridade doutrinária do Vaticano disse na segunda-feira que o casamento homossexual é um mal, e que o aborto e a eutanásia são formas de "terrorismo"

  • Bento XVI reafirma opção pela verdade frente ao relativismo imperante

    O Papa Bento XVI apresentou São Justino, filósofo, apologista e mártir do século II, ressaltando que sua opção pela verdade contra o mito é uma lição que não se deve esquecer nestes tempos caracterizados pelo relativismo em relação aos valores, a religião e o diálogo inter-religioso.

  • Sobre a vida e o ministério sacerdotais

    `Uma homilia de uma pessoa leiga pode ser muito bem preparada teologicamente, mas essa pessoa não é capaz de agir com a identidade sacramental e a autoridade de Cristo`, afirmou Castrillón Hoyos.

  • Homilia do Cardeal Joseph Ratzinger no início do Conclave

    "Texto integral da Homilia do cardeal Joseph Ratzinger por ocasião da Santa Missa «Pro Eligendo Romano Pontifice» que marca o início do Conclave"

  • Bispo negaria comunhão a primeiro ministro canadense e consideraria sua excomunhão

    Bispo canadense dá as razões para a excomunhão de quem defende o aborto e o casamento homossexual.

  • El Vaticano condena obra de jesuita norteamericano

    Vaticano condena obre de jesuíta norte-americano

  • Arcebispo de La Plata (Argentina): 'A religião católica contém a verdade total revelada'

  • A missão do bispo: ajudar a discernir a verdadeira felicidade

  • Multimidia

  • Live da aula 08 - Perenialismo 31/07/2019

    Erros da direita católica: o perenialismo.

  • Prólogo do Evangelho de São João

    A Prof.ª Ivone Fedeli apresenta uma análise sobre o evangelho de São João, tratando de suas características narrativas e doutrinárias.

  • Comentários sobre o Sínodo da Família - Parte 1

    O Prof. Alberto Zucchi e a Prof.ª Lucia Zucchi, comentam o Sínodo da Família, realizado no Vaticano entre os dias 12 e 19 de outubro de 2014.

  • A Veracidade dos Evangelhos

    A Professora Ivone Fedeli discorre sobre a autenticidade e veracidade dos Santos Evangelhos, mostrando a falácia da negação modernista do "Jesus histórico".

  • Antropoteísmo ou Panteísmo e Gnose (Parte 1)

    A Professora Ivone explica a posição católica em relação ao Criador e às criaturas e compara com a posição antropoteísta em relação ao Criador e às criaturas levando as conclusões dos erros do antropoteísmo.

  • Antropoteísmo ou Panteísmo e Gnose - Parte 2

    A Professora Ivone apresenta as "pontes" entre a Gnose e o Panteismo e explica a concepção do homem segundo o Antropoteísmo.

  • Carta Encíclica Spe Salvi do Santo Padre Bento XVI

    O Professor Alberto Zucchi expõe alguns pontos da Encíclica Spe Salvi e apresenta varios pontos de vistas sobre a esperança.

  • O Concílio Vaticano II e o Comunismo

    O Professor Alberto Zucchi apresenta as posições existentes em relação aos ensinamentos do Concílio Vaticano II a ruptura com os ensinamentos do passado e por que o tema comunismo/ socialismo não foi tratado no CVII.

  • Orações

  • Sinal da Cruz

    Sinal frequentemente usado pelos católicos, antes e depois das orações e em diversas ocasiões.

  • Oração do Anjo de Fátima

    É rezada ao final das dezenas do terço.

  • Oração da Noite

    Senhor, é noite agora e nós estamos sós. Fazei, doce Senhor, que eu só busque a Vós...

  • Adoro te devote

    O ofício de Corpus Christi composto por Santo Tomás de Aquino

  • Sub tuum praesidium

    Oração pedindo proteção a Deus pela Sua Santíssima Mãe, Maria.

  • Ave Maris Stella

    "Ave, do mar Estrela / De Deus mãe bela, / Sempre virgem, da morada / Celeste Feliz entrada."

