Últimas Cartas

Quem é o maior santo: São João Batista ou São José?
PERGUNTA
Nome:
Aurélio Barreto
Enviada em:

Salve Maria, amigos!

Gostaria de esclarecer a seguinte dúvida: Diz-se que no Céu existe uma hierarquia baseada no quanto uma criatura amou a Deus. Sei que a criatura mais perfeita foi Nossa Senhora, portanto, ela está mais elevada por Deus no Reino dos Céus. Após Nossa Senhora, quem ocupa o lugar mais elevado? São João Batista, que Cristo afirmou ser o maior dentre os homens, São José, ou algum outro? Agradeço desde já pela resposta.

RESPOSTA
 Muito prezado Aurélio Barreto, salve Maria!

Em primeiro lugar é preciso dizer que a maioria dos santos sempre desaconselham travar esse tipo de disputa entre os santos, pois sempre mostra superficial e desnecessária. Todavia, considerarei esse seu questionamento como a busca de mais conhecimento para enriquecer ainda mais os motivos para glorificar o Glorioso Patriarca São José acima de todos os outros santos, somente abaixo do seu Divino Filho e da sua Imaculada esposa.

Começamos nossa resposta com as palavras do Papa Leão XIII:

"Certamente a dignidade da Mãe de Deus é tão alta que nada pôde ser criado acima dela. No entanto, como José foi unido à bem-aventurada Virgem pelo laço conjugal, não se pode duvidar que ele se tenha aproximado, mais do que ninguém, dessa dignidade supereminente pela qual a Mãe de Deus ultrapassa tanto todas as naturezas criadas. A união conjugal é, com efeito, a maior de todas; em razão de sua própria natureza, ela acompanha-se da comunicação reciproca dos bens dos dois esposos. Se, pois, Deus deu à Virgem José como esposo, certamente não somente o deu como apoio na vida, como testemunho de sua virgindade, guarda de sua honra, mas o fez também participar, pelo laço conjugal, da eminente dignidade que ela recebeu" (Leão XIII. Encíclica Quanquam pluries, 1899).

E também, compartilho com você os argumentos do eminente Cardeal Lepicier sobre assunto

“A Superioridade de São José sobre São João Batista

Primeiro, não é difícil demonstrar a superioridade de São José sobre São João Batista na ordem do mérito e da glória. A Igreja exalta o Precursor de Nosso Senhor, e com razão; porque, santificado no ventre materno, estava destinado a anunciar ao mundo e, por assim dizer, a apontar o Cristo Redentor. Porém, São João Batista não teve, como São José, o privilégio de viver no comércio mais familiar com Jesus, e de aprender de sua boca e de sua escola os segredos da vida espiritual. Ele viu o Salvador, mas de longe, chamando-O de Cordeiro de Deus; São José, ao contrário, carregou-o nos braços, chamando-o de filho e ouvindo-se chamado por ele pelo doce nome de Pai. Agora, sabemos que Jesus cumpriu todos os deveres da lei natural, incluindo o de amar os seus pais mais do que qualquer outra pessoa humana. Amou, portanto, São José com o amor mais intenso depois daquele que tinha por Maria, sua Mãe; por outro lado, o amor de Jesus é precisamente a fonte de toda graça e de toda glória.

Contra o que acabamos de dizer, da preeminência de São José sobre São João Batista, poder-se-ia objetar estas palavras de Nosso Senhor: “Em verdade, em verdade vos digo, entre os filhos das mulheres, não há ninguém que tenha surgiu maior que São João Batista. » Mas, se examinarmos cuidadosamente estas palavras, à luz do contexto, veremos que a intenção do Salvador não era comparar o Precursor com todos os homens em geral, caso contrário teríamos que concluir que Ele mesmo e sua santa Mãe eram inferiores a São João Batista. A comparação deve, portanto, ser feita expressamente com os Profetas do Antigo Testamento de que falava Nosso Senhor, na medida em que anunciavam o futuro Cristo, enquanto São João Baptista o anunciava como já presente, mostrando-o, por assim dizer, com o dedo .

Podemos dizer também que a comparação estabelecida por Nosso Senhor dizia respeito apenas aos vivos, e que, consequentemente, Sua intenção era não incluir, nesta comparação, pessoas já mortas. Ele quis nos ensinar esta grande verdade de que qualquer que seja a santidade de um homem nesta vida, a do último dos eleitos na glória supera, porque a santidade desta vida pode ser perdida, a da pátria, pelo contrário, é inaceitável. Nosso Senhor, portanto, quis dizer que o último dos eleitos na glória, ou na hierarquia celestial, vem antes dos justos que ocupam o primeiro lugar na hierarquia terrena. Esta interpretação é recomendada pelas palavras que se seguem: “Mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. »

Será necessário recorrer a outra interpretação que parece justificada pela palavra surrexit, usada no texto sagrado? Esta palavra pareceria, de facto, relacionar-se com o aspecto exterior da missão do Precursor, com a sua santificação no ventre da sua mãe, e com as circunstâncias maravilhosas que acompanharam o seu nascimento e a sua circuncisão, como a restauração da fala a Zacarias e a admiração do povo, coisas que não haviam sido verificadas no caso de nenhum outro profeta.

Concluamos, portanto, com os melhores autores, que não podemos tirar, das palavras de Nosso Senhor que acabamos de citar, qualquer argumento contra a superioridade, em glória, de São José sobre São João Batista”.

Esperando tê-lo ajudado, peço, por caridade, que reze pelo nosso apostolado e escreva-nos sempre que achar necessário.

In báculo Cruce et in virga Virgine,

Francis Mauro Rocha.