Outros temas

Cruz vergada
PERGUNTA
Enviada em:
Local:
Vila Velha -
Religião:
Católica
Idade:
16 anos
Escolaridade:
2.o grau em andamento

Caro prof. Orlando Fedeli!

Mais uma vez aqui estou, na minha ignorância, para lhe pedir que me responda uma dúvida.

A respeito da "famosa" cruz vergada, que já se tornou motivo de escândalo para os protestantes. Bem, certa vez entrei num site protestante, em que eles acusavam a nossa igreja de ser a Besta e o papa, o anti-cristo. E uma das razões de se acusar o papa de anti cristo é justamente esta cruz vergada que ele usa em seu cajado. Bem, dizem os hereges (leia-se blasfemadores) protestantes que esta cruz vergada era usada na Idade Média para ritos de magia. Eles chegaram ao absurdo de dizer: "Em breve vocês saberam quem é realmente o Papa J. Paulo II e a Igreja Católica", como se o papa e a Igreja fossem realmente o que eles pensam que são. Mas, sem demorar muito, eu lhe pergunto: Quando e porque se instituiu o uso deste símbolo (a cruz vergada) no cajado do papa?

Bem, e, se esta cruz realmente era usada para magia na idade média, há algum problema de se usá-la?

Obs: Os protestantes acusam os católicos de "crucificarem de novo" a Jesus por causa dos crucifixos (tanto os comuns, quanto este vergado do papa, que é o que eles mais odeiam), baseando-se (fora do contexto) em Hb 6:6.

Aguardo ansiosamente sua Resposta
Paz e bem!
Fábio

RESPOSTA

Muito prezado Fábio,
salve Maria.

A cruz atualmente usada pelo Papa foi feita por um escultor comunista, Manzu, e adotada por Paulo VI. É falso então que ela foi usada na Idade Média.

O que se pode dizer dela é que é de muito mau gosto, e feita em arte moderna, que é uma antiarte. Ela não tem significado maligno que os protestantes delirantes lhe atribuem.