  • Hino Veni Creator

    Hino ao Espírito Criador de Deus, rogando-lhe para que "enchei de graça celestial,/ os corações que criastes"

  • Lembrai-vos

    Belíssima oração de São Bernardo, faz parte da Consagração a Nossa Senhora de São Luis de Montfort

  • Angelus

    "E o Anjo do Senho anunciou a Maria. / E ela concebeu do Espírito Santo." O Angelus deve ser rezado em honra à Anunciação de Maria nas "horas" principais do antigo testamento: 6:00h da manhã,12:00h e 18:00h.

  • Oração de Santo Agostinho

    Belíssima oração de Santo Agostinho

  • Consagração a Nossa Senhora

    Consagração a Nossa Senhora, segundo o método de São Luís de Montfort

  • Tende sal em vós mesmos

    A lindíssima oração de S. Tomás : "Tende sal em vós mesmos"

  • Hora Santa

    As promessas feitas pelo Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria a quem receber a Santa Comunhão na primeira sexta-feira de cada mês, nove vezes consecutivas. Deve-se reza a Hora-Santa às quintas feiras que precedem as primeiras sextas feiras de cada mês.

  • Artigos

  • A FSSPX é uma opção à radicalização das normas da Traditiones Custodes? Considerações iniciais sobre os Tribunais da FSSPX

    E para surpresa geral, mas não de todos, a Fraternidade Sacerdotal São Pio X – FSSPX - seria apresentada pelas autoridades romanas como a opção para aqueles que desejam permanecer ligados ao rito tridentino.

  • O problemático Diário da Irmã Maria Faustina Kowalska e suas devoções

  • SE É CONVENIENTE AO COMBATER O ERRO COMBATER E DESAUTORIZAR A PERSONALIDADE DO QUE O SUSTENTA E PROPALA

  • Eucaristia: um direito, antes que um dever

    Se esses cristãos preferiram a morte a ficar sem a Eucaristia, como é despropositado privar os fiéis da Eucaristia a fim de livrá-los da morte!

  • Cumprimento de Natal 2020

    Natal de 2020.

  • Empatia não é caridade

    Sobre a sociedade moderna que substituiu a caridade pela empatia

  • DOM BOSCO

    Destaques da vida de São João Bosco.

  • HOMILIA DA FESTA DE CORPUS CHRISTI

  • O APELO DE SÃO CARLOS BORROMEU

  • A raiva incontida e irracional de alguém iludido pelo Centro Dom Bosco e pela Liga Cristo Rei

  • Uma Cruzada De Orações E Jejum

  • Olavo de Carvalho: o modernista das palavras imodestas

    Olavo de Carvalho é conhecido por suas heresias modernistas e pelo torpe linguajar que pode suscitar nas almas pensamentos e atos de impureza. Assistir, portanto, as aulas desse imodesto pregador de heresias, pode ser submeter-se conscientemente a uma perigosa ocasião de pecado.

  • Nosso Senhor chamava São José de “Pai”?

    "Seu pai e eu", diz Nossa Senhora a Jesus, referindo-se a São José

  • Uma parábola sobre o correto juízo de si mesmo: o fariseu e o publicano

  • Tristeza Moderna e a Acídia Medieval

  • Fingindo rezar, Frei Betto mostra-se blasfemo e herege completo

    Escrevi esta versão do Pai-Nosso para os retiros dos grupos de oração que acompanho há 29 anos. Procurei dar um toque poético para permitir que seja rezado em forma de meditação louvativa e penitencial.

  • Do gol de bicicleta à onipotência suplicante

    Esse magnífico terceto com que Dante inicia o primeiro canto de seu Paradiso é um dos mais belos da Divina Comédia e é prenhe de sabedoria. Com efeito, Deus, ato puro, move todas as coisas criadas, concedendo-lhes participação em graus e formas diversas em suas qualidades, fazendo-as passar de potência a ato.

  • Os Bispos não são nomeados pelo Espírito Santo. E o Papa, o é secundum quid

    Periodicamente algum nécio, que, às vezes, nem crê no Espírito Santo, aparece por aqui com a absurda pretensão de que os Bispos são nomeados pela Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Semelhante tolice costuma ter sempre uma segunda afirmação dela derivada.

