Solicitar Matrimônio no Rito Tridentino
PERGUNTA
Nome:
Sabrina
Enviada em:
Local:
MS, Brasil
Religião:
Católica

 Caríssimos irmãos e irmãs,
Salve Maria!

Me chamo Sabrina, resido em (x)-MS, tenho 19 anos. Sou noiva do Sr. César (x) também da mesma cidade que eu. Há algum tempo acompanhamos de longe a Montfort pelo site e canal no YouTube.
Venho por meio deste, pedir ajuda e conselhos em relação aos problemas que atualmente tenho lutado.
Gostaríamos de nos casar no Rito de Sempre, já somos acompanhados há 11 meses por sacerdotes da FSSPX em Campo Grande-MS.
Quando fomos marcar o casamento em nossa paróquia, marcamos uma reunião com o pároco, onde falamos que desejávamos casar no Rito Tridentino. Não expomos que o sacerdote que iria assistir o Matrimônio seria da FSSPX e ele já pediu para pedirmos ao bispo. Então assim o fizemos. O pedido fora feito de forma informal por minha mãe, que próxima do mesmo. A primeira resposta foi "sim", depois de alguns dias enviamos um pedido para que ele escrevesse sua aceitação e conhecimento da causa para entregar onde pudéssemos entregar ao pároco. Porém ele nos respondeu que não sabia de pedido algum feito por minha mãe. Então respondemos fazendo o pedido citanto o Motu Proprio. Porém a resposta foi "não".

O que deveria fazer neste caso? Marcar uma audiência formal e apresentar as documentações como: Motu Proprio, Carta de Licença dos padres da FSSPX para assistirem ao matrimônio de seus fiéis? Tem outros documentos que posso usar? Na carta dele encontramos alguns erros a qual não está no CDC.

Como agir nesse momento?

Aproveito para pedir orações e auxílio dos senhores.
Desde já, grata.

In Iesu et Mariae,
Sabrina

RESPOSTA
Caríssima Sabrina,
Salve Maria!

     Em primeiro lugar, parabéns pelo seu noivado e sobretudo pelo seu apreço à Missa Tridentina!

     Cremos que você está seguindo exatamente o procedimento traçado por Bento XVI, no Motu Proprio Summorum Pontificum, para obter a satisfação de seu direito de ter seu casamento celebrado no Rito Tridentino.
     Você começou pedindo a seu pároco, depois a seu Bispo, o qual primeiro autorizou verbalmente e depois recusou por escrito.
     Diante da negativa, convém exatamente pedir uma audiência para mostrar a ele toda a documentação que respalda seu pedido: o Motu Proprio Summorum Pontificum, a Instrução Universae Ecclesiae e o texto que autoriza os padres da FSSPX a celebrarem o casamento de seus fiéis. Tenha em mãos também sua própria documentação, para formalizar o pedido, se vocês forem - Deus o permita! - bem recebidos.
     Na audiência, procure mostrar ao Senhor Bispo que seu pedido nada tem de aberrante, visto que está fundamentado num direito várias vezes reconhecido pela atual legislação canônica. A medida admitindo nas igrejas diocesanas a celebração pelos sacerdotes da FSSPX dos casamentos de pessoas que seguem seu apostolado, aliás, foi apresentada como um gesto concreto pelo Ano da Misericórdia, concluído há pouco.
     Além disso, seu casamento seria a ocasião de aproximar da Diocese pessoas que não a frequentam habitualmente e isso se transformaria em uma oportunidade de evangelização.
     Se o Bispo se mantiver irredutível, mostre sua decepção, lembrando a ele que o Motu Proprio prevê o recurso a Roma, e que você conta que seu apelo terá como resposta a intervenção da Comissão Ecclesia Dei, em favor de seu pedido.
     Pedimos que nos mantenha informados sobre seu caso, porque ele nos interessa muito, visto que está próximo do trabalho que realizamos nas dioceses em favor da difusão da Missa Tridentina.

     Conte com nossa ajuda, em tudo que lhe for útil, para seu casamento e sua nova vida.

     Sem dúvida rezaremos por você! Não deixe de rezar também por nós!

In Jesu et Mariae,
Lucia Zucchi