Senhor, senhor, poque me abandonaste?
PERGUNTA
Nome:
Frank
Enviada em:
Local:
Brasília - DF,
Religião:
Católica
Idade:
28 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído

Salve Maria...

sua benção, sou catequista, na cidade de Aguas Lindas, estudo a vida de nossa senhora, primeira vez que entro nesta pagina, e minha pergunta e a seguinte: "Meu Deus, Meu Deus por que me abadonartes" venho estudando esta frase, que o Senhor disse na Cruz,notei tambem que existe um Salmo escrito antes, não lembro qual, agora no momento, que fala o mesmo sentido em que O Senhor falou. Logo, queria saber se o Senhor...gritou ou cantou o Salmo...obrigado por está atentos as duvidas de nós católicos, gosto muito dos argumentos que vc faz, pecebo que a Graça de Deus prepara suas respostas...que nossa Mãe Santissima, cubra-o com seu manto Sagrado...e interceda por tua luta evagelizadora do povo critão... abraço Paz e Bem!

RESPOSTA

Prezado Frank, salve Maria !

Permita-me, antes de tudo, adverti-lo de que não sou sacerdote e que, por isso, não posso dar benção nenhuma. Sou um simples leigo professor aposentado, que usa seus últimos dias para defender a Fé católica. É minha obrigação fazer isso, e não há do que me agradecer.

Muito obrigado por manifestar seu gosto por minha argumentação. Reze, peço-lhe, para que Deus me ajude a bem responder aos que me pedem.

A frase de Nosso Senhor na Cruz -- "Senhor, Senhor, por que me abandonaste" (Mt XXVI, 46) -- está no Salmo XXI, 2, que é o salmo que profetiza a morte de Jesus na Cruz.

O Evangelho de São Mateus afirma que Jesus disse essa frase "com voz forte", e não que a cantou.

Nessas palavras, ditas por Jesus "com voz forte", é manifestada a aflição de Nosso Senhor por se sentir -- como os pecadores dos quais Ele quis assumir a culpa -- como que abandado por Deus.

Este é um dos principais mistérios de nossa Fé: a Encarnação, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, mistério que está acima de toda compreensão humana.

Escreva-me sempre que tiver alguma dúvida, que, podendo, o ajudarei com prazer

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.