  • Sobre a caridade, a que alguns tanto apelam e cuja carência me recriminam

    "Há certas reações de detestação que supõem outras tantas respostas salutares... Costumo falar com freqüência sobre a cólera, citando as palavras de Péguy sobre Joana d’ Arc pois garantem que ela também tinha "grandes acessos de ira inocente ante os quais os ingleses se sentiam como aterrados". Também Cristo teve cóleras. Quando tratava aos fariseus de "sepulcros caiados", alguns contemporaneous nossos diriam que Ele incorria em falta de caridade, que Cristo não deveria ter falado de "sepulcros blanqueados".

  • Não se prova a existência de Deus? Agora chegou sua vez, Padre Fábio de Melo: artigo e vídeo contra o Sr.

    Estava lendo o Profeta Isaías e me deparei com as terríveis advertências feitas por Deus contra o povo judeu por causa de sua infidelidade. “O boi conheceu o seu possuidor, e o jumento o presépio de seu dono, mas Israel não me conheceu, e meu povo não teve inteligência” (Is. I, 3). “A cítara, a lira, o pandeiro, a flauta, o vinho encontram-se nos vosso banquetes; e vós não olhais para a obra do Senhor, e nem considerais as obras de suas mãos. Por isso é que meu povo foi levado cativo, porque não teve ciência. Os seus nobres morreram de fome e a sua multidão mirrou-se de sede” (Is. V, 12-13). Foi, então, que me enviaram um filme do Youtube em que aparecem o enfeitadinho herege modernista, Padre Fábio de Melo, com outro Padre, para lhe servir de parceiro.

  • Disputationes Theologicae - parte 2

    O Site Montfort tem a alegria de continuar a publicação de documentos emitidos pelo Instituto do Bom Pastor, em seu Blog Disputationes Theologicae, visando a realização da critica construtiva do Vaticano II, uma das finalidades para as quais foi fundado esse Instituto Pontifício. Parte II.

  • Disputationes Theologicae - parte 3

    Apresentamos aos leitores do site Montfort a tradução do artigo do Padre Claude Barthe sobre os debatedores Vaticano nas tratativas com a FSSPX da correção dos textos do Vaticano II, cabendo evidentemente ao Papa a decisão final sobre os pontos do Concílio julgados não harmônicos com a doutrina católica, pontos esses que causaram a grave crise atual da Igreja. Salientamos que publicamos esse artigo, como aliás outros, a título informativo, não significando que concordemos com tudo o que nele está expresso. Aliás o autor – Padre Barthe—faz questão de frisar que assume pessoalmente e particularmente a responsabilidade pelo que afirma Parte III

  • Presença real de Cristo na Eucaristia: Papa Bento XVI contra Padre Joãozinho

    Bento XVI, em sua audiência pública de ontem, 2 de Setembro de 2009, falando sobre São Odo, disse palavras que parecem até uma intervenção na polêmica que mantemos em defesa da presença real de Cristo na Eucaristia contra as heresias de Padre Joãozinho da Canção Nova.

  • Padre Joãozinho serpenteando entre texto e contexto

    Pego em flagrantes erros teológicos gravíssimos, padre Fábio pediu socorro a seu colega, Padre Joãozinho. Ambos repetiram a defesa das teses eucarísticas heterodoxas, afirmadas pelo padre cantor mais especializado em xampus do que em Teologia

  • A crise conciliar vista da Basílica Vaticana

    É imprescindível apreciar qual a relação entre a crise doutrinal e moral que assola a Igreja e o Concílio Vaticano II. Trata-se de uma relação de causalidade? Que tipo de causalidade? De ocasionalidade? Pura coincidência?

  • Comunhão aos divorciados recasados: uma nomeação confirma o "não"

    A Comissão Teológica Internacional que atua ao lado da Congregação para a doutrina da Fé renovou sua equipe, por vontade de seu líder supremo, o Papa. Com algumas saídas e algumas novas aquisições.

  • Não há caridade sem a verdade

    Desde a sua primeira encíclica, Deus caritas est, o Papa Bento XVI tem salientado como a palavra amor tem sido deturpada em nosso tempos: “O termo «amor» tornou-se hoje uma das palavras mais usadas e mesmo abusadas, à qual associamos significados completamente diferentes” (Bento XVI, Deus caritas est, n0 2). Mais ainda do que abusado, o termo amor foi sendo prostituído em nossos dias. Sobretudo nos sermões e nos comunicados episcopais do pós-Concílio, quando amor passou a ser simples filantropia.

