O que são dogmas?
PERGUNTA
Nome:
Marcelo
Enviada em:
Local:
Pindamonhanga - SP,
Religião:
Ateu
Idade:
30 anos
Escolaridade:
Pós-graduação concluída

Tenho uma dúvida e gostaria, se for possivel, que me esclarecessem : O que são dogmas, e porque eles existem, ou foram criado?
RESPOSTA
Prezado Marcelo, salve Maria.

Dogmas são verdades que Deus nos revelou e que a Igreja confirma como revelados, obrigando-nos a crer neles, porque Deus não pode errar, nem pode nos enganar.

É óbvio que Deus conhece verdades que estão acima de nossa capacidade de conhecimento, e verdades que só Ele conhece. Deus, bondosamente, nos revelou várias dessas verdades.

Quando a Igreja nos declara com infalibilidade que uma verdade é revelada por Deus, temos um dogma. Exemplos de dogmas revelados por Deus e proclamados pela Igreja são: a Unidade e Trindade de Deus, a encarnação do Verbo de Deus em Cristo, a infalibilidade papal, a Virgindade de Nossa Senhora, etc.