Leitor pergunta sobre a Filosofia Perene
PERGUNTA
Enviada em:

Salve Maria!

Gostaria de saber como posso participar e ter acesso as aulas da Montfort, tenho muito interesse em saber mais a fundo sobre a Filosofia Perene, tenho varios amigos seminaristas que estão sendo doutrinados e voltado todo seus estudos encima da Filosofia. Gostaria de saber mais ate mesmo para ajudá-los se fosse como, eu mesmo estou dentro da Comunidade.

RESPOSTA
 Prezado Thiago

Salve Maria!

O Perenialismo afirma que em toda a religião "verdadeira", aquela que de algum modo se tornou universal, há uma filosofia comum que é salvífica. Essa filosofia também é conhecida como tradição, razão pelo qual eles se denominam tradicionalistas. Entretanto, esse tradicionalismo não tem qualquer relação com aqueles que defendem a Missa Tridentina. Essa salvação é alcançada por práticas mágicas esotéricas (ocultas) que é encontrada em cada uma dessas religiões e que deve ser conduzida por um "guru". A salvação seria alcançada através de um conhecimento irracional obtido nessas práticas e se daria por um auto-conhecimento. Temos assim, na doutrina perenialista uma característica muito importante da Gnose no pensamento perenialista.

Como na Igreja Católica não há práticas esotéricas, os perenialistas "conservadores" procuram encontrar uma conciliação. Assim, procuram identificar esse conhecimento mágico com o dom da sabedoria ou com a prática de místicos, como Santa Teresa,  identificando a salvação com uma procura interior de Deus na alma.

O perenialismo, portanto, contraria diretamente a doutrina da Igreja católica que afirma que fora da Igreja não há salvação.

No site Montfort temos artigos e videos relacionados a este tema:
http://www.montfort.org.br/bra/veritas/politica/carta_christiane_tonietto/

http://www.montfort.org.br/bra/veritas/politica/carta_christiane_tonietto_2/

Essas são duas cartas enviadas a deputada Chris Tonietto sobre o Perenialismo, pedindo a ela, que se apresenta como uma deputada que defende o catolicismo, que condenasse o Perenialismo. Até o presente momento não houve resposta para nenhuma das duas cartas. Creio que essas duas cartas são uma boa introdução para esse estudo.
Temos ainda dois vídeos em nosso canal do Youtube com o título: "Perenialismo os Gurus da Direita", parte 1 e 2 onde o pensamento perenialista é explicado em detalhes e demonstra como Olavo de Carvalho tem a doutrina perenialista.
Há ainda um terceiro video que trata do tema do conhecimento no Perenialismo, que como mencionei acima é uma parte fundamental desta doutrina.
Existe também uma live que foi realizada para tirar dúvidas sobre o Perenialismo. O título da Live é da "Aula 08 - Perenialismo 31/07/2019".

Para complementar esses estudos recomendo a leitura do artigo do Professor Orlando sobre a gnose em Olavo de Carvalho:

http://www.montfort.org.br/bra/cadernos/religiao/guenon/

Há também em nosso site um artigo sobre o modernismo de Olavo de Carvalho:
http://www.montfort.org.br/bra/veritas/religiao/modernismo_olavoc/

E por fim há um artigo sobre a influência de Olavo de Carvalho nos meios católicos

http://www.montfort.org.br/bra/veritas/religiao/direita_cismatica_profeta_olavo/

Bem, nestes artigos e vídeos há muito material de estudo.

Se você quiser poderíamos marcar um encontro pessoal ou uma pequena conferência. Para nós não há necessidade de um grande público.  Melhor poucas pessoas interessadas em estudar.

Reze por nós e se desejar volte a nos escrever com dúvidas sobre esse assunto ou sobre outros

Alberto Zucchi