  • O caso de Recife. Roma falou, mas a causa não terminou.

    A controvérsia sobre o aborto da menina-mãe continua cada vez mais acesa. A Arquidiocese brasileira ameaça denunciar canônicamente o presidente da Pontifícia Academia para a Vida.

  • A Candeia debaixo do Alqueire

    A obra do Padre Calderón é uma contribuição – como a obra do Padre Brunero Gherardini, que acaba de ser publicada na Itália, Concilio ecumenico Vaticano II. Un discorso da fare – para os debates que se iniciarão logo mais, no Vaticano, entre os teólogos da Cúria Romana e os teólogos da Fraternidade Sacerdotal São Pio X sobre o valor da autoridade do Vaticano II e sobre os pontos doutrinários desse Concílio (...).

  • Santa Sé concede aos bispos faculdade de punir padres que violem o celibato

    "Não se trata de uma “revolução da disciplina eclesiástica para o clero” mas apenas de uma diretiva que vai de encontro de algumas exigências pastorais particulares. Oferecemos uma esclarecedora entrevista da Rádio Vaticana de Monsenhor Mauro Piacenza, secretário do dicastério pontifício".

  • Disputationes Theologicae - parte 1

    O Site Montfort tem a alegria de publicar os primeiros documentos emitidos pelo Instituto do Bom Pastor, em seu Blog Disputationes Theologicae, visando a realização da critica construtiva do Vaticano II, uma das finalidades para as quais foi fundado esse Instituto Pontifício.

  • Para que se revelem os pensamentos de muitos corações...

    Não é necessário ser um grande pensador, nem mesmo alguém versado nos fatos históricos do passado e em suas projeções hipotéticas no futuro, para entender que estamos vivendo tempos difíceis. Tempos que começaram há muito tempo, que remetem a acontecimentos e personagens ilustrados indelevelmente na História e que continuam a desembocar em novos desafios para aqueles que vivem aqui e agora.

  • Praticamente Cismático

    A Igreja em 1969 estava no meio de uma das crises mais sérias de sua história moderna, como a débâcle que se seguiu ao Concílio e os desdobramentos, em particular, da publicação de Humanae Vitae. Time publicou a situação grave na Igreja

  • Santa Sé pede e FSSPX altera local da ordenação de sub-diaconatos

    "Essa decisão quer ser um gesto de apaziguamento depois do levantamento das injustas condenações que pesavam sobre os bispos da Fraternidade e as violentas reações que se sucederam".

  • Carta dos bispos da FSSPX ao Santo Padre

    "É devido a esse combate da fé que asseguramos a V. Santidade, como é vosso desejo, de "não poupar nenhum esforço para aprofundar nas conversações necessárias com a Autoridade da Santa Sé sobre as questões ainda abertas"".

  • Novo pedido de perdão de Dom Williamson

    Dom Willamson pede novamente - e de forma mais contundente - desculpas por suas palavras à TV sueca em que menciona não crer na existências das câmaras de gás no regime de Hitler.

  • Declaração do diretor da sala de imprensa da Santa Sé

    Enigmática Declaração da Santa Sé

  • Conspiração contra o retorno da FSSPX?

    Não seria preciso nem existir esse documento, para se compreender que a publicação das absurdas declarações de Monsenhor Williamson tão só e exatamente às vésperas da publicação do Decreto de Bento XVI retirando a excomunhão dos Bispos da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, visava, ou evitar a publicação do decreto, ou permitir acusar a FSSPX e o Papa de simpatias pelo nazismo.

  • A pseudo oração da paz que São Francisco nunca escreveu

    É bem conhecida a oração pela paz que se diz ter sido escrita por São Francisco. Essa é uma falsidade. É o que demonstra um artigo publicado no Ossrevatore Romano jornal oficioso da Santa Sé

  • Bento XVI e o levantamento das excomunhões: por que tanta ambiguidade?

