Religião

Ordenar Por:
  • Henrique Cafe: o “pastor” bereano contra a Presença Real - Eder Moreira
     O artigo mostra que o “pastor” Henrique Cafe da seita Bereana, que se diz capaz de interpretar a Bíblia corretamente, na verdade contradiz o princípio protestante do livre exame. O texto o ironiza pois o mesmo se torna um Papa Bereano, que quer ensinar aos outros a sua visão da Bíblia, enquanto rejeita a mediação dos santos.
  • João Bosco Teixeira e sua intromissão catastrófica no caso José Reis Chaves - Eder Moreira
    Resposta ao espírita João Teixeira e sua intromissão catastrófica no caso José Reis Chaves.
  • Resposta ao espírita José Reis Chaves sobre as Penas Eternas - Eder Moreira
     Respostas as duas publicações do reencarnacionista José Reis Chaves contra nosso artigo de refutação às suas asneiras sobre o inferno.
  • Obediência seletiva - Concílio Vaticano II e nova missa - Orlando Fedeli
    Geralmente, os padres que se mostram ferozes inimigos da Missa de sempre, que se colocam como teólogos solícitos da defesa da Fé pastoral do Vaticano II e da Nova Missa de Paulo VI – sempre dizendo-se obedientes ao Papa – são os que nem ligam ao que o Papa ensina ou manda.
  • A Missa dos Apóstolos: uma réplica ao blog “O Catequista” - Gabriel Klautau Miléo & Lucas Klautau Miléo
    Trata-se de uma esclarecedora resposta aos sofismas apresentados pelo site “O catequista”, catequista este, que necessita conhecer melhor a verdadeira catequese.
  • Resposta da Montfort a análise do Olavo de Carvalho - Alberto Zucchi
     Resposta da Montfort à análise Olavo de Carvalho.
  • DOM BOSCO - Padre José Zucchi
    As grandes cidades, em geral, por sua natureza, tornam as pessoas anônimas. Paris não é exceção a essa regra. Já há muito a cidade tem dimensões consideráveis e, apesar de ter sido visitada por inúmeros grandes personagens, estes, no mais das vezes, passaram desapercebidos diante da maior parte dos parisienses.  Não foi assim, entretanto com Dom Bosco no ano de 1883. 
  • HOMILIA DA FESTA DE CORPUS CHRISTI - Padre Amigo
    Homília de uma padre amigo que foi proferida na festa de ontem (11/06/2020) de Corpus Christi.
  • Dez anos de falecimento do Professor Orlando Fedeli - Alberto Zucchi
    Recordamos os dez anos de falecimento do Professor Orlando Fedeli, fundador e inspirador de todo o apostolado e trabalho da Montfort e de muitos outros grupos católicos pelo Brasil.
  • A ignorância infernal de Jose Reis Chaves sobre as penas eternas - Eder Moreira
    A ridícula objeção de José Reis Chaves contra as Penas Eternas 
  • As heresias do Diplomado Espírita Carlos Torres Pastorinho - Eder Silva
    Dedicaremos uma séria de publicações contra as falácias de um pretenso filósofo-teólogo, disseminador dos erros do espiritismo. Neste primeiro artigo, refutaremos a inábil distorção de Carlos Torres Pastorinho
  • O espírita José Reis Chaves nega a Redenção de Jesus Cristo - Eder Moreira
    Em seus estarrecedores vídeos heréticos, José Reis Chaves não hesita em fabricar bizarras distorções dos textos da Bíblia Sagrada. Com suas garras mediúnicas, pretende coadunar a Palavra de Deus com a desvairada doutrina do espiritismo.         
  • Considerações sobre as heresias e blasfêmias do kardecista José Reis Chaves - Eder Moreira
     Crítica a um deplorável artigo sobre as falácias da doutrina da metempsicose  
  • Será que as garras da Esfinge fizeram mais uma vítima? - Alberto Zucchi
    Será que as garras da Esfinge fizeram mais uma vítima?
  • A "Sacra Milícia” e o Sítio-do-Pica-Pau-Amarelo - Padre Marcelo Tenório
    Sobre a falsa Ordem de Cavalaria "Sacra Milícia", de André Galli     
  • Enfim, a confissão, não premiada, de Olavo de Carvalho - Alberto Zucchi
     Olavo: “O Cristiano NÃO é uma doutrina, é uma sucessão de FATOS miraculosos, dos quais a doutrina inteira não é senão uma parte ínfima”  
  • Nosso Senhor chamava São José de “Pai”? - Piero Carlo Landucci
     Jesus dava a São José o nome de pai, pois a Santíssima Virgem, depois de reencontrar o seu Filho no templo, diz: “ seu pai e eu ...”
  • Uma parábola sobre o correto juízo de si mesmo: o fariseu e o publicano - Mario da Silva Martins
    A vitude da humildade, tipicamente cristã, é a fundamental de todo o edifício espiritual, um fundamento negativo, que remove os obstáculos para receber o influxo da graça. Neste artigo, compilado de 3 partes, apresentamos da teoria cristã à prática da vida dos santos incluindo os exercícios como a Ladainha da Humildade e meditações.
  • A direita cismática e seu profeta Olavo de Carvalho - Alberto Zucchi e Fernando Schlitler
     A crise mundial  tem provocado uma inesperada ascensão dos partidos de direita. Ingenuamente certos católicos aceitam identificar a direita política com a direita católica.O notório "filósofo" pseudo-católico Olavo de Carvalho é proposto como profeta dessa assimilação, apesar de suas absurdas proposições heréticas e cismáticas. 
  • O modernismo de Olavo de Carvalho - Fernando Schlithler
    Estudando sua verdadeira doutrina exposta em diversas publicações o autor deste artigo expõe que o ensinamento de Olavo de Carvalho coincide com o Modernismo condenado pela Igreja sistematicamente por S. Pio X na encíclica Pascendi. Um artigo de alerta contra aqueles "que caídos eles em erro arrastam os mais ao erro (2 Tim 3,13)".
  • Educação para o sacerdócio - Duclerc Parra
     Como deve ser a educação dos filhos para o sacerdócio
  • O Pastor que vai e vem - Alberto Zucchi
    
