Dízimo
PERGUNTA
Nome:
Antonio
Enviada em:
Local:
Umuarama - PR,
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau concluído

Salve Maria!

Se posso ver a distância é porque estou em ombros de gigantes.

Orlando Fidele venho lendo seus artigos e posso dizer que me identifiquei muito com seu modo de responder as questões .

Mao te conheco pessalmente mas suas idéias me facinam.

Espero que entenda não sou bom com as palavras tenho um vocabulario muito limitado só que estou me esforçando para melhora-lo, me perdoe se não for claro ainda sou muito confuso, tenho dificuldades de me espressar e espero sua compreensão, mas se estiver errado aceito sua correção.

Tenho tido duvidas sobre a questao do dizimo ja que nao encontrei esplicacoes claras ou de forma que posso compreende-las, venho lhe perguntar.

1- O DIZIMO E OBRIGATORIO
2- REALMENTE EXISTE UMA PROMESSA DO DIZIMO DE DEUS PARA CONOSCO
3- ODIZIMO E UMA PARCELA ESPECIFICA
4- O QUE DIZER PARA MINHA IRMA QUE ACREDITA QUE DANDO O DIZIMO VAI RECEBER UMA RECOMPENSA DE DEUS,ISSO E VERDADE.
5- QUE HISTORIA E ESSA DO DIZIMO QUE FALA NO ANTIGO TESTAMENTO EM SER UMA DIVIDA DO POVO ELEITO(NESTA PERGUNTA ESTOU BEM CONFUSO)

Na espectativa de receber sua resposta, aguardo ansioso.
Que a graça de DEUS e a serenidade de Maria esteja sempre com voce.

Influenciados pelas coisas que não aprendemos hoje nas entranhas da vida, muitos sofrem por não saberem chorar o que perderam nos sonhos dos dias.

De alguém que lhe admira muito pela sua sinceridade e verdades.

ANTONIO CARLOS FESTA.

RESPOSTA

Prezado Antonio Carlos,
Salve Maria.

Muito obrigado por seu apoio tão generoso. Que Deus o recompense.

Vou diretamente à resposta para sua dúvida a respeito do dízimo.

O mandamento da Igreja nos manda "pagar o dízimo segundo o costume". Ora, no Brasil, o costume sempre foi -- e com a permissão da Igreja -- cada um pagar o que pode, quando pode, como pode.

Nunca foi obrigatório, pela lei da Igreja no Brasil, pagar a décima parte do que se ganha. A Igreja permitiu que isso fosse assim no Brasil, considerando a pobreza do povo católico.

Assim sendo, o senhor deve dar uma esmola na Igreja, quando puder e quanto puder, não sendo necessário que seja a décima parte de seu salário.

É claro que Deus nos recompensa por todo o bem que fazemos. Mas o que pensam os protestantes, que Deus recompensa nossas esmolas e dízimo com riquezas, é falso.

Quem desse esmolas para ficar rico, não teria dado nada: estaria praticando um negócio.

Deus nos recompensa espiritualmente mais do que materialmente. A graça vale mais do que qualquer riqueza.

Que Deus o guarde sempre na fé, é o que lhe desejo

in Corde Jesu, semper,