    Imagina-se que o Superior Geral da Fraternidade São Pio X esteja sobrecarregado neste momento. Durante a breve entrevista que pode nos conceder, durante sua passagem por Paris, seu telefone não parava de tocar. Mas ele revela aqui o essencial do que é preciso saber para compreender qual será a seqüência dos acontecimentos. Uma reintegração plena e inteira da FSSPX na hierarquia romana parece agora ao alcance da mão

  • Segunda entrevista de D Fellay após o decreto

    Dom Fellay: "Sinto alegria e satisfação e não são os sentimentos de uma pessoa que pensa ter vencido". "Soube [ do decreto] poucos dias atrás no escritório do Cardeal Castrillón. Nos abraçamos". "Roma nos quer realmente bem". "Tudo mudou e isso devemo-lo ao Papa". Todas estas são frases de um homem feliz ante o histórico decreto do último sábado: Monsenhor Bernard Fellay.

  • D. Fellay proíbe D. Williamson de conceder entrevistas sobre política e história

    "As afirmações de sua Excelência Dom Williamson de nenhum modo refletem a posição de nossa Fraternidade. Por isso, proibimos a Monsenhor. Williamson, até segunda ordem, manifestar-se sobre quaisquer questões políticas e históricas"

  • Dom Williamson se alegra com o decreto!

    "Deixem-nos agradecer a Bem Aventurada Virgem Maria cuja intervenção foi decisiva, intimamente ligada ao milhão setecentos e cinqüenta mil terços oferecidos a Ela nessa intenção por vários de vós entre outros. E deixem-nos agradecer e rezar por Bento XVI e todos seus colaboradores que auxiliaram a publicar esse decreto."

  • O notório e o oculto na prática da confissão sacramental

    A supressão das grades fixas nos confessionários e, por maioria de razão, a abolição dos próprios confessionários e sua sucessão por ‘lugares informais’ maltratam não só o direito do confitente ao anonimato, além de facilitar o veneno da calúnia contra os confessores, mas violam o direito de intimidade do penitente

  • Futuros decretos papais

    Publicamos, tempos atrás, um artigo tratando do decreto de liberação da Missa por Bento XVI em 2007, e como esse decreto fora anunciado pelo escritor Malachy Martin, em um seu livro The Keys of this Blood, editado em 1990, portanto 17 anos antes

  • Polêmica entre FSSPX e IBP e ataque à Montfort

    Publicamos hoje, para conhecimento de nossos leitores, a polêmica entre Padre Christian Bouchacourt, Superior do Distrito da América do Sul da FSSPX e o Padre Phillipe Laguérie, Superior do IBP, envolvendo a MONTFORT.

  • O verdadeiro significado da Vocação Sacerdotal

    A vocação tanto no sentido lato como no sentido estrito (a vocação sacerdotal), ambas são temas de muita discussão, seja entre grupos, seja na consciência da própria pessoa

  • Ante confusiones que confunden y que buscan confundir

    Me pregunto: ¿De dónde salieron algunos de los errores, ciertamente involuntarios, en el ‘testimonio’ del P. Renato?

  • Uma parábola infame

    Frei Carlos Mesters, conhecido herege, sequaz da sectària Teologia da Libertação, acaba de publicar uma escandalosa “parábola” blasfema intitulada “Parábola de Jesus no terreiro”.

  • Três alegrias e uma esperança! Graças a Deus!!!

    Hoje é dia de Nossa Senhora do Carmo! E nossa boa Mãe, a doce Virgem Maria, Rainha do Céu e da terra, nos deu, logo de manhã, três alegrias e uma esperança bem grande. Essas três alegrias e essa esperança nos vieram através de um artigo publicado pela FFSPX no Brasil

  • A Igreja é Una

    Bradamos com entusiasmo e convicção, cada vez que é preciso, na celebração Eucaristica, proclamamos a nossa fé. A Igreja è una, além de Santa Católica e Apostólica. A Igreja è una: portanto, ela não tem “irmãs”.

  • Que civilização queremos?

    A crise por que passa hoje nossa civilização consiste exatamente em rejeitar a Transcendência e colocar o homem como fundamento de todas as coisas

  • Mons. Ranjith: Comunhão deve ser recebida de joelhos e na boca

    A Libreria Editrice Vaticana publicou um livro, Dominus Est, de autoria do Bispo Athanasius Schneider, onde ele analisa a questão da comunhão recebida de joelhos e na língua

  • Ave spes única! Ave gaudium verum!

