Eventos Montfort

Congresso Montfort 2016 - resumo
Ocorreu no final de semana de 15 a 17 de julho, no auditório da Faculdade São Bento, a edição de 2016 do Congresso Montfort, cuja tema foi Misericórdia e Família. O evento reuniu diversos palestrantes de destaque no cenário católico.

Neste ano merece especial menção a conferência realizada por Dom Odilo Scherrer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, em companhia de Dom Mathias, Abade do Mosteiro de São Bento.

Convite Exultet mini

Dom Mathias, Dom Odilo e Alberto Zucchi

 

Como em outras edições, o congresso deste ano contou com palestrantes de outros países, como o Padre Paul Aulagnier, Reitor do Seminário S. Vicente de Paulo, do Instituto do Bom Pastor na França, e o Padre Gabriel Barrero, do IBP da Colômbia, o qual participou em uma das mesas de debates promovidas durante o Congresso.

Houve ainda participação de vários outros sacerdotes: Dom Bruno, Ecônomo do Mosteiro de São Bento, que proferiu uma palestra, Padre Jefferson Pimenta, da diocese de Santo André, que participou da mesa de debates mencionada, e os Padres Pedro Gubitoso Luiz Fernando Pasquotto, do Instituto do Bom Pastor. 

Além dos clérigos proferiram palestras Alberto Luiz Zucchi, presidente da Associação Cultural Montfort, Lucia Zucchi e Bruno Oliveira. 

Houve duas mesas de debates: a primeira com casais pertencentes ou próximos da Associação Montfort, onde se tratou da importância das famílias numerosas. Esta mesa produziu grande interesse entre os participantes do Congresso e, ao final da mesma, o Padre Paul Aulagnier afirmou que “estas famílias são a honra da Montfort”. Os debates foram conduzidos por André Roncolato.

Uma segunda mesa de debates tratou sobre a importância na família na vocação sacerdotal. Além dos sacerdotes já citados participaram dois pais de sacerdotes, sendo a mesa conduzida por Ivone Fedeli.

Ainda durante o evento foi lançado o CD Gregoriano Exultet, do Coro Gregoriano Exultet; e o livro Televisão, um “fast food” envenenado para a alma, de autoria de Marcelo Andrade. 

Em seus três dias, participaram do congresso aproximadamente 180 pessoas, das mais variadas regiões do Brasil, de Porto Alegre a Belém do Pará e de Recife ao Mato Grosso do Sul. 

Convite Exultet mini

 Final da palestra de Dom Odilo
 

Esperando que o evento tenha proporcionado a todos informações e ânimo a fim de seguirem sendo católicos e fiéis à Igreja e ao Papa - como sempre foi o desejo de nosso estimado Professor Orlando - pretendemos, assim que nos seja possível, divulgar as palestras realizadas no Congresso.

Mesa de debates: A Misericórdia nas famílias numerosas
 
 

Mesa de debates: A importância da família na vocação sacerdotal
 

Padre Paul Aulagnier (IBP)

 

Padre Luis Fernando Pasquotto (IBP)


l

Padre Pedro Gubitoso (IBP)


Dom Bruno (Mosteiro de São Bento)


    Para citar este texto:
"Congresso Montfort 2016 - resumo"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/destaques/eventos/congresso_2016_resumo/
Online, 19/03/2024 às 06:04:05h