Últimas Cartas

Cristo disse mesmo a palavra "Igreja" ao apóstolo Pedro?
PERGUNTA
Nome:
Edgar
Enviada em:

Bom dia Professor, Salve Maria.

Espero que estejas bem.

Conversando com uma pessoa  a respeito da Passagem do Evangelho de São Mateus, 16-16-19 em que Nosso Senhor cita a palavra Igreja: “Tu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha IGREJA” Esta pessoa me disse, que na verdade esta Palavra “Igreja” Não existe na tradução original dos Judeus. Que esta tradução é clara na Nossa Língua, em nosso entorno, mas não na Escritura de Fato.

Gostaria de saber,  se isso é Verdade?

Grato,

EDGAR

RESPOSTA

“κἀγὼ δέ σοι λέγω ὅτι σὺ εἶ πέτρος, καὶ ἐπὶ ταύτῃ τῇ πέτρᾳ οἰκοδομήσω μου τὴν ἐκκλησίαν, καὶ πύλαι ᾅδου οὐ κατισχύσουσιν αὐτῆς” (Mateus 16,18).

Muito prezado Edgar, salve Maria!

Normalmente os protestantes que trazem esse tipo de argumento nunca estudaram, de fato, sobre o assunto, são apenas papagaios repetidores dos seus pastores. Em primeiro lugar, a maior parte dos exegetas concordam que o original do Evangelho de São Mateus teria sido escrito em Grego e não em hebraico:

“Contudo, pesquisas atuais estimam que desde o início o texto foi escrito em grego, mesmo que certas partes tenham sido retiradas de textos hebraicos ou aramaicos” (John Nolland, Matthew, p. 2-4);

Para um autor como Elian Cuviller:

“esta hipótese de um Evangelho originalmente escrito em hebraico ou aramaico parece tanto mais perigosa quanto não há vestígios de uma versão “semítica”” (Élian Cuvillier, « L"Évangile selon Matthieu », in Daniel Marguerat (dir.), Introduction au Nouveau Testament : Son histoire, son écriture, sa théologie, p. 90, Labor et Fides, 2008).

Traduzo para você, do francês, um interessante estudo sobre o assunto:

“O Início das Assembleias Cristãs

(...) é portanto na tradição litúrgica judaica que se encontra a inspiração para a organização de reuniões ou assembleias litúrgicas cristãs; isto, incluindo o costume de proclamar ali as Escrituras, que, fenómeno muito geral na época ao nível de várias comunidades ou seitas, não cai, segundo alguns especialistas, no quadro litúrgico cristão. Certamente, no Evangelho de Mateus, vemos Jesus usando o termo “igreja” (Mt 16,18), a palavra existia e tinha um equivalente semítico traduzido na Septuaginta pela palavra grega pela qual foi traduzido o conceito judaico qahal, ekklesia, assembleia, e não uma organização, mas a reunião ou reunião do povo, em Atenas para exercer funções políticas cívicas, entre os judeus para organizar o serviço de Deus e a escuta das escrituras. Podemos concluir que a nossa tradução “igreja” designa sobretudo esta assembleia de crentes, antes de ser assimilada ao local ou local de reunião de oração ou culto e ainda à organização ou agrupamento de todas as comunidades cristãs que Paulo definiu como o Corpo de Cristo” (Mampuya-Muende, M. J. M. (2008). Contexte historique du christianisme et inculturation de la liturgie catholique: de la liturgie orientale aux rites africains (Tese de Doutorado, Université Nancy 2)..

E mesmo o Padres da Igreja mais antigos, ratificam essa interpretação da palavra Ekklesia (Igrejas) na passagem do Evangelho de São Mateus:

Tertuliano (155 - 230): “Se São Pedro tivesse ignorado alguma coisa, aquele a quem Cristo chamou a pedra sobre a qual iria edificar a sua Igreja, que iria receber as chaves do reino dos céus, com poder de desligar e de ligar, tanto na terra como no céu?” (De la prescription, XXII dans PL, 2/34).

Orígenes (185-254): “Vocês veem este grande fundamento da Igreja, esta rocha sólida sobre a qual Cristo fundou a sua Igreja. O que o Senhor disse a ele? Ele lhe disse: “Homem de fé, por que você duvidou?…” (Homilia V sur l’Exode n°4 dans PG, 12/329).

Santo Hipólito de Rome (165-235), discípulo de Santo Irineu de Lion: “Por este Espírito [Santo] Pedro pronunciou estas benditas palavras: ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.’ Por este Espírito a pedra da Igreja foi estabelecida» (Sur la Sainte Théophanie, IX).

