Filosofia

Ordenar Por:

    Cadernos

  • O Iluminismo - Trevas na época das luzes

    Hoje o subjetivismo triunfa. Os princípios da Revolução Francesa, filha do Iluminismo, espalharam-se por todo o mundo, com todas suas lastimáveis conseqüências. O subjetivismo triunfa hoje porque o ceticismo venceu no século XVIII, e a vitória do ceticismo é o triunfo do espírito moderno, que ao repudiar a luz do conhecimento lançou o mundo nas mais profundas trevas.

  • Cartas

  • Dúvida de um trecho de um livro de Miguel Reale

    Análise de um trecho do livro de Miguel Reale, "Introdução à Filosofia"

  • A Verdade eterna, escondida nas catacumbas dos seminários

    "Conheço seminaristas, padres e irmãos da congregação em que estive que muito admiram o trabalho da Montfort e, embora não se comuniquem com a associação a auxiliam com suas orações. Por isso, ouso dizer-lhe: ânimo! Muitos membros dos seminários e até mesmo clérigos lêem muita coisa do que se publica no site da Montfort e as utilizam. Um de meus professores no seminário era assíduo leitor e nos indicava sempre..."

  • Missa de Páscoa torna-se Missa pelos Sem-Terra

    "Com a conivência do pároco, durante a celebração [de Páscoa] houve uma espécie de procissão com integrantes do MST, com cada membro carregando cruzes simbolizando os 19 mortos e um monte de bandeiras do MST e cartazes com fotos de 1996 dos Sem-terras mortos já dentro do caixão."

  • ...fiquei sem palavras!

    "Fiquei impressionado com sua resposta a alguém que lhe perguntava o que o Sr. fazia na Igreja ... poucas vêzes vi tanta coragem e segurança na fé! Apesar de, com certeza, não concordar com algumas idéias de sua lavra, fquei feliz. Muito feliz!"

  • Parabéns pelo "Espaço do Leitor"

    "Sempre acompanho as atualizações da sessão “cartas do leitor” , gostaria primeira mente de elogiar essa sessão, mesmo não sendo tão conhecedor de sites, acredito que nenhum outro responda com tanta presteza como vcs fazem ..."

  • Agradeço a Deus por me fazer conhecer a Montfort

    "ACHO PERFEITO, CORRETO, O MODO CONTUNDENTE COMO VOCÊS ABORDAM OS ASSUNTOS E A MANEIRA "DURA" E SEM "AGRADOS" COM QUE RESPONDEM ÀS DÚVIDAS DOS LEITORES"

  • Águia da Montfort

    "qual o significado da águia usado como símbolo da associação no site?"

  • Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney

    "Escrevo para que o Sr. me fale um pouco da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney. Li no site deles alguns textos, mas nao consegui entender muito bem o tipo de instituição que eles sao. Eles ainda rezam a missa Tridentina?"

  • Arautos do Evangelho e Reino de Maria

    "o sr. João Scognamiglio Clá Dias disse que de 2005 não passava, passou"

  • Achados de fósseis intermediários evidenciam a evolução

    "A descoberta de esqueletos de baleias evidencia a evolução da espécie de animal semi-aquático com pés para o ser aquático que conhecemos hoje, descendentes dos Basilosaurus."

  • Deus, bondade absoluta

    "como se pode interpretar a passam biblica onde Jesus diz: « porque me chamas bom mestre bom é um só Deus» ."

  • Participação dos camponeses na vida da Igreja na Idade Média

    "segundo minha professora as mulheres não teriam, espaço na Igreja, por isso faziam parte de grupos "evangélicos" heréticos ó único espaço concedido a smulheres seria ficar enclausuradas nos mosteiros."

  • São Tomás de Aquino e Aristóteles

    "Eu não entendi muito bem quando responderam a um tópico dizendo que São Tomás de Aquino "filtrou" a obra de Aristóteles e também como Aquino consegue separar a Teologia da Filosofia em seus estudos"

  • Origem dos hebreus

    "quando os filhos de Israel passam a se chamar Hebreus, e quando os filhos de Judá (os judeus) passam a representar todo o Povo escolhido?"

  • Conversão de ex-protestante

    "gostaria de pedir desculpas pelo e-mail mal-criado que lhe mandei. (Cristão x Catolicismo do mal). Eu infelizmente estava nas trevas, quando o mandei. Porém, a leitura diária do site tocou meu coração. Reze cada vez mais pela minha total conversão à Igreja de Cristo (católica)."

  • Antigamente, os tolos calavam-se...

    "O "achismo" vem se reivindicando como a nova religião do século 21 para em seguida monstrar a sua verdadeira e maléfica face que é a tirania de se ter opinião pra tudo!"

  • A "tolerância" religiosa do Islamismo

    "Um afegão que se converteu do islamismo para o cristianismo - o que é considerado um crime pela lei islâmica (sharia) -, está sendo processado por um tribunal de Cabul e pode ser condenado à morte."

  • É lícito a uma Universidade praticar o proselitismo?

    "Sou católica e sinto-me discriminada com as práticas da UNEB em tentar fazer do Candomblé a religião oficial da Bahia e da própria Universidade"

  • RCC quer mandar fogo na igreja para queimar as batinas!

    "temos e q mandar fogo na igreja, derramar a shekinah para quebrantar os coracoes e queimar as batinas....a rcc ja tomou tudo!! vc sso atrapalaham, suas mumias"

  • XI Encontro Nacional de Presbíteros - carta à Dom Murilo Krieger

    "Dom Murilo, para onde está caminhando a Igreja no Brasil? Há um cisma informal, mas muito evidente, entre determinados setores da Igreja no Brasil e a Santa Sé."

  • Recado de um amigo de Satanás

    "querem fazer uma coisa pro bem da humanidade ........tira esse site do ar...."

  • Vocação dos apóstolos S. Pedro e Sto. André

    "Jesus chamou os dois enquanto pescavam ou André seguiu Jesus e depois levou Simão até Ele?"

  • Colonização portuguesa

    "Teve a colonização algum valor positivo no âmbito espiritual sobre os colonizados ? Qual é a visão da Igreja quanto a Colonização ?"

  • Validade dos sacramentos ministrados pela Fraternidade Sacerