Defesa da Fé

Citações do anti-sedevacantismo
PERGUNTA
Nome:
Raphael Coutinho
Enviada em:

 Salve Maria nossa Suserana !

Caro Alberto Zucchi, queria lhe pedir as citações dos livros e encíclicas, bulas e decretos que vão contra o sedevacantismo.
Desde já, agradeço!

Dai-nos virgem pura, Fé, Pureza e Bravura!

Atenciosamente.
Com minhas orações...

RESPOSTA
 Prezado Rafael

São muitas citações. Você deve ter visto que meu debate com o Frei Tiago durou duas horas. Então seria necessário especificar que ponto você gostaria.
Em todo o caso envio algumas citações sobre um ponto que julgo fundamental nesta discussão, que é o fato de que segundo os sedevacantistas a estrutura da Igreja, ou seja, a sua hierarquia desapareceu. Isto vai contra a indefictibilidade da Igreja, e portanto, é uma tese herética.
Mando ainda a citação da radiomensagem de Pio XII na qual ele apresenta e endossa a carta do Presidente americano Roosevelth e que é uma defesa clara e inequívoca do liberalismo e do ecumenismo. Portanto, se como afirmam os sedevacantistas, um papa não pode cometer um erro em matéria de doutrina Pio XII também não seria Papa, mas isto o sedevancantistas não podem admitir porque senão os "bispos" deles também não seriam bispos.

https://www.montfort.org.br/bra/veritas/igreja/gestacao/

Gestação de terremotos - MONTFORT

Gestação de terremotos Orlando Fedeli Ocorrendo os terremotos subitamente, o homem simples não imagina que eles são gestados durante séculos no ventre da Terra Assim, também, as grandes revoluções, embora irrompam em dias determinados, são resultados de uma preparação silenciosa, empreendida durante décadas, e, às vezes, durante séculos.

www.montfort.org.br

"Esta Igreja é também visível no sentido de que se pode discernir no meio de outras Igrejas que não são autênticas, pois Cristo a fundou para que dela façam parte os homens que a ela são chamados: se não se pudesse reconhecer esta Igreja distinguindo-a de outras sociedades religiosas, seu fundador a teria estabelecido em vão, e essa consequência é inconcebível quando se trata de Cristo" (Cardeal Billot).

"De fato, o texto sagrado do Novo Testamento não entende por este termo Igreja um grupo de indivíduos que não têm parentesco e que estão profundamente escondidos no meio da humanidade. Pelo contrário, a Escritura entende por isso uma unidade orgânica cujas partes estão ligadas entre si por laços que, quando unem os homens, são necessariamente visíveis: São Paulo fala de um “edifício bem ordenado que se eleva para formar um templo santo no Senhor" e de um "corpo coordenado e unido pelos laços de seus membros que se ajudam mutuamente" .

"De fato, o texto sagrado do Novo Testamento não entende por este termo Igreja um grupo de indivíduos que não têm parentesco e que estão profundamente escondidos no meio da humanidade. Pelo contrário, a Escritura entende por isso uma unidade orgânica cujas partes estão ligadas entre si por laços que, quando unem os homens, são necessariamente visíveis: São Paulo fala de um “edifício bem ordenado que se eleva para formar um templo santo no Senhor" (Ef 2;21) e de um "corpo coordenado e unido pelos laços de seus membros que se ajudam mutuamente (Ef 4,16)".

BILLOT, Cardinal Louis, s.j., L´Eglise 1 - Sa Divine Constitution Et Ses Notes, Tese 02, § 140, Pág. 111