Eventos Montfort

Sobre o congresso tema “A importância e o papel do apostolado leigo”
Montfort
 

No último dia 11/02 realizou-se no auditório do CCA, localizado ao lado da Basílica do Carmo o Congresso Montfort de 2023. Depois de dois anos realizado de forma virtual o Congresso voltou a sua tradicional forma presencial e foi realizado durante todo o dia.

Neste ano o Congresso teve como tema “A importância e o papel do apostolado leigo

No decorrer do Congresso foi citado algumas vezes o ensinamento Leão XIII na Carta encíclica “Sobre os deveres fundamentais dos cidadãos cristãos”, que ensina não só a necessidade, mas mesmo a obrigação do apostolado leigo

A todos os fiéis cristãos, principalmente àqueles que tem superioridade e obrigação de ensino, suplicamos pelas entranhas de Jesus Cristo, e em virtude da autoridade deste mesmo Senhor e Salvador nosso lhes ordenamos, que apliquem todo o seu zelo e trabalho em desviar esses erros e eliminá-los da luta da Igreja, e difundir a luz puríssima da nossa fé”.

No Congresso, com mais de 150 presentes dos mais variados locais do Brasil, teve destaque principal a palestra proferida por Dom Adair Guimarães, bispo de Formosa-PE que apresentou os pontos principais da alocução de Pio XII aos participantes do II Congresso Mundial do Apostolo dos Leigos em 5 de outubro de 1957.

Outro palestrante foi o padre Braulio Maria que apresentou alguns dos assuntos abordados no livro “A formação para o Apostolado” do Monsenhor Luís Civardi.

Ainda durante o congresso foi realizada uma mesa de debates onde se discutiu a participação do leigo no apostolado em diversos campos. A Professora Lucia Campos tratou do apostolado leigo e a educação, o Professor Celso Gubitoso abordou a questão do apostolado dentro da família e o Professor Mauro Rocha discorreu sobre o apoio que os leigos podem dar ao clero.

A palestra de abertura foi apresentada pelo Professor Alberto Zucchi que tratou dos dois erros no apostolado leigo, o primeiro a inercia e a omissão e o segundo a ação que procura substituir a ação dos clérigos.

                Impressionou a todos a grande participação dos presentes que além de muitas perguntas aproveitaram os intervalos para conversarem com os palestrantes.

 


    Para citar este texto:
"Sobre o congresso tema “A importância e o papel do apostolado leigo”"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/destaques/eventos/congressosp23/
Online, 18/04/2024 às 22:34:33h