Livros da Bíblia
PERGUNTA
Nome:
Denis
Enviada em:

Bom Dia a todos vc e que Deus te abencôe.
Gostaria de saber, porque foi criada e quando a biblia dos católicos apostólicos Romanos, pois gostaria de saber também qual a foi a primeira bíblia a ser ser criada
RESPOSTA

Prezado Denis,
Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Bíblia é uma só. Não há uma "Bíblia dos católicos". A Igreja recebeu os livros do Antigo Testamento da Sinagoga Judaica, e os livros do Novo Testamento foram escritos logo no primeiro século depois de Cristo pelos Evangelistas e pelos Apóstolos.
Desde o princípio a Igreja estabeleceu o Cânon dos livros inspirados seguindo a tradição judaica instituída na versão dos 70.
Durante mais de 1500 anos este cânon foi seguido. Lutero, para justificar suas doutrinas espúrias, repudiou alguns livros da Escritura, como por exemplo a Epístola de São Tiago.
Então, caberia perguntar desde quando a Bíblia protestante foi organizada. Essa Bíblia protestante, da qual se retiraram alguns livros que sempre foram aceitos pela Igreja, data do século XVI.

Atenciosamente,
Orlando Fedeli.