    É conhecida do povo brasileiro - e acredito que o mesmo ocorra em muitos outros países - a facilidade com que os políticos alteram radicalmente suas idéias, de forma repentina, e sem terem necessidade de  apresentarem qualquer justificativa para a mudança.  Para esses políticos não se faz necessário explicar as origens, causas ou motivos que produzem misteriosas e profundas transformações. Assim, muitas vezes os inimigos mortais de ontem são grandes aliados de hoje.
  • No país das maravilhas: a Gnose burlesca da TFP e dos Arautos do Evangelho - Orlando Fedeli
    Compilação do livro "No país das maravilhas: a Gnose burlesca da TFP e dos Arautos do Evangelho".
     
  • Do gol de bicicleta à onipotência suplicante - Orlando Fedeli
    
    Esse magnífico terceto com que Dante inicia o primeiro canto de seu Paradiso é um dos mais belos da Divina Comédia e é prenhe de sabedoria. Com efeito, Deus, ato puro, move todas as coisas criadas, concedendo-lhes participação em graus e formas diversas em suas qualidades, fazendo-as passar de potência a ato.
     
  • Disputationes Theologicae - parte 2 - IBP
    
    O Site Montfort tem a alegria de continuar a publicação de documentos emitidos pelo Instituto do Bom Pastor, em seu Blog Disputationes Theologicae, visando a realização da critica construtiva do Vaticano II, uma das finalidades para as quais foi fundado esse Instituto Pontifício.  
    Parte II.
  • Disputationes Theologicae - parte 3 - IBP
    
    Apresentamos aos leitores do site Montfort a tradução do artigo do Padre Claude Barthe sobre os debatedores Vaticano nas tratativas com a FSSPX da correção dos textos do Vaticano II, cabendo evidentemente ao Papa a decisão final sobre os pontos do Concílio julgados não harmônicos com a doutrina católica, pontos esses que causaram a grave crise atual da Igreja.
     
    Salientamos que publicamos esse artigo, como aliás outros, a título informativo, não significando que concordemos com tudo o que nele está expresso. Aliás o autor – Padre Barthe—faz questão de frisar que assume pessoalmente e particularmente a responsabilidade pelo que afirma
     
    Parte III
  • Polêmica e Caridade: resposta a algumas críticas - Montfort
    
    Na polêmica surgida entre a Montfort e uma dupla de padres modernistas ligados à Canção Nova – Padres Joãozinho e Padre Fabio de Melo, ambos de triste fama - foi posto no blog de Padre Joãozinho um famoso texto do Abbé Berto, publicado em 1956, na revista La Pensée Catholique, sobre Polêmica e Caridade. (...) Traduzimos, então, o texto do Abbé Berto, diretamente do texto da La Pensée Catholique, para evitar que se reclame que copiamos o texto de um site qualquer, mais ciumento de suas traduções do que de amor à difusão da verdade e da desfesa do bem.
     
     
  • Onde não há ódio à heresia, não há santidade - Padre Faber
    
    Se odiássemos o pecado como deveríamos odiá-lo; puramente, profundamente, valentemente, deveríamos fazer mais penitência, infligir em nós próprios maiores castigos, deveríamos chorar os nossos pecados mais abundantemente.. Pois, então, a suprema deslealdade para com Deus é a heresia. É o pecado dos pecados, a mais repugnante das coisas que Deus desdenha neste mundo enfermo. No entanto, quão pouco entendemos da sua enorme odiosidade! É a poluição da verdade de Deus, o que é a pior de todas as impurezas.
     
  • A "aula" de Metafísica de Padre Joãozinho - Orlando Fedeli
    
    O doutor angélico, Santo Tomás de Aquino utilizou com fluência os conceitos e a metafisíca de Aristóteles, que aliás, nunca conheceu Jesus Cristo. Portanto, utilizou uma filosofia pagã. Não espanta, pois o fantástico Santo Agostinho já havia utilizado as categorias de Platão, outro grego pagão. A Igreja reconhece uma verdade filosófica mesmo quando é cultivada fora dos seus jardins.
  • Padre Joãozinho, "por que buscais a mentira?" - Ronaldo Mota
    
    Infelizmente, diante dos ataques aos seus erros, Pe. Joãozinho fala ambiguamente e sinuosamente resiste à verdade. Lamentável, pois resistir à verdade é buscar a mentira. Segundo Pe. Joãozinho: “Não podemos dizer com exatidão que existem duas substâncias, a do pão e a do vinho; ou a do corpo e a do sangue. Alguém poderia afirmar isso utilizando o conceito do senso comum de substância como “algo”, “alguma coisa”, porém não seria exato. Cabe na poesia mas não na teologia.”
  • Meu povo se perde por falta de conhecimento: sobre a polêmica Montfort vs. Padre Fábio de Melo (com participação especial de Padre Joãozinho) - Um Padre da periferia do mundo
    
    É muito interessante o modo pelo qual o Revdo. Pe. Fábio de Melo introduz seu "bate papo" com o conhecido Pe. Joãozinho a respeito da polêmica gerada pelas elucubrações de seu livro, escrito em parceria com Gabriel Chalita. Ele se refere à objeção do site da Montfort - Associação Cultural como a fonte originária da mesma, desconhecendo que, no momento em que fizera sua observação, a confusão já estava difundida largamente em diversos blogs da Internet, o que se poderia ter sido verificado facilmente com qualquer pesquisa no Google.
     
