Últimas Cartas

Mais um testemunho da Gnose absurda do Caminho Neocatecumenal
PERGUNTA
Nome:
Flok
Enviada em:

 Após muito ler no site da Montfort, prezados, também gostaria de relatar algumas coisas.

Eu participei do caminho neocatecumenal por 7 anos. Era salmista, participava das ""celebrações"" e eucaristias. Sabia da igreja, porém não conhecia essa realidade na qual fui inserida. Eu particularmente nunca gostei muito da ""forcação de barra"" que os catequistas tinham em exaltar a comunidade, pois as pessoas que realmente se importavam comigo eram 4 ou 3 das 30 pessoas. É uma pressão gigantesca.

Passado um tempo de caminho, sempre presenciei nas convivências (realizadas aos domingos) muitas pessoas que abriram suas vidas para a comunidade. Infelizmente, um padre que eu tinha como minha referência, uma vez, disse que era importante (preste atenção nisso) falar sobre seus pecados para os irmãos, pois essa escuridão seria iluminada pelo espírito e ajudaria a exorcizar esse pecado.

Eu nunca abri nada disso, até porque sabia que confissão é algo para ser feito com um padre, não com um bando de leigos. Mas algumas pessoas ali revelavam muito delas e de suas famílias.

Além disso, os catequistas fazem uma lavagem cerebral. Sim, isso mesmo. Uma lavagem cerebral e jogos psicológicos próprios de seitas. Frases como ""você foi escolhido para estar aqui"", ""foi dada uma graça a vocês que estão aqui dentro que os de fora não têm"". Tudo isso, meus irmãos, com o tempo, faz você sentir MEDO de sair. Por qual motivo? Por estar fora disso que é "tão bom"". Eu era nova, entrei com 15 anos (não que hoje seja muito velha, hoje tenho 23 rsrs) mas a cabeça do adolescente é bem mais fácil de ser induzida. Eu me sentia parte do caminho e era difícil sair.

Fiz o primeiro escrutínio, etapa que os catequistas te perguntam qual é a sua cruz. Você é OBRIGADO* a dizer que sua cruz é ALGUÉM. E eles não vão desistir enquanto vc nao contar da sua vida lá. Depois, dizem do apego ao dinheiro e propõem que vendamos nossos bens e demos aos pobres. Particularmente cobram um ""despojamento"" como dizem, do dinheiro, de forma perfeita, como se fóssemos monges com votos de pobreza. Eu gostaria de questionar algo:

Imagine que você é pai de família. Você trabalhou muitos anos para conseguir uma casa de 250mil e com o esforço do seu trabalho. Como homem, é seu dever ser o provedor e trazer segurança. De repente, catequistas te mandam vender sua casa pq ""Deus proverá"". Olha, eu acredito MUITO na providência divina. Mas Deus nunca falou ""seja imprudente que eu te ajudarei"". Entendo o apego aos bens, mas não a ponto de deixar sua família em risco. E grande observação: eu digo isso hoje que estou fora, mas se eu estivesse no caminho, eu teria um escrúpulo enorme em relação a isso. Acharia que estava sendo contra Deus. E é claro, jamais pensaria diferente. Ahh, não pense que quem diz que está em dúvidas com o caminho é acolhido, viu? Lá, os catequistas dirão que quem saiu do caminho foi porque ""julgou"" ou ""se achour melhor"".

Aliás, acho que meus escrúpulos surgiram no caminho. Tive uma época que me confessava 2x por semana por coisas banais, que nem eram pecados por medo. Como se Deus fosse um carrasco. Deus é pai.

Posso dizer que Deus colocou uma pessoa maravilhosa para me tirar dessa gnose: hoje, meu marido. Quando o conheci e começamos a namorar, ele me auxiliou demais nisso. Me mostrou que isso não era a Igreja.

O caminho te cobra muito por coisas ridíciulas como: faltar à celebração. Mass... pergunte para os membros do caminho quantas vezes a comunidade fez uma adoração? Eu participei 7 anos e NUNCA PRESENCIEI UMA ADORAÇÃO. NUNCA REZAMOS 1 TERÇO MARIANO EM COMUNIDADE.

Tem a desculpa que ""não chegamos na etapa da oração ainda"". A oração do povo do caminho são a liturgia das horas (quando rezam, pq alguns mal sabem o que é a liturgia das horas).

Não vou me estender mais, mas são diversos absurdos. Caros senhores, vos escrevo para dizer que eu rezo para que o caminho acabe. .

 Não caiam nas justificativas dos membros. Eu li diversas cartas deles no site da montfort. É sempre a mesma coisa e posso dizer mais? Eles falam o mesmo lá. Os mesmos questionamentos e as mesmas respostas. Sempre as justificativas horríveis das apostilas SECRETAS, SIM, SÃO SECRETAS E ISSO É INDISCUTÍVEL. Os catequistas: seres soberanos. E por aí vai.

E também digo que os membros do caminho o  defendem com tanto afinco, percebe? É porque, eu falando como ex membro,nós no caminho defendemos algo que nem nós mesmos sabemos o sentido, mas de tanto falarem aquilo na nossa cabeça, tomamos como verdade. É como eu falei, hoje que estou fora vejo quantos absurdos fui sujeitada. Para quem está lá dentro, não há diálogo.
RESPOSTA

Salve Maria, muito obrigado pelo seu tão oportuno testemunho para desmascará a seita gnóstica do Caminho Neocatecumenal.

In báculo Cruce et in virga Virgine,

Francis Mauro Rocha.