Doutrina

Livre Arbítrio x Arbítrio Escravo
PERGUNTA
Nome:
Márcio
Enviada em:
00/00/0000
Religião:
Católica
Idade:
25 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído

A questão do livre arbítrio versus a questão nascido escravo de Lutero. Quem está certo e porquê?

Agradeço.

RESPOSTA

Prezado Márcio, salve Maria.
 
Quem está certa é a Igreja Católica, que tem a Cristo Deus por cabeça, e a que Ele prometeu assistência por todos os séculos.
 
A Igreja Católica defende a doutrina que Deus nos deu livre arbítrio, e é o que nos torna responsáveis por nossos atos. É também o que permite que sejamos premiados ou castigados, porque um ser sem liberdade não é responsável, e não pode ser nem premiado, nem castigado.

Lutero negou o livre arbítrio, a tal ponto, que escreveu um livro intitulado "O arbítrio escravo".
 
Calvino foi mais radical ainda na questão da predestinação, defendendo a tese de que Deus criaria os homens já destinados ou ao céu, ou ao inferno. É a doutrina da dupla predestinação, condenada pela Igreja, porque ela não só nega a liberdade humana e nossa responsabilidade, mas que inventa um Deus totalmente injusto, que cria alguns para a condenação e outros, sem liberdade, e sem mérito, para a salvação.

A Igreja Católica admite que Deus misericordiosamente elege alguns para se salvar, mas sem anular a sua liberdade, e dando a todos as graças suficientes para que cada um se salve. Só se perde quem quer se perder.
 
O fato de Deus conhecer  o futuro não nos tira a liberdade. Assim, por exemplo, se eu vejo um cego caminhando para um abismo eu sei que ele irá cair no abismo. Se eu o aviso  do abismo, mas ele insiste em continuar no caminho eu sei que ele cairá, mas ele não cairá por que eu sei, mas devido a sua obstinação. Assim age Deus conosco ele sabe o que faremos, mas isto não nos tira a liberdade.
 
Esperando tê-lo atendido,
 
In Iesu et Maria,
Fabiano Armellini.