  • Não há caridade sem a verdade - Orlando Fedeli
    
    Desde a sua primeira encíclica, Deus caritas est, o Papa Bento XVI tem salientado como a palavra amor tem sido deturpada em nosso tempos: “O termo «amor» tornou-se hoje uma das palavras mais usadas e mesmo abusadas, à qual associamos significados completamente diferentes” (Bento XVI, Deus caritas est, n0 2). Mais ainda do que abusado, o termo amor foi sendo prostituído em nossos dias. Sobretudo nos sermões e nos comunicados episcopais do pós-Concílio, quando amor passou a ser simples filantropia.
     
  • Mensagem do Papa São Gregório Magno à RCC - Orlando Fedeli
    
    São Gregório Magno, foi Papa no final do século VI. Foi um dos maiores Papas da Igreja. Em um de seus sermões, ele tratou dos pretensos carismas, e o que ele disse então responde perfeitamente às pretensões do falso misticismo da RCC de hoje em dia.
     
  • Em uma manhã azul do México - Orlando Fedeli
    
    Versão em português da homenagem que fizemos ao padre Francisco Vera, fuzilado pelos comunistas mexicanos, guiados então pela maçonaria
  • Disputationes Theologicae - parte 1 - IBP
    
    O Site Montfort tem a alegria de publicar os primeiros documentos emitidos pelo Instituto do Bom Pastor, em seu Blog Disputationes Theologicae, visando a realização da critica construtiva do Vaticano II, uma das finalidades para as quais foi fundado esse Instituto Pontifício.
     
  • FSSPX: Carta aberta a Dom Nicola Bux - FSSPX
    
    A Montfort tem a alegria e o prazer de publicar a tradução da Carta que o Distrito da FSSPX na Itália enviou a Dom Nicola Bux, comentando seu recente livro sobre o problema litúrgico atual. A resposta da FSSPX é extremamente clara, colocando em plena luz os problemas da Nova Missa de Paulo VI.
     
    Cremos que ela ajudará muito nossos leitores ,e especialmente os sacerdotes que nos honram com sua frequência ao site Montort e que manifestam amor pela Missa de sempre.
     
  • Comungar bem - Dom José Cardoso Sobrinho
    
    Temos a honra de publicar um texto do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, hoje tão atacado por sua defesa da lei de Deus no caso do aborto. Agora ele escreve um texto excelente defendendo as condições necessárias para bem comungar. Deus ajude esse Arcebispo fiel a Deus e à sua Santa lei
     
  • Uma condecoração maçônica para Hans Küng - Monastério OSBM - Ordem de São Basílio Magno
    
    “Hans Küng não só deixou de ser Católico, mas ele deixou de ser Cristão. Negando a Divindade de Cristo e O colocando no mesmo nível com Maomé ou Buda – isto não é mais ser Cristão. Se ainda sim, apesar dele ainda ser permitido servir como padre Católico, administrador dos sacramentos, confessar e pregar, então ele é absolutamente escandaloso” (Radomir Maly)
     
  • São Pedro pescava com anzol ou com rede? - Orlando Fedeli
    

    No quinto dia Deus fez os pássaros e os peixes (Cfr. Gen. I, 22, 23).
    E os peixes são mudos e vivem no abismo amrgo do mar. E os pássaros cantam e voam para o céu. Mas deus fez a ambos: os pássaros e os peixes.
    E assim é que os pecadores não cantam a glória de Deus e vivem no abismo amrgo do pecado. Enquanto os santos cantam a gl;ória de Deus e voam para o céu. Mas Deus criou a ambos: os santos e os pecadores. E Deus quer a salvação de todos.
     

  • Para que serve o Ecumenismo? - Alfredo Sáenz
    

    No sínodo dos Bispos de Europa realizado em Outubro de 1999, falou-se larga e extensivamente sobre o ecumenismo, especialmente em relação aos numerosos muçulmanos que povoam dito continente.
    Un Bispo, Germano Bernardini, que durante quarenta e dois anos vivera na Turquía, país 99,9 % muçulmano, e há dezoito anos era Arcebispo de Esmirna, na Ásia Menor, dirigiu a palavra aos Bispos alí presentes.
     

  • Dossiê Liturgia uma babel programada - Andrea Tornielli
    

    Página publicada oficialmente no site da Congregação para o Clero, em 2007, sobre a fabricação da Missa Nova. Traz os textos do então Cardeal Ratzinger criticando a Missa Nova e o despreso pelo Latim. É bem interessante por se tratar de uma página oficial do Vaticano.

  • O verdadeiro significado da Vocação Sacerdotal - Antonio Thatler
    

    A vocação tanto no sentido lato como no sentido estrito (a vocação sacerdotal), ambas são temas de muita discussão, seja entre grupos, seja na consciência da própria pessoa

  • Uma parábola infame - Orlando Fedeli
    

    Frei Carlos Mesters, conhecido herege, sequaz da sectária Teologia da Libertação, acaba de publicar uma escandalosa “parábola” blasfema intitulada “Parábola de Jesus no terreiro”

  • Três alegrias e uma esperança! Graças a Deus!!! - Orlando Fedeli
    
    Hoje é dia de Nossa Senhora do Carmo! E nossa boa Mãe, a doce Virgem Maria, Rainha do Céu e da terra, nos deu, logo de manhã, três alegrias e uma esperança bem grande.
    Essas três alegrias e essa esperança nos vieram através de um artigo publicado pela FFSPX no Brasil
  • Lobos uivam contra Bento XVI - Orlando Fedeli
    
