Santíssima Trindade
PERGUNTA
Nome:
Marcelo
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP,

Na Bíblia, em GÊNESIS, há duas passagens em que Deus se refere a ele mesmo no plural. A primeira :

Capítulo 1, versículo 26 : Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança ;

A segunda :

Capítulo 3, versículo 22 : Então disse o Senhor Deus : Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal ; assim, para que não estenda a mão, e tome tambem da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.

A questão é a seguinte : considerando que ele não está se referindo à Santíssima Trindade (que é um conceito já do Novo Testamento), e que não está falando dos anjos porque ele não iria se referir a anjos, criações suas, como sendo seus iguais, A QUEM ele se refere quando fala NÓS, NOSSA IMAGEM, etc ? "NOSSA" quem, se ele estaria sozinho elaborando a Criação ?
RESPOSTA
Muito prezado Marcelo, salve Maria!

Deus, nas passagens que você citou, faz referência, sim, à Santíssima Trindade.

A Santíssima Trindade não é um conceito. Ela existiu eternamente. Ela só foi revelada no Novo Testamento, mas como sempre foi real, sempre existiu, nada mais lógico que, mesmo no Antigo testamento Deus fizesse alusões a ela.

Você repare que mesmo no relato da Criação, se diz que Deus criou pelo seu poder. Mas que criou pela sua Palavra, isto é, por meio do Filho ou Verbo de Deus. E se diz que o Espírito de Deus pairava sobre as águas (Gen. I, 2).

E em Isaias se diz que o profeta ouviu dois serafins cantando "Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus dos Exércitos" (Is. VI, 3), canto que chama Deus de três vezes santo, aludindo à Santíssima Trindade, e depois afirma que Deus é Senhor, no singular, para afirmar a Unidade divina.

Também a Bíblia conta que Abraão viu três anjos mas chamava os três de Senhor, no singular. (Gen. XVIII, 2-3).

Esperando tê-lo ajudado, me subscrevo atenciosamente

in Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.