Doutrina

Autenticidade da Sagrada Escritura
PERGUNTA
Nome:
Gleide
Enviada em:
29/05/2004
Local:
BA,
Religião:
Católica
Idade:
34 anos
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
pedagoga

Olá!

 Tenho 34 anos e só dois de católica (fui batizada aos 32  anos). Por isso ainda tenho algumas dúvidas que considero  básicas. Uma delas diz respeito à autenticidade da Bíblia  Sagrada.

 Esta explicita que "Toda escritura é inspirada por Deus."
 Contudo, existe alguma comprovação de que esta citação foi de  fato extraída dos manuscrutos primitivos, ou seja das  Escrituras Sagradas, dos pergaminhos originais? Será que de  tanto passar por tantos tradutores, durante todos os tempos,  o conteúdo da bíblia não houve alguma alteração, conforme  afirmam os estudiosos da língua? A proibição da prática do  espiritismo é legítima?!!!

 Por favor, amigos, ajudem-me pois preciso fundamentar  racionalmente a fé que abracei com tanto amor, até porque N.

 Senhora é presente em minha vida desde o jardim de infância,  apesar de minha família não ser católica e condená-la.

 Cordialmente, 

Gleide.

RESPOSTA
Muito prezada Professora Gleide, salve Maria!

Sua carta me trouxe muita alegria por vir a conhecer sua conversão, obtida, certamente, por sua devoção a Nossa Senhora, extraordinariamente obtida desde a infância, apesar das dificuldades naturais de uma menina nascida em família protestante.

Que bom ver como Deus a ninguém abandona!

Deus Nosso Senhor nos revelou a Verdade através da Sagrada Escritura e da Tradição.

Se fosse possível que a Sagrada Escritura ou a Tradição se corrompessem, ou que fossem adulteradas, de nada teria adiantado a Revelação. Ora, Deus, que cuida até de alimentar os passarinhos, cuida muito mais de nosso alimento espiritual. Portanto, Deus não pode permitir que sua revelação se corrompa.

E, quando se encontraram os mais antigos manuscritos da Bíblia, se constatou que eles jamais sofreram alteração.

Ainda em meados do século XX, foram encontrados manuscritos em Qumran, no Mar Morto.

Entre esses textos, foram achadas as cópias mais antigas, por exemplo, do livro do Profeta Habacuc. E se verificou que o texto antigo era exatamente igual ao usado na Sagrada Escritura Católica.

Professora escreva-me sempre, que terei gosto em atendê-la.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.