    A Maçonaria confirma que não gosta do que está fazendo Bento XVI, e julga isso um retorno do ‘integrismo” à la São Pio X, ou à la Pio IX.
  • A doutrina da Igreja sobre o diálogo inter-religioso - Pe. João Batista de Almeida Prado Ferraz Costa
    Um suposto diálogo inter-religioso honesto, sério, franco, útil não pode esconder a verdade fundamental: a Igreja trabalha para a conversão de todos os homens à única religião verdadeira, que é ela mesma, pois que fundada pelo Verbo Encarnado
  • Curso para pastores. Palestrante: o Lobo - André Roncolato
    Curso para bispos católicos ministrado dentre outros, por hereges protestantes
  • Fé, relativismo e ecumenismo - Orlando Fedeli
    Nossa Senhora de Fátima, no seu Terceiro Segredo, preveniu ao Papa que não convocasse um Concílio e não mudasse a Missa de sempre, que isso significaria um suicídio, e uma apostasia. Publique-se, imediatamente, o Terceiro Segredo e o mundo estará salvo do relativismo pregado pelo Concílio Vaticano II
  • O que dizem os protestantes sobre a Missa Nova de Paulo VI
    Declarações de protestantes elogiando a Missa Nova de Paulo VI
  • A TFP do B enterra a velha TFP - Orlando Fedeli
    
