Quem Somos

A Montfort é uma associação de leigos católicos, fundada pelo prof. Orlando Fedeli em 1983. Sempre seguimos a orientação de Dom Antonio de Castro Mayer, e desta forma estivemos ligados ao rito Tridentino. O centro de nossas atividades é a luta em defesa da Igreja Católica e de seus ensinamentos, contra os erros de nosso tempo, especialmente no que se refere as doutrinas modernistas e suas conseqüências que se difundiram na Igreja após o Concílio Vaticano II

O Nome Montfort foi escolhido tendo por base dois personagens. O fundamental refere-se a São Luis Maria Grignion de Montfort, que difundiu o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem. O segundo é Simão de Monfort que combateu a seita cátara na Idade Média.

Ao contrário da grande maioria dos chamados grupos tradicionais os membros da Montfort, não tem origem nos ambientes considerados conservadores. Pelo contrário, atuamos nos mais diversos meios, em especial os meios universitários e estudantis. Via de regra, as pessoas que se aproximaram da Montfort não praticavam a religião com regularidade, ou mesmo não era católicas, mas acabaram por se converter pelo apostolado realizado pelo prof. Orlando Fedeli e atualmente pelos diversos membros da Montfort. Assim, a grande maioria dos membros da Montfort freqüenta os meios acadêmicos existindo entre nós um número significativo de mestres, doutores e pós-doutores das principais universidades brasileiras.

Nosso apostolado é realizado através de palestras por todo o Brasil, congressos, reuniões semanais em nossa sede e através deste site. O método de apostolado dos membros da Monfort é um método apologético que consiste basicamente na exposição da doutrina católica, através do catecismo, da repetição do ensinamento dos padres e doutores da Igreja, especialmente São Tomás de Aquino e das encíclicas papais. Este método em geral é bastante eficiente e acaba por ter grande resultado junto à juventude, que se surpreende com a argumentação apresentada, em contraste com a forma sentimental com que a fé é tratada em muitos ambientes católicos no Brasil.

Além disso, valorizamos a cultura e incentivamos nossos amigos a conhecer a boa música e a boa arte, e com esse intuito constituiu-se o coral Montfort, o qual já possui uma série de CDs gravados e realiza suas apresentações nos diversos eventos por nós promovidos.

Outra característica marcante da Montfort são as famílias que freqüentam nossa Associação. Um membro da Montfort não se contenta em repetir a doutrina e a moral católica, é necessário praticá-la. Desta forma, é muito comum que nossos casais possuam muitos filhos, o que torna nossa sede sempre cheia de crianças e de muita alegria. E consideramos alegria ainda maior as vocações que tiveram e que continuam tendo origem na Montfort. É uma grande satisfação para nós podermos entregar nossos filhos para a Igreja Católica.

Famílias

Assim, foi um grande jubilo para nós a publicação do Motu Proprio “Summorum Pontificum” de Sua Santidade Bento XVI, em 7 de julho de 2007. A partir de então passamos a nos dedicar a difundir a Missa Gregoriana por todo o Brasil colaborando com todos aqueles que desejassem a Missa neste rito.Esta colaboração se estende a muitas atividades dentre as quais destacamos o ensino de latim, do gregoriano, confecção de livretos para acompanhamento da missa, aulas sobre o rito tridentino, obtenção de paramentos e do material litúrgico para os padres, conscientização dos padres sobre a importância de atender aos pedidos dos fiéis, organização de visitas de padres que já celebram o rito extraordinário para aqueles que desejam aprender este rito, etc.

Nosso trabalho acabou por sensibilizar muitos clérigos e atingiu praticamente todas as principais capitais do Brasil e várias cidades do Interior do Estado de São Paulo. Hoje podemos constatar que, colaboramos para a realização da maioria das Missas celebradas no rito Tridentino.