Nem tudo está na Bíblia
PERGUNTA
Nome:
Wilson
Enviada em:
Local:
Areado - MG, Brasil
Religião:
Católica

Reproduzo a seguir um questionamento protestante do qual não soube como responder por falta de argumentos.Espero através de vosso conhecimento a resposta a esta questão:

"Uma das desculpas que vemos os católicos usarem quando questionados sobre a base Bíblica, confiabilidade e apostolicidade da tradição oral da igreja catolica é que "Nem tudo está na Bíblia", sendo que eles mesmos querem usar a Bíblia pra provar o que não está nela.
Porque os católicos muitas vezes usam A BÍBLIA para querer provar o que NÃO ESTÁ NELA, se segundo eles próprios, NEM TUDO ESTÁ NA BÍBLIA?"

OBRIGADO
RESPOSTA
Prezado Wilson, Salve Maria,

Como a fé católica é integralmente coerente com a sagrada escritura, e não poderia ser diferente, é muito correto e verdadeiro demonstrar isso, inclusive aos protestantes. O próprio Jesus Cristo anuncia como será completada a instrução dos Apóstolos:

"Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas vós não as podeis compreender agora. Quando vier, porém, o Espírito de verdade, ele vos guiará no caminho da verdade integral, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e anunciar-vos-á as coisas que estão para vir." (Jo. XVI, 12-113).

Essa transmissão dos ensinamentos feita pelo Espírito Santo, que o próprio Cristo anunciou, chama-se tradição. Logo, há duas fontes de revelação: a sagrada escritura e a tradição.

E também no evangelho de São João, podemos ler:

Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever.” (Jo. XVI, 21-25).

Acima São João explica claramente que nem tudo está revelado na sagrada escritura, e o próprio Cristo anuncia como seria feito posteriormente a transmissão dos ensinamentos aos apóstolos ao longo dos séculos. Errado, como fazem os protestantes, é negar ou ignorar estes textos, da sagrada escritura. Essa ignorância, negação e até adulteração da bíblia, provém do princípio protestante do livre exame da mesma.

Facilmente em nossos dias podemos constatar as milhares de seitas, distorcendo assim a verdadeira doutrina de Cristo, que o livre exame causou.

Assim, fica demonstrado como a pergunta deste protestante é incoerente, sem sentido e descabida e como eles, os protestantes, negam justamente o que dizem somente seguir, a bíblia.

Para finalizar, uma pergunta aos protestantes: Se toda revelação estivesse somente nas escrituras, como eles erroneamente dizem, onde está definido na bíblia, quais são os livros que compõem a bíblia?

Esperando ter ajudado.

Regina Apostolorum, ora pro nobis.
Octávio Monteiro