  • Bruxaria e Aborto, o Sangue dos Inocentes Oferecido ao Demônio - Paulo Pedrosa
    O sangue dos santos inocentes foi derramado em Belém para satisfazer a sede de poder de Herodes. Choca saber que hoje o sangue dos inocentes é derramado para satisfazer o demônio...
    A escritora e praticante de Wicca Ginette Paris explicitamente defende o aborto como forma de sacrifício necessário à deusa Ártemis. Segundo ela, a mulher não tem poder algum enquanto não tiver poder sobre a vida e a morte. Este pensamento grotesco tem ganhado cada vez mais adeptos entre as praticantes da Wicca e entre os americanos favoráveis ao aborto.
  • Mosteiro da Paz declara guerra à Igreja Católica - Orlando Fedeli
    No site Mosteiro da Paz, do herege monge de candomblé, Marcelo Barros, foi publicado um artigo do padre Reginaldo Velloso que é uma escandalosa proclamação herética. Não tenho lembrança de ter lido jamais um artigo tão ofensivo ao Papa e à Igreja, nem de uma declaração tão atrevida de heresia, como a que foi assinada por esse Padre Reginaldo Velloso, a propósito dos decretos que se anunciam contra os abusos na Liturgia.
  • Ateísmo e Fé - Victor Peregrino
    Um articulista do suplemento dominical de prestigioso jornal, reconhecendo a antipatia que a palavra ateu causa na maioria das pessoas, propõe, copiando a idéia de outros ateus americanos – como é de rigor ao sul do Equador – que aquele nome seja substituído por outro mais simpático, com carga de significado positiva.
  • Allan Kardec, um racista brutal e grosseiro - Orlando Fedeli
    Allan Kardec foi de fato um racista grosseiro e bruto, acrescentando ao evolucionismo darwiniano a sua doutrina gnóstica, muito mal aprendida e pior explicada. Seus textos indicam um homem cheio de contradições e de baixo nível intelectual.
  • A intolerância católica* (sermão pregado na Catedral de Chartres em 1841) - Cardeal Pie
    Esse sermão proferido pelo Cardeal Pie em 1841 mostra como a tolerância religiosa é ilógica. O Cardeal desenvolve dois princípios: primeiro, a religião que vem do céu é verdade e ela é intolerante com relação às doutrinas errôneas; segundo, a religião que vem do céu é caridade e ela é cheia de tolerância quanto às pessoas. Como verdadeira doutrina, ela é sempre atual. Em nossos dias de contraditória tolerância religiosa pós-conciliar, vemos a aplicação clara desses princípios, pois os que se dizem tolerantes com todas as religiões, especialmente os modernistas, só não o são com aqueles que defendem intoleravelmente a verdadeira fé.
  • O Número do Homem - Orlando Fedeli
    Entre tantas explicações e interpretações sobre o 666, famoso número da besta, citado no livro do Apocalipse, expomos aqui a interessante análise feita por um físico, que tem, a nosso ver, algo de verdadeiro embora não possa ser apresentada como a solução do mistério do número do homem.
  • Seitas - Orlando Fedeli
    Que é uma seita? Por que se multiplicam as seitas hoje com a rapidez das células cancerosas? O que atrai as pessoas para elas? São essas algumas das perguntas que um documento elaborado por vários Dicastérios romanos pretende responder (cfr. Osservatore Romano, 29.06.86, pp. 317 a 320).
  • Arcebispo de Denver (EUA) felicita Montfort e artigo
    Arcebispo de Denver (EUA) Felicita Montfort e artigo "Viva o Papa".
  • Comentando um Comentário - Orlando Fedeli
    Jornalista envia um 'Comentário' do livro do Padre Enrico Zoffoli. Visando defender o Neo Catecumenato, e negar as acusações de heresia feitas por Padre Zoffoli a Kiko Arguelo, a jornalista confirma não só a existência das apostilas de Kiko Arguelo como vai ainda mais longe: ela confirma, defende, justifica e aprofunda as heresias e erros doutrinários escandalosos de Kiko Arguelo. Desse modo, esse 'Comentário' passa a ser a confissão e a prova mais clara dos erros de Kiko e do Neo Catecumenato.
    (Leia mais sobre o Neo Catecumenato em nossa seção de cartas).
  • Sal sobre lesma: Símbolos - Orlando Fedeli
    A Sagrada Escritura nos recomenda examinar as coisas criadas, porque elas, simbolicamente, nos falam das virtudes e dos vícios humanos, assim como das qualidades invisíveis de Deus. Neste artigo de Veritas iniciaremos uma série de reflexões sobre os símbolos da natureza, a começar pela nojenta lesma.
  • Ilha e Utopia - Orlando Fedeli
    A História demonstra que é sobretudo nas épocas de crise espiritual e social que os homens criam utopias e sonham com o milênio. Veja porque a fé católica não admite nem a utopia nem o milenarismo
  • Uma velha heresia perfeitamente atual: o Americanismo - Orlando Fedeli
    Em fins do século passado, uma nova doutrina escandalizava os católicos: era o americanismo. Ela foi condenada em 1899 por Leão XIII na Carta Apostólica "Testem Benevolentiae", dirigida ao Cardeal James Gibbons, Arcebispo de Baltimore e Primaz dos Estados Unidos. Apesar dessa condenação, os erros americanistas foram retomados e largamente difundidos por outros movimentos, como por exemplo o "Sillon" e o modernismo, ambos condenados por São Pio X.
  • Desigualdade & igualdade: considerações sobre um mito - Orlando Fedeli
    Em nossos dias, tudo fala e trabalha em prol da igualdade, pois penetrou fundo nas mentes a idéia de que a igualdade é sinônimo de justiça, e de que o próprio Deus quer que haja igualdade entre os homens. Ora, Cristo e a Igreja ensinam que a desigualdade é um bem em si mesmo.
  • Gnose: religião oculta da história - Orlando Fedeli
    Com a queda do marxismo, o que já se manifestava aqui e acolá se irradiou por todo o nosso cético século XX. Houve uma grande explosão de misticismo. Só se fala em horóscopos, tarot, hinduísmo, homeopatia, alquimia, ocultismo, esoterismo e todos os tipos de superstição se alastram. E até ateus marxistas passaram a exibir em seus carros o dísticos "eu creio em duendes". É a velha gnose, sob novas formas, que se repete na história.
  • O SEMEADOR, O PLANTIO E OS GRILLOS
    André Roncolato Siano Nosso Senhor sempre usava das parábolas pois, ao mesmo tempo em que pelo uso das coisas quotidianas podia ensinar aos simples seus deveres morais, podia, igualmente, pelos uso dos símbolos, ocultar dos maus as profundas verdades da revelação confiadas à Igreja, para que ela, Mãe e Mestra, fizesse o justo uso de […]
  • Os Caminhos de Maria Santíssima – Parte 3 - Ivone Fedeli
