Ciência e Fé

Ordenar Por:
  • O Santo Sudário - Sidney Gozzani
    Essa santa relíquia é de fato uma prova material da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quanto mais se estuda o Sudário e quanto mais técnicas se desenvolvem para estudá-lo, mais se comprova a sua autenticidade.
  • Evolucionismo: dogma científico ou tese teosófica? - Fedeli, Vanini, Almeida
    O evolucionismo é um dos "dogmas" da mentalidade moderna. Ele extrapolou o campo puramente biológico, e é aplicado a tudo: nada mais é considerado estável, pois que se crê que tudo evolui. Neste sentido, a crença no evolucionismo pode ser apontada como uma das causas do relativismo triunfante em nossos dias. A amplitude atribuída ao evolucionismo é de tal porte metafísico que -- como não podia deixar de ser --- alcança a esfera religiosa. Além disso, o evolucionismo tem suscitado debates não só entre ateus e crentes, mas inclusive entre os próprios cientistas. Portanto, o debate não é simplesmente entre fé e razão -- o que é um falso dilema -- mas discute-se mais profundamente se a teoria da evolução é uma ciência verdadeira. Nesse trabalho mostramos as relações do evolucionismo com o panteísmo e a gnose, com o nazismo e o marxismo, entre outras. Mostramos também as fraudes que os evolucionistas forjaram e diversas mostras de cientistas renomados contrários à bazófia da evolução. Discutimos também - ao contrário do que se pensa - como os fósseis apresentam um problema para os evolucionistas. Por fim, apresentamos o problema da origem do homem e as conseqüências para a fé.
  • Homeopatia : ciência ou superstição - Hermann Windisch Neto
    Considerações sobre a Homeopatia, suas origens, sua doutrina, e sua pseudo-cientificidade. Neste trabalho, concluímos que a Homeopatia é uma concepção esotérica espiritualista do mundo, aplicada à arte de curar.