    Depois de ler a nova e esplêndida encíclica de Bento XVI, Spe salvi, na qual o Papa Bento XVI, o ex Cardeal Ratzinger, condena explicitamente a conciliação do Catolicismo com o Progresso e a Civilização Moderna, tal qual decretara Pio IX no Syllabus. O que Pio IX condenou no Syllabus, agora ,Bento XVI explicita e explica magistralmente: não há possibilidade de conciliação, ou de síntese, entre Catolicismo e o Mundo Moderno, entre Cristianismo e Modernidade.

  • Bom Natal

    Que todos, indo espiritualmente à gruta de Belém, levem o que têm de melhor ao Menino Jesus: suas almas e seus corações. Assim como os pastores e os Reis foram a Belém ver o “Esperado das Nações”, cada um levando o que de melhor tinha, assim façamos nós o mesmo.

  • Excelências da batina

    Esta breve coleção de textos nos recorda a importância do uniforme sacerdotal, a batina ou hábito talar.

  • As prefigurações do Messias no Antigo Testamento

    Deus quis espalhar por todo o Antigo Testamento acenos do que se realizaria com o Messias, de modo que as pessoas se lembrassem que é Deus quem rege a História e que é Ele quem nos salva, e não a nossa sabedoria

  • Diálogo ou magistério?

    Após o Concílio Vaticano II, entrou na moda o “diálogo”. Todo o mundo, na Igreja, começou a dialogar. Como na Torre de Babel, todos falavam, todos dialogavam. Ninguém se entendia. Assim também, após o Vaticano II ninguém mais se entendeu, mesmo dentro da Igreja.

  • Caricatura de uma confissão

    Caricatura de uma confissão que mostra a inversão de valores após o Concílio Vaticano II

  • A grande intervenção

    O documento Sacramentum Caritatis não é outra coisa senão o definitivo selo papal à Restauração. O Sumo Pontífice – Bento XVI – reafirmou que “os políticos e legisladores católicos” não devem votar leis contrárias à “natureza humana”. Isto é o fim do Concílio Vaticano II.

  • O véu Eucarístico

    Ótimo trecho de um livro de São Pedro Julião Eymard que, ao condenar o desejo de ver e ouvir fisicamente Nosso Senhor oculto nas sagradas espécies, também condena a noção modernista de "encontro pessoal com Cristo".

  • Hoje nasceu nosso Salvador

    Ressoa nesta noite, antigo e sempre novo o anúncio do Natal do Senhor. Ressoa para quem está alerta, como os pastores de Belém, há mais de dois mil anos; ressoa para quem aderiu ao apelo do Advento e permanecendo atento, está pronto a acolher a mensagem feliz que canta a liturgia: «Hoje nasceu o nosso Salvador».

  • A Verdade e o número - Homilia contra os que consideram o número como prova da verdade

    Homilia de Santo Atanásio contra os que consideram o número como prova da verdade ou que não julgam a verdade senão pelo número.

  • Cristo é reconfortante e humilde, assim como poderoso e forte

    Vivemos numa época que enfatiza enormemente a tolerância, a convivência e a aceitação mútua. Já ouvi repetidas vezes, ao longo dos anos, que "Jesus nunca julgou, condenou ou excluiu ninguém". Imagino se Pedro concordaria com isso, quando as palavras de Jesus "Vade retro, Satanás" ainda zumbiam em seus ouvidos.

  • A parábola do bom samaritano

    Sem pretender ensinar a parábola ao vigário, mas apenas aos leitores do site Montfort, que são famintos ou sedentos de saber, decidi explicar a parábola do Bom Samaritano, seguindo as sapientíssimas lições de um monge medieval pouco conhecido, Hugo de São Victor, que viveu no século XII na Abadia de São Victor, em Paris.

  • Mensagem de Natal - 2005

    Para dar o que podemos para os católicos que nos lêem, para que tenham um santo Natal, decidimos repetir o que todo o mundo sabia antigamente.

  • A Montfort com nova espada

    É com grande alegria que lhes apresentamos a nova formulação de nosso site, inaugurada na festa da Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil.

  • No caminho de Emaús

    Comentários sobre a passagem dos Discípulos de Emaús.

  • Vi, ouvi, vivi

    Certas afirmações pseudo científicas, tidas até há pouco como \'verdades absolutas\', não passavam de meras opiniões ilusórias.