    Este artigo é uma continuação de Os caminhos de Maria Santíssima, parte 1 e parte 2  Ivone Fedeli No dia 2 de fevereiro comemorou-se a festa da Purificação de Maria Santíssima que encerra o ciclo de Natal. É a assim chamada festa de Nossa Senhora das Candeias, devido à procissão com velas que faz parte […]
  • A Imaculada Conceição da Mãe de Deus
    Marcos Roberto Bonelli Introdução Quando consideramos a graça inicial da Mãe de Deus, uma das questões que se apresenta é: em que momento ela foi infundida na alma de Nossa Senhora? A resposta a esta questão nos leva a contemplar a Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Inúmeros autores já escreveram sobre este tema. No […]
  • Maria, fonte de nossa confiança - Rafael Acácio
     Rafael Acácio   [caption id="attachment_8560" align="aligncenter" width="300" caption="Não estou eu aqui, que sou tua Mãe?"][/caption] Nosso Senhor, conforme narrado no evangelho de São João (Jo, 19, 27), se dirige à sua Santíssima mãe dizendo “Mulher, eis aí o teu filho!” e, logo em seguida, voltando-se ao discípulo amado, complementa “Eis aí tua mãe”. Jesus Cristo, […]
  • A Anunciação e a cooperação do homem na obra da salvação - Marcos Bonelli
    Marcos Roberto Bonelli     “Maria respondeu: Eis a escrava do Senhor; que me seja feito segundo vossa palavra” (S. Lucas 1, 38). INTRODUÇÃO Nossa Senhora, apesar das poucas vezes em que aparece na Sagrada Escritura, nos deixou matéria abundante de meditação. Hoje gostaria de considerar, na curta passagem da Anunciação, transmitida até nós por […]
  • Dies Unus: considerações sobre um dia da Criação - Fábio Vanini
    Fábio Vanini   “Deus chamou à luz dia, e as trevas noite. Fez-se tarde e manhã: dies unus” (Gn I, 5). “...em seis dias o Senhor fez o céu e a terra e no sétimo ele cessou da obra” (Ex XXXI, 17). “Tal foi a origem do céu e da terra, quando foram criados, no […]
  • Um jovem seminarista assassinado por não deixar a batina
    Comemorou-se ontem o 67° aniversário do assassinato pelos partigiani comunistas do jovem seminarista Rolando Rivi, que não temia, em tempos de feroz hostilidade à Santa Igreja, usar o traje distintivo do clero. No próximo 18 de maio, a Congregação para a Causa dos Santos poderá reconhecer seu martírio in odio fidei. Texto do site Rolando Rivi e 7per24 Tradução Montfort   […]
  • Uma parábola sobre o Reino dos Céus: o joio e o trigo
    Mário Silva Martins [caption id="attachment_11569" align="alignright" width="220" caption="Triticum ou trigo"][/caption] [caption id="attachment_11568" align="alignleft" width="220" caption="Lolium temulentum ou joio"][/caption] Introdução O capítulo XII do Evangelho segundo São Mateus nos mostra a oposição imensa que existia entre Nosso Senhor e os fariseus. Este conflito entre Jesus e os fariseus, nós o vemos já desde o início de […]
  • A Assunção de Maria Santíssima e a união das vidas ativa e contemplativa - Marcos Bonelli
    “Maria escolheu a melhor parte”. (São Lucas X, 42) Introdução Há muito tempo que os autores católicos se perguntam por que a missa da festa da Assunção de Nossa Senhora possui um evangelho tão alheio ao fato da Assunção, que nós festejamos cada ano no dia 15 de agosto. Há um célebre sermão de Santo […]
  • Uma parábola sobre a misericórdia de Deus: a ovelha desgarrada (Parte 1)
    Mário Silva Martins Introdução A parábola da ovelha perdida, relatada também com breves variantes por São Mateus (18, 12-14) forma um conjunto com as parábolas da dracma perdida e do filho pródigo. A ocasião das três foi a mesma, a saber, as murmurações dos fariseus e escribas por causa da bondade que Nosso Senhor tinha […]
  • A recomendação ecumênica do Padre Marcelo Rossi
    Eder Silva   “Pelos frutos se conhece a árvore” (S. Mateus XII, 33).       Acostumados com as vazias e anticatólicas declarações do Padre Marcelo Rossi, o admirado show-Man da protestante Renovação Carismática, cada vez mais somos impelidos a acreditar que nessa árvore, nutrida pela seiva herética do protestantismo, dificilmente encontraremos os bons frutos […]
  • Uma parábola sobre a misericórdia de Deus: a ovelha desgarrada (parte 2)
    Este artigo é uma continuação de Uma parábola sobre a misericórdia de Deus: a ovelha desgarrada (Parte 1).   Mário Silva Martins Uma ovelha que deixa o redil “E lhes propôs esta parábola, dizendo: Qual de vós tendo cem ovelhas, se perde uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai procurar a […]
  • Imaculada Conceição: honrar a Deus nas suas obras - Marcos Bonelli
    [caption id="attachment_14846" align="aligncenter" width="438"] Imaculada Conceição - Diego Velazquez[/caption] Hoje buscaremos alguns motivos para honrar a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem, nesta festa que era chamada pelos católicos da Irlanda, no século IX, de a Grande Festa de Maria. Parece-nos que seja suficiente compreender que as homenagens que damos à Santíssima Virgem hoje são agradáveis […]
  • Aprendendo com o presépio - Rafael Acácio
      Em muitos lares católicos, no tempo do Natal, é costume as famílias montarem seus presépios, desde os mais simples até os mais elaborados, mas todos com a imagem do Menino Jesus envolto em panos, deitado em uma manjedoura, junto com sua Santíssima Mãe, a sempre Virgem Maria, o fiel São José, os três Reis […]
  • Fé e Razão: Distinguir para unir
       “Benedicite omnia opera Domini Domino,laudate et super exaltate eum in saecula”[1](Dan 3, 57). O Espírito Santo nos lembra, pela boca dos três jovens na fornalha, do livro do profeta Daniel, duas verdades elementares: nós somos obra do Senhor e devemos louvá-lo para sempre.  Na linguagem filosófica, se diz que Deus é nossa causa eficiente, […]
  • Uma parábola sobre a misericórdia de Deus: a ovelha desgarrada (parte 3)
    “O pastor de toda a criação espiritual, tendo deixado nas alturas o rebanho sobrenatural que não se perdeu, vai por amor buscar a ovelha perdida”. Este artigo é uma continuação de Uma parábola sobre a misericórdia de Deus, parte 1 e parte 2. Mario Silva Martins O Pastor deixa as noventa e nove ovelhas Após o pecado e […]
  • Tristeza Moderna e a Acídia Medieval. Parte 2: O Fundamento da Felicidade - Bruno Oliveira
    Aproximação entre a tristeza, descrita na Filosofia moderna, e o vício da acídia, estudado pela Escolástica, que se opõem ambos à busca da felicidade.  Este artigo é uma continuação de Tristeza Moderna e Acídia Medieval, parte 1: Caracterização do Problema Título do Artigo: “Tristeza Moderna e a Acídia Medieval”   Parte 2: O Fundamento da Felicidade     “Porque […]
