Anjos
PERGUNTA
Nome:
Ricardo
Enviada em:
Local:
Recife - PE,

Caro Orlando Fedeli,

a Bíblia relata várias aparições de anjos. Mas como é possível que seres espirituais se tornem visiveis? Com que corpo, que aparencia e que matéria eles apareceriam? Essas aparições bíblicas dos anjos devem ser levadas ao pé da letra ou com algum outro sentido?

Grato,
Ricardo
RESPOSTA

Prezado Ricardo, salve Maria.

Você coloca bem o problema: sendo os anjos seres puramente espirituais não são visíveis, como então a Sagrada Escritura fala de aparecimentos de anjos ?

Quando um anjo se faz visível aos olhos humanos é porque ele assumiu uma forma visível utilizando uma certa matéria, já que ele tem domínio sobre toda a matéria. Ou então, ele produz uma visão de uma imagem,
para que a pessoa com quem ele se comunica possa vê-lo.

Do primeiro caso - asumpção de uma materia -- você tem exemplo no livro de Tobias. Do segundo caso, há muitos outros exemplos na Escritura.

Jamais, porém, o ser angélico se torna realmente corporal.

Apesar disso todas as aparições de anjos narradas pela Sagrada Escritura devem ser acreditadas, pois são reais e verdadeiras, e não como ilusões, pois Deus não mente.