Qual é o problema da colegialidade?
PERGUNTA
Nome:
Oscar Nascimento Oliveira Júnior
Enviada em:
Local:
Salvador - BA, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Estudante

Paz e bem
Obrigado pela resposta a pergunta sobre a relação da Ireja Universal e as Igrejas Particulares.

Um fragmento da resposta é o seguinte:
Essa idéia de “igrejas locais” ou particulares foi exacerbada no Vaticano II para combater o primado do Papa e difundir o erro da colegialidade. O que agradava aos protestantes e aos cismáticos orientais.

A dúvida é sobre a Colegialidade, o erro é toda e qualquer colegialidade ou os protestantes, ortodoxos e a Teologia da Libertação deturparam a colegialidade?

RESPOSTA

Muito prezado Oscar, salve Maria.

     A doutrina da colegialidade afirma que Cristo deu o supremo poder ao colégio apostólico e não só a São Pedro. O que é absolutamente falso. O supremo poder na Igreja foi dado por Jesus Cristo Nosso Senhor apenas e exclusivamente a São Pedro como chefe de todos os Apóstolos.
     A colegialidade transforma a Igreja, de monarquia em aristocracia, e até numa democracia. Daí a desordem atual, porque os Bispos não obedecem mais ao Papa. E daí a colegialidae nas dioceses tornar os padres rebeldes aos Bispos, e nas paróquias reinar a plena democracia, isto é, a anarquia.