Livre arbítrio
PERGUNTA
Nome:
Robert
Enviada em:
Local:
Contagem - MG, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Professor

eu queria saber o que é livre arbitrio para o santo agostinho.
RESPOSTA

Muito prezado Professor Robert,
Salve Maria.

     Livre arbítrio é a faculdade dos seres inteligentes de poderem escolher o que querem fazer. Deus nos deu o livre arbítrio para poder nos premiar, porque quem não tem livre arbítrio não tem mérito e não pode ser premiado. Assim, a cadeira que vejo na sala em que estou não pode sair da sala. Mas ela, ficando onde está, não obedece, porque não é livre. Portanto, ela náo pode ser nem premiada e nem castigada.
     Deus querendo nos dar felicidade eterna, tinha que nos criar livres, para termos mérito, podendo ser premiados ou castigados. Muitos pensam que temos liberdade para escolher o mal. Não. Isso não é certo. Temos liberdade de escolher entre um bem maior ou outro menor. Se escolhemos o pecado, seremos punidos. Temos a possibilidade de escolher mal, e não o direito de escolher o pecado.
     Espero que tenha lhe explicado o que me pediu. Mas como o assunto é complexo, tendo outras dúvidas, escreva-me para que possa eu esclarecer ainda mais o que me pede.