  • "E não havia lugar para eles na estalagem"

    Cristo veio para o que era seu - Israel -- e os seus, os judeus, não O receberam.

  • A Coruja e o Rouxinol

    O rouxinol é a poesia. A coruja é a sabedoria. Qual escolher?

  • A escada de Jacó

    A escada pela qual a Sabedoria de Deus desceu dos céus até nós.

  • São Pedro, a criada e o fogo

    Tudo o fogo consumia e arrebatava para as alturas. Tudo o que se lançava nele, por mais podre e sujo que fosse, era envolvido e transformado por ele.

  • Considerações sobre a gnose: Panteismo e Gnose

    O Panteísmo, no fundo, é materialista. A Gnose se apresenta como espiritualista. O Panteísmo recusa tudo o que contraria o seu racionalismo. A Gnose é essencialmente mística. O Panteísmo adora o Cosmos. A Gnose o odeia. Entretanto, apesar de todas as oposições, há uma estranha relação de parentesco entre Panteísmo e Gnose. Essas duas heresias são como irmãs gêmeas iguais e simetricamente contrárias entre si. Gnose e Panteísmo são como as duas faces de um mesmo slide: apresentam a mesma imagem.

  • O Bom Pastor

    Apresentaremos a nossos leitores, nesta seção de nosso site, alguns comentários de textos da Sagrada Escritura. Iniciamos pela parábola do bom pastor.

  • O Sermão da Montanha e as Bem Aventuranças Evangélicas

    Nosso Senhor Jesus Cristo fez o seu primeiro grande sermão, no alto de um monte, e o iniciou enumerando as oito bem aventuranças.

  • A intolerância católica* (sermão pregado na Catedral de Chartres em 1841)

    Todos os erros podem se fazer concessões mútuas; eles são parentes próximos, pois que tem um pai comum: vos ex patre diabolo estis. A verdade, filha do céu, é a única que não capitula.

  • O Número do Homem

    Análise do significado dos números e, dentre eles, do 666.

  • Batismo de Desejo - Meio de Salvação

    A doutrina da Igreja sobre o Batismo de desejo

  • Sal sobre lesma: Símbolos

    Pequeno comentário sobre o significado dos símbolos

  • Unam Sanctam

    Há atualmente um indédito costume de se citar apenas os autores contemporâneos ou posteriores ao Vatinano II.

  • Igreja Católica, Nutriz da Alma Humana

    A natureza humana exige uma igreja visível.

  • Mestre de Fábulas

    Análise crítica do Ensaio sobre "El Catolicismo El Liberalismo y el Socialismo", de Donoso Cortês, famoso escritor católico do século passado e de grande influência nos meios católicos.

  • Fora da Igreja não há salvação

    Coletânea de citações sobre a sentença "Fora da Igreja não há salvação".

  • Fides et Ratio

    Alguns aspectos da última encíclica do Papa João Paulo II.

  • Desigualdade & igualdade: considerações sobre um mito

    Em nossos dias igualdade tornou-se sinônimo de justiça. Porém, a doutrina de Cristo e da Igreja é outra.

  • Dies Unus: considerações sobre um dia da Criação

    Fábio Vanini   “Deus chamou à luz dia, e as trevas noite. Fez-se tarde e manhã: dies unus” (Gn I, 5). “...em seis dias o Senhor fez o céu e a terra e no sétimo ele cessou da obra” (Ex XXXI, 17). “Tal foi a origem do céu e da terra, quando foram criados, no […]

  • Uma parábola sobre o Reino dos Céus: o joio e o trigo

    Mário Silva Martins Introdução O capítulo XII do Evangelho segundo São Mateus nos mostra a oposição imensa que existia entre Nosso Senhor e os fariseus. Este conflito entre Jesus e os fariseus, nós o vemos já desde o início de […]

  • Uma parábola sobre a misericórdia de Deus: a ovelha desgarrada (Parte 1)

    Mário Silva Martins Introdução A parábola da ovelha perdida, relatada também com breves variantes por São Mateus (18, 12-14) forma um conjunto com as parábolas da dracma perdida e do filho pródigo. A ocasião das três foi a mesma, a saber, as murmurações dos fariseus e escribas por causa da bondade que Nosso Senhor tinha […]

