Catecismos

Ordenar Por:
  • O sacramento da Penitência
    Doutrina católica sobre o Sacramento da Penitência. Orações preparatórias. Exame de Consciência.
  • A Santa Missa - uma breve explicação sobre o Santo Sacríficio
    
    O fato de Deus ter usado de figuras e profecias no Antigo Testamento com a finalidade de preparar o povo escolhido para aceitar o Sacrifício da Missa mostra-nos a grande importância deste mesmo Sacrifício e a grande estima que Deus tem por ele.
    A finalidade deste pequeno trabalho é tornar mais conhecido o Sacrifício da Santa Missa tão estimado por Deus e que tem tão grande valor, expondo seu significado e as verdades que ele exprime, e que estão contidas em cada palavra e ação do sacerdote.
  • Catecismo de São Pio X - Papa São Pio X
    Compêndio da doutrina católica escrito em 1905 pelo Papa São Pio X. Consiste de uma série de perguntas e respostas em linguagem simples as quais fornecem um conhecimento teológico básico
  • Catecismo sobre o Modernismo - Pe. J. B. Lemius, O. M. I.
    A presente tradução do Catecismo Sobre o Modernismo do Padre Lemius foi preparada com a intenção de contribuir para que a Encíclica Pascendi Dominici Gregis, de S. Pio X, fosse conhecida o quanto possível por todos, e atender o que parece ser a real necessidade do laicato católico. O modernismo é uma heresia que penetrou profundamente em todos os segmentos da sociedade, inclusive - e principalmente - 'no próprio seio da Igreja'. Última heresia a ser condenada pela Igreja e única a ser condenada no século XX, seus erros, entretanto, se fazem presentes na mentalidade de muitos sacerdotes.
  • Catecismo da Santa Missa - Micrólogo (Anônimo)
    ""Os tesouros, por grandes e preciosos que sejam, não podem ser estimados se não forem conhecidos. Eis porque, caro leitor, muitos não têm pelo santo Sacrifício da Missa o amor que deveriam ter, porque este tesouro, a maior maravilha e a maior riqueza da Igreja de Deus é um tesouro oculto, um tesouro muito pouco conhecido."" (S. Leonardo de Porto-Maurício).
    Apresentamos em ""Cadernos Montfort"", em publicações periódicas, um trabalho baseado no livro ""Catecismo da Santa Missa"", para esclarecer aqueles que pouco conhecem a missa, e também aprofundar os conhecimentos de quem já a conhece.