Mistérios
PERGUNTA
Nome:
Diarone
Enviada em:
Local:
Caxias do Sul - RS,

Sou estudante da Bíblia e procuro a cada dia ler um trecho específico para ter um melhor entendimento dos sagrados ensinos. Entretanto, algumas coisas eu não consigo entender, por exemplo, a Trindade. No Livro de São João 1:1 diz que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus e os tres são uma só pessoa. Sinceramente, eu não posso entnder como tres pessoas possam estar numa só.

Outro ponto intrigante com respeito a Trindade é: se o Pai, o Filho (Jesus) e o Espírito Santo são uma só pessoa, quando Jesus esteve morto por tres dias, quem o rescussitou ??? Não é intrigante isso ?

Qual o nome do Pai ? (O filho é Jesus) Agradeço a sua ajuda para ampliar os meus conhecimentos bíblicos.
RESPOSTA
Prezado Diarone, salve Maria.

Claro que o senhor não pode compreender que três pessoas sejam um só Deus: este é o mistério da Santíssima Trindade. E nenhum mistério pode ser entendido pelo homem.

Que são mistérios?

Chamam-se mistérios as verdades reveladas por Deus -- que não pode nem errar, nem mentir -- e que estão acima da inteligência humana.

Nossa inteligência é finita. É limitada. Deus é infinito e tem uma inteligência infinita. Ele conhece verdades que estão acima de nossa capacidade natural. Se Ele nos revela uma dessas verdades, é claro que devemos aceitá-las, mesmo que não a entendamos.

Assim como os alunos do primeiro ano de um curso primário, ouvem seu professor dizer-lhes que as coisas são feitas de pequenos corpúsculos, invisíveis a olho nu, chamados átomos, com um núcleo e pequenas partículas ainda menores ao redor desse núcleo, e eles acreditam, embora não entendam, porque sabem que o professor sabe muito mais que eles, assim também nós sabemos que Deus sabe mais que nós, e que não quer nos enganar, não pode se enganar, e não pode mentir. Nós, então, acreditamos no que Deus nos revelou.

Embora não consigamos entender como o Pai, o Filho, e o Espírito Santo, sendo três Pessoas iguais e distintas, formem um só Deus, tendo uma só substância, podemos, sim, entender que isso não é absurdo.

Você imagine um triângulo de três lados iguais, e três ângulos iguais: os ângulos P. F e Es.

Nesse triângulo o ângulo P abarca todo o triângulo. O ângulo F também abrange todo o triângulo. E o ângulo Es igualmente contém em seus lados o triângulo inteiro. Os três ângulos são iguais e abarcam o triângulo todo. Mas não são três triângulos: são um só triângulo. De modo semelhante -- não igual -- o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três Pessoas distintas em um só Deus.

Você poderá encontrar uma explicação mais profunda dessa questão num trabalho que escrevi, no site Montfort, sobre as
Processões em Deus, resumindo e explicando em termos mais acessíveis o que São Tomás de Aquino expõe sobre essa questão, na Suma Teológica.

Jesus é o nome do Filho de Deus encarnado. A sabedoria de Deus, o Verbo ou Filho de Deus, encarnou-se, tornou-se homem, tendo então duas naturezas: uma divina e outra humana, em uma só Pessoa, a do Filho, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Jesus Cristo é nome do Filho de Deus encarnado. Esse é o Mistério da Encarnação.

Lembre-se, então, que ter compreensão dos Mistérios que Deus nos revelou é impossível para o homem que tem inteligência finita. Devemos reconhecer essa limitação e aceitar humildemente o que Deus, Infinito e Bom, nos revelou. Isso é que exige a Fé. É nisso que consiste a Fé: crer naquilo tudo que Deus nos revelou, e Igreja confirmou.

Que Deus lhe conceda a graça da Fé, é o que lhe desejo,

in Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.