  • As bodas de Caná - Orlando Fedeli
     'Et die tertia nupciae factae sunt in Cana Galileae; et erat mater ejus ibi.' (Jo II, 1) Foi nas bodas de Caná que Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo seu comparecimento, estabeleceu o sacramento do matrimônio.   Repare-se que estas núpcias foram realizadas 'in die tertia', no terceiro dia. Ora, conforme nos explica e ensina São […]
  • A filosofia de São Tomás de Aquino nos prólogos dos comentários a Aristóteles - Ivone Fedeli
      "'Façamos o homem a nossa imagem e semelhança': Como todo agente produz algo semelhante a si mesmo enquanto agente, se cada um age segundo sua forma, é necessário que no efeito haja uma semelhança com a forma do agente." São Tomás de Aquino   Publicamos hoje um trabalho que, embora de caráter acadêmico, e, portanto […]
  • Os Caminhos de Maria Santíssima – Quarta Parte - Ivone Fedeli
    Este artigo é uma continuação de Os Caminhos de Maria Santíssima - Parte 1, Parte 2 e Parte 3.    “Enfim, os predestinados guardam os caminhos da Santa Virgem, sua boa mãe, ou seja, eles a imitam. [...] Beati qui custodiunt vias meas, ou seja, felizes os que praticam minhas virtudes e caminham sobre as pegadas […]
  • “Feliz o homem que me ouve”: A Virgem Maria e o dom de conselho - Marcos Bonelli
    Em 26 de abril a Igreja comemorou Nossa Senhora do Bom Conselho, uma das imagens mais honradas do Catolicismo. Introdução No dia 26 de abril a Igreja comemorou a festa de Nossa Senhora do Bom Conselho, festa de uma das imagens mais honradas do Catolicismo. A sorridente Senhora, com seu Filho nos braços, tem seu […]
  • Uma parábola sobre a misericórdia de Deus: a ovelha desgarrada (parte 4 e final)
    “E quando a encontrou colocou-a sobre seus ombros, cheio de alegria” (São Lucas 15, 5).   Mario Silva Martins Este artigo é uma continuação de Uma parábola sobre a misericórdia de Deus, parte 1,  parte 2 e parte 3.    O Pastor carrega a ovelha sobre seus ombros Somente o Pastor divino tinha condições de encontrar a ovelha. […]
  • O Pai Nosso, as Bem Aventuranças, os Dons do Espírito Santo e a Paixão de Cristo
    Os homens causaram sofrimento brutal a Cristo,  na antípoda dos bens que Ele nos ensinou a pedir no “Pai Nosso”, das bem aventuranças e dos dons do Espírito Santo. “Felle potus ecce languet; Spina, clavi, láncea, Mite corpus perforárunt, Unda manat et cruor; Terra, pontus, astra, mundus, Quo lavántur flúmine!”[1] Com fulcro no “Comentário ao […]
  • A beleza no mundo, no homem e em Deus: a Filosofia da Arte, a Sabedoria de Deus na Criação e a vida espiritual (Parte 8)
      A unidade agrada a inteligência pois na variedade das partes de um todo íntegro ela busca porque tal coisa é do modo como ela é, una.     Pierre de Craon Lejeune Este artigo é uma continuação de A beleza no mundo, no homem e em Deus: a Filosofia da Arte, a Sabedoria de […]
  • A Festa da Exaltação da Santa Cruz
    Por vós a cruz sagrada é honrada e adorada em toda a terra. Assim São Cirilo de Alexandria saudou a Nossa Senhora, um dia depois de proclamado o dogma da Maternidade Divina em Éfeso. Assim, não é senão com grande sabedoria e providência que a festa da Santa Cruz fora enquadrada com três festas da […]
  • Uma rosa oferecida à Maria (Parte I) - Rafael Acácio
    Certamente é uma grande alegria visitar Fátima, a cidade que se tornou mundialmente conhecida devido às aparições da Santíssima Virgem a três pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta. Hoje, diferente da época das aparições, Fátima possui uma boa infraestrutura capaz de receber milhares de fiéis ao longo do ano que vão de todas as partes do […]
  • Uma rosa oferecida a Maria (Parte 2) - Rafael Acácio
     "A oração com Maria, especialmente o Terço, [nos] dá apoio na luta contra o maligno e seus aliados. O Terço também nos sustenta nesta batalha...” Papa Francisco em 15 de agosto de 2013, na homilia da Assunção de Maria. O presente artigo é a continuação de nosso artigo sobre os grandes benefícios concedidos por Nossa Senhora […]
  • Milagres Eucarísticos
      A Eucaristia em si é o maior milagre, diz o doutor Angélico – milaculorum a Deo factorum hoc est maximum – e segundo a expressão dos gregos, o milagre dos milagres: porque ela supõe uma série de prodígios como a conversão de uma substancia em outra, a existência de acidentes sem a substância da […]
  • Onde o Céu toca a terra: um percurso pelo Rito Romano Tradicional - Marcos Bonelli
      Hoje, na festa de São Gregório Magno, iniciamos uma pequena série de artigos sobre a origem do Rito Romano Tradicional, também conhecido como Rito Gregoriano, em honra daquele que foi um dos maiores papas da História e que tanto colaborou para a formação deste rito a ponto de merecer ter seu nome aplicado a […]
  • Onde o Céu toca a terra: um percurso pelo Rito Romano Tradicional - Parte 2 - Marcos Bonelli
      Formas litúrgicas tradicionais "venceram a prova do tempo, porque tinham grande valor,  unindo o passado com o presente e fazendo dos católicos de hoje herdeiros dos Apóstolos".  Leia também a primeira parte deste estudo.     b) O introito O sacerdote recita, então, o Introito. O introito era o canto processional executado durante a procissão do clero […]
  • A caridade de Nossa Senhora na Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo - Francis Mauro Rocha
    O padre Garrigou-lagrange, no seu tratado teológico sobre a Trindade, questionava-se sobre o valor do estudo teológico da Trindade já que quanto mais se aprofunda nesse estudo e mais se descobre novos argumentos, mais se conhece o quão infinitamente longe se fica de um conhecimento perfeito […]
  • A carta, o Santo e a luta
    São José de Anchieta foi canonizado recentemente e algumas mentes esquerdistas já praguejam. Alegam, resumidamente, que a canonização legitimou a colonização portuguesa no Brasil, deu razão à conversão dos índios e ainda justificou o antiecumenismo contra os protestantes. Isto é verdade. E é excelente. A primeira carta sobre o Brasil é a, famosíssima e pouco […]
  • Onde o Céu toca a terra: um percurso pelo Rito Romano Tradicional – Parte 3 - Marcos Bonelli
    A liturgia é para Deus elevando os homens até Ele."A liturgia tem sua própria medida,(...) a medida da revelação, de Deus mesmo" Cardeal Ratzinger. Leia também a primeira parte e a segunda parte deste estudo.   c) Kyrie eleison Sabemos que até o século II, em Roma, a liturgia era rezada em grego. Atualmente o "Kyrie eleison" é a […]
