Família: dom de Deus
PERGUNTA
Nome:
Rosirene
Enviada em:

Olá,gostaria de saber a posição da igreja em relação a família,como sendo um dom de Deus ou produção independente.
Desde já, o meu agradecimento

RESPOSTA

Prezada Rosirene, salve Maria.

Sua pergunta se a família vem de Deus ou se é "uma produção independente", é claro que pretende saber se a família é uma instituição artificial, humana, ou algo instituído pelo próprio Deus ao criar a natureza humana.
Evidentemente, a família é uma instituição natural. Ela provém então do próprio Deus que criou, na natureza, o homem e a mulher para procriarem.
Isso está no Gênesis.

Não foram as leis humanas que fizeram o homem e a mulher com órgãos reprodutores complementares. Foi Deus que os fez assim.
Assim como o homem e a mulher unindo-se geram os filhos da carne, assim Cristo e a Igreja, sua única Esposa, geram os filhos de Deus. E assim como Cristo não pode separar-se de sua Igreja, assim o homem não pode separar-se de sua mulher. De onde se vê que o casamento é indissolúvel, e que o divórcio é condenável.
Também como Cristo tem uma só Igreja, o homem só pode ter uma só esposa.
Você vê que tudo isso mostra a relação do casamento com a união de Cristo com sua única Igreja.

Esperando tê-la atendido, despeço-me atenciosamente

in Corde Jesu, semper,