São Cipriano (200-258): “E o próprio Senhor no Evangelho, vendo os discípulos abandoná-lo no meio do seu discurso, voltou-se para os Doze e disse-lhes: “Vocês também querem ir embora?” Pedro respondeu-lhe: «Senhor, para quem iremos: tu és quem tens a palavra da vida eterna, e nós acreditamos em ti e reconhecemos que tu és o Filho do Deus vivo». Pedro, sobre quem a Igreja foi construída , e em nome da Igreja, ele mostra que mesmo que uma multidão em revolta e que se recusa a obedecer se afastasse, a Igreja, no entanto, não se afasta de Cristo; mostra que a Igreja é para ele o povo unido ao seu pontífice e o rebanho próximo do pastor” (Carta 66, a Florentius, 8).

São Basílio (330-379): “A casa do Senhor, construída no alto dos montes, é a Igreja, segundo o sentimento do Apóstolo que diz: Devemos saber como devemos nos comportar na casa de Deus que é a Igreja do Deus vivo; seus fundamentos estão nos montes santos, pois está edificado sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas. Uma dessas montanhas era Pedro, sobre a qual o Senhor prometeu construir a sua Igreja. A alma do Beato Pedro foi chamada de pedra sublime porque tinha fortes raízes na fé e suportou constante e corajosamente os golpes que lhe foram infligidos pela provação” (Comentário do Livro de Isaías, II, 66)

Santo Ambrósio de Milão (340-397): “Onde está Pedro, aí está a Igreja. Onde está a Igreja não está a morte, mas a vida eterna” (Commentaire sur le Psaume 40, 19).

Santo Agostinho citando Santo Ambrósio de Milão: “Numa passagem eu disse do apóstolo São Pedro que a Igreja foi fundada sobre ele como sobre a pedra; este é o sentido celebrado pelo muito difundido hino do Beato Ambrósio nestes versos sobre o canto do galo: “Ante este canto, a pedra da Igreja apaga a sua culpa. Mas sei que muitas vezes, no seguimento, expliquei esta palavra do Senhor: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”, no sentido de que esta pedra é Aquele que Pedro confessou ao dizer: “Tu és o Cristo, Filho do Deus vivo [Mateus XVI, 18]; desta forma, Pedro, tirando o seu nome desta pedra, representava a pessoa da Igreja, que sobre ela está ressuscitada e que recebeu as chaves do reino dos céus» (Retratações, Livro 1, capítulo 21, n°1 em PL, 32/618).

São João Crisóstomo (346-407): “São Pedro disse: "Afasta-te de mim, porque sou pecador". E é por isso que ele se tornou o fundamento da Igreja. (Homilia 3 sobre Mateus I, 1 em PG, 57/38).

Santo Agostinho (354-430): “Nem daremos ouvidos àqueles que negam à Igreja o poder de perdoar todos os pecados. Também estes infelizes, não vendo a pedra em Pedro, não querendo acreditar que as chaves do reino dos céus foram entregues à Igreja, deixaram-na escapar-lhes das mãos» (Du combat chrétien, XXXI).

Ainda Santo Agostinho: “A autoridade de Cipriano não me assusta, porque a humildade de Cypriano me tranquiliza. Grande é sem dúvida a autoridade moral de Cipriano, bispo e mártir; mas a de Pedro, apóstolo e mártir, não é ainda maior? Falando deste príncipe dos Apóstolos, o mesmo Cipriano escreveu a Quinto: “Lembramos a discussão suscitada entre Pedro e Paulo sobre o tema da circuncisão; agora, Pedro, a quem o Senhor escolheu antes de todos os outros, e sobre quem edificou a sua Igreja” (Mt., XVI, 18), […] (Carta LXXI, a Quinto)? Tal é a passagem em que Cipriano, recordando o que aprendemos nas Sagradas Escrituras, nos mostra o apóstolo São Pedro, em quem brilha com tanto brilho o primado sobre os Apóstolos. […] Com efeito, quem poderia ignorar que este primado do apostolado conferia a São Pedro uma verdadeira preeminência sobre todo o episcopado? Contudo, se esquecermos o poder da jurisdição universal, para falar apenas da glória do martírio, aqui esta glória é comum a todos” (Sobre o Batismo: Contra os Donatistas, II, 2).

Prezado Edgar, poderíamos citar muitas outras passagens dos antigos padres da Igreja para confirmar essa mesma interpretação que sempre fez a Única Igreja de Cristo, mas para não ficar cansativo, ficamos por aqui.

Esperando tê-lo ajudado, peço, por caridade, que reze por nós, e que a Virgem Puríssima o proteja sempre, conte com nossa orações.

Escreva-nos sempre que achar necessário.

In báculo Cruce et in virga Virgine,

Francis Mauro.