  • Onde o Céu toca a terra: um percurso pelo Rito Romano Tradicional – Parte 4 - Marcos Bonelli
    "Como para as outras reformas litúrgicas surgidas sob o amparo do Concílio, interrompeu-se, ao serem estabelecidas as novas leituras, uma tradição imemorial, que remonta em sua maior parte a 1500 anos atrás, sem tê-la substituído por algo melhor". Monsenhor Klaus Gamber em A Reforma da Liturgia Romana Leia também a primeira parte,  a segunda parte e a terceira parte deste estudo. […]
  • Onde o Céu toca a terra: um percurso pelo Rito Romano Tradicional – Parte 5 - Marcos Bonelli
    O diácono ouviu no dia de sua ordenação  no rito romano tradicional: "Recebe o poder de ler o Evangelho".   Leia também a primeira parte,  a segunda parte,  a terceira parte e a quarta parte deste estudo.  g) A execução do canto da epístola e do Evangelho A Igreja instituiu uma ordem especial para a leitura da Sagrada Escritura: a ordem de leitor. […]
  • Santiago, o Cavaleiro da Piedade
        "Herru Sanctiagu Grot Sanctiagu E ultreya e suseya Deus aia nos"[1]   Santiago! Este era o grito de guerra que os mouros ouviam antes de suas derrotas frente aos cristãos nas batalhas sem quartel da Reconquista. Foi o grito de guerra mais difundido no tempo e no espaço em toda a história. Desde […]
  • Um milagre de Nosso Senhor - a cura de um hidrópico - e as disputas com os fariseus
    Nosso Senhor cura no sábado para combater uma tradição sem inteligência.   Mario Silva Martins Introdução No contexto das disputas entre Nosso Senhor e a seita dos fariseus está o milagre da cura de um hidrópico, que São Lucas nos deixou. Nós encontramos, novamente, Nosso Senhor presente a uma refeição na casa de um fariseu. […]
  • O Momento de Escolher entre São João Batista e Herodes - Alberto Zucchi
    Porque estava preocupado com a salvação das almas, São João Batista se dirigiu a Herodes. Mas para Kasper teria faltado pastoralidade.   Nestes últimos dias presenciamos a batalha do Sínodo da Família. É uma batalha importante, inserida em uma grande guerra. Uma guerra que se estende por toda a História, descrita por Santo Agostinho como sendo […]
  • Onde o Céu toca a terra: um percurso pelo Rito Romano Tradicional – Parte 6 - Marcos Bonelli
    [caption id="attachment_32529" align="aligncenter" width="880"] Alleluia, Manuscripts de l'Université de Liège, Ms. 24, fol. 2v[/caption] Gradual, trato e aleluia, os cantos entre a Epístola e o Evangelho, estão entre as partes mais antigas da missa. h) O gradual, o trato e o aleluia Os cantos entre a Epístola e o Evangelho estão entre as partes mais antigas da […]
  • Natal pagão
      Em todo final de ano, vemos o “natal pagão” nas ruas. Dizer natal pagão é uma contradição em termos, pois a única razão de ser do natal é a celebração do nascimento de Cristo. E a essência do paganismo é o desconhecimento Dele. Mas, o mundo moderno conseguiu estabelecer esta contradição. O natal, hodiernamente, […]
  • Onde o Céu toca a terra: um percurso pelo Rito Romano Tradicional – Parte 7 - Marcos Bonelli
    [caption id="attachment_32841" align="aligncenter" width="701"] O Credo é recitado na Missa, a partir do século VI, como forma de combater as heresias[/caption] i) A homilia A leitura da Sagrada Escritura seria quase sempre sem frutos se não houvesse uma explicação dela. "Ora, um anjo do Senhor, dirigindo-se a Felipe, lhe disse: Levanta-te e vai para o […]
  • Os Tempos da Septuagésima e da Quaresma ou o Começo da Redenção
    Nos cinquenta e dois domingos do Ano Litúrgico, a Santa Romana Igreja repete a vida de Cristo, celebrando os mistérios principais da Redenção, para glória de Deus e nossa instrução. Nos tempos da Septuagésima, da Quaresma e da Paixão assistimos a luta de Cristo contra o demônio, que culminará com sua vitória sobre a morte na Ressurreição. […]
  • Apelo aos Sacerdotes pela Celebração da Missa Tridentina
    Durante a Quaresma, faça-se da Missa Tridentina a Missa cotidiana! Nos tempos que correm perdeu-se o costume de celebrar cotidianamente a Missa, havendo ou não povo. Contra esse abandono falou Bento XVI, “recomendo aos sacerdotes a celebração diária da santa missa, mesmo sem participação de fiéis. Esta recomendação está em consonância com o valor objetivamente infinito […]
  • Nossa Senhora, Água Imaculada
      A água, nos seus três estados: líquido, sólido e gasoso, relaciona-se muito bem com Nossa Senhora, com Sua relação com a Santíssima Trindade e com três aspectos da Cruz de Cristo. Interessante observar que a água é una e trina ao mesmo tempo, pois possui seus três estados sem perder sua natureza, uma molécula […]
  • Mais outra parábola sobre o bom uso do dinheiro: o mau rico e o pobre Lázaro (parte 1)
    Mário Silva Martins "Os hereges, que negam que nosso corpo seja criado por Deus, criticam as homenagens exteriores que Lhe são dadas. Esquecem que são homens. Convém usar meios sensíveis para elevar a alma a Deus". São Tomás de Aquino, na Suma contra os Gentios Introdução Já vimos aqui a parábola do ecônomo infiel, na […]
  • São José, as Bem-Aventuranças e os Dons
    [caption id="attachment_34628" align="alignright" width="651"] São José. Oratório de Oxford[/caption] José era justo. (Mt 1,19)     1. INTRODUÇÃO   Nossa reflexão, fundada nos doutores da Igreja[1] e em outros estudiosos[2], pretende relacionar, de um lado, as bem-aventuranças e os dons do Espírito Santo e, de outro lado, aquele gigante da santidade que chamou, de modo […]
  • A utilidade da Paixão como exemplo para nós - Ivone Fedeli
    [caption id="attachment_34684" align="aligncenter" width="470"] Crucifixo de Benedetto da Maiano, Florença[/caption]       O conceito de “ argumento de conveniência” é fundamental na teologia de São Tomás de Aquino e, de modo geral, na teologia medieval. Esta considera os artigos de fé como os princípios primeiros da ciência teológica, a partir dos quais, com a […]
  • Dois padres, duas escolas espirituais, duas religiões - Alberto Zucchi
    [caption id="attachment_34731" align="aligncenter" width="405"] Padre Marcelo Rossi e Padre Faber[/caption]   Recentemente me foi apresentado o último livro do Padre Marcelo Rossi, cujo título é “Ruah”. Assim como o “Ágape”, que já tive a oportunidade de comentar, o título deste novo livro é encoberto de mistério, uma vez que não há explicação clara do que […]