Religião-Filosofia-História

ANTROPOTÉISMO A RELIGIÃO DO HOMEM – 2ª. TIRAGEM
Prof. Orlando Fedeli

Atendendo aos pedidos de muitos leitores, confeccionamos uma nova tiragem do Livro “Antropoteísmo – A Religião do Homem”, de autoria do Professor Orlando Fedeli, fundador e presidente da Montfort até a data de seu falecimento.

Trata-se de um livro de fundamental importância para todos aqueles que desejam ter uma visão de conjunto dos fundamentos doutrinários da crise do mundo atual, especialmente a crise religiosa.

Não é possível combater os erros modernos sem conhecer seus princípios. Umas das grandes dificuldades de se obter essa visão de conjunto está na multiplicidade das doutrinas e religiões que se opõem à doutrina católica, mas que, ao mesmo tempo, se digladiam entre si.

Partindo de uma análise metafísica, ou seja, analisando os princípios destas religiões, o Professor Orlando, com a profunda erudição que lhe é característica, demonstra que, na base de todos esses erros, encontram-se duas grandes correntes.

A primeira é o panteísmo, doutrina que considera que tudo, inclusive a matéria, é Deus. A segunda a gnose, que ao contrário, em quase todos os seus sistemas, condena a matéria como obra do maligno. Obviamente ambas estão erradas pois estão em oposição à visão católica do universo, a partir da analogia, conforme descrita por São Tomás de Aquino.

É a existência destas duas correntes que explica como, com a queda do marxismo, que muitos acreditavam ser a última etapa do processo revolucionário que visava a destruição da Igreja Católica, houve uma grande explosão do misticismo.

Marxismo e misticismo aparentemente têm princípios doutrinários opostos: como então um produz o outro? Como Frei Boff, defensor intransigente do marxismo e do materialismo, de repente, se transforma em um ardoroso adepto da ecologia? No livro, Professor Orlando explica como se dá este processo aparentemente contraditório. Essa passagem do materialismo para o misticismo não é um progresso de virtude ou de conhecimento, pelo contrário, é um aprofundamento no erro daqueles que acreditam e praticam a “religião do homem”.

Assim, depois que o materialismo pareceu ter triunfado, o horóscopo, tarot, homeopatia, alquimia, o ocultismo, o esoterismo, e todos os tipos de superstição se alastram. A chamada “filosofia perene” da direita mística, que propõe atingir a Deus através de um conhecimento místico e mágico, ganha adeptos em todo o mundo.

No campo religioso, ocorreu a passagem da Teologia da Libertação para o Carismatismo, o que de forma alguma pode ser considerado um progresso espiritual, pelo contrário, pois ambos são apenas dois aspectos de um mesmo e profundo erro metafísico.

É a confusão e o aparente conflito entre panteísmo e gnose, que permite que cada um desses erros se apresente como a correção do erro oposto, levando muitos católicos ao engano.

O trabalho do Professor Orlando, que agora voltamos a divulgar, explica, esclarece e previne contra ambos os erros destas duas correntes: o panteísmo e a gnose.

O livro pode ser adquirido através da livraria Montfort, cujo endereço eletrônico é:

https://www.livrariamontfort.com.br/


    Para citar este texto:
"ANTROPOTÉISMO A RELIGIÃO DO HOMEM – 2ª. TIRAGEM"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/cadernos/religiao/antropoteismo2/
Online, 20/04/2024 às 03:55:52h