  • Uma parábola sobre a misericórdia de Deus: a ovelha desgarrada (parte 2)

    Este artigo é uma continuação de Uma parábola sobre a misericórdia de Deus: a ovelha desgarrada (Parte 1).   Mário Silva Martins Uma ovelha que deixa o redil “E lhes propôs esta parábola, dizendo: Qual de vós tendo cem ovelhas, se perde uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai procurar a […]

  • Aprendendo com o presépio

      Em muitos lares católicos, no tempo do Natal, é costume as famílias montarem seus presépios, desde os mais simples até os mais elaborados, mas todos com a imagem do Menino Jesus envolto em panos, deitado em uma manjedoura, junto com sua Santíssima Mãe, a sempre Virgem Maria, o fiel São José, os três Reis […]

  • Uma parábola sobre a misericórdia de Deus: a ovelha desgarrada (parte 3)

    “O pastor de toda a criação espiritual, tendo deixado nas alturas o rebanho sobrenatural que não se perdeu, vai por amor buscar a ovelha perdida”. Este artigo é uma continuação de Uma parábola sobre a misericórdia de Deus, parte 1 e parte 2. Mario Silva Martins O Pastor deixa as noventa e nove ovelhas Após o pecado e […]

  • As bodas de Caná

     'Et die tertia nupciae factae sunt in Cana Galileae; et erat mater ejus ibi.' (Jo II, 1) Foi nas bodas de Caná que Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo seu comparecimento, estabeleceu o sacramento do matrimônio.   Repare-se que estas núpcias foram realizadas 'in die tertia', no terceiro dia. Ora, conforme nos explica e ensina São […]

  • Uma parábola sobre a misericórdia de Deus: a ovelha desgarrada (parte 4 e final)

    “E quando a encontrou colocou-a sobre seus ombros, cheio de alegria” (São Lucas 15, 5).   Mario Silva Martins Este artigo é uma continuação de Uma parábola sobre a misericórdia de Deus, parte 1,  parte 2 e parte 3.    O Pastor carrega a ovelha sobre seus ombros Somente o Pastor divino tinha condições de encontrar a ovelha. […]

  • Um milagre de Nosso Senhor - a cura de um hidrópico - e as disputas com os fariseus

    Nosso Senhor cura no sábado para combater uma tradição sem inteligência.   Mario Silva Martins Introdução No contexto das disputas entre Nosso Senhor e a seita dos fariseus está o milagre da cura de um hidrópico, que São Lucas nos deixou. Nós encontramos, novamente, Nosso Senhor presente a uma refeição na casa de um fariseu. […]

  • O Momento de Escolher entre São João Batista e Herodes

    Porque estava preocupado com a salvação das almas, São João Batista se dirigiu a Herodes. Mas para Kasper teria faltado pastoralidade.   Nestes últimos dias presenciamos a batalha do Sínodo da Família. É uma batalha importante, inserida em uma grande guerra. Uma guerra que se estende por toda a História, descrita por Santo Agostinho como sendo […]

  • O divórcio e a poligamia no Antigo Testamento

    Nosso Senhor restituiu ao matrimônio sua dignidade e perfeição primitiva pois "no princípio do mundo não foi assim" Autor: Antonio Manuel      É sabido que alguns críticos das Sagradas Escrituras, na busca infrene de colher algo que possa demonstrar uma contradição, opõem o Antigo ao Novo Testamento, para demonstrar, com […]

  • Mais outra parábola sobre o bom uso do dinheiro: o mau rico e o pobre Lázaro (parte 1)

    Mário Silva Martins "Os hereges, que negam que nosso corpo seja criado por Deus, criticam as homenagens exteriores que Lhe são dadas. Esquecem que são homens. Convém usar meios sensíveis para elevar a alma a Deus". São Tomás de Aquino, na Suma contra os Gentios Introdução Já vimos aqui a parábola do ecônomo infiel, na […]

  • São José, as Bem-Aventuranças e os Dons

    São José. Oratório de Oxford José era justo. (Mt 1,19)     1. INTRODUÇÃO   Nossa reflexão, fundada nos doutores da Igreja<1> e em outros estudiosos<2>, pretende relacionar, de um lado, as bem-aventuranças e os dons do Espírito Santo e, de outro lado, aquele gigante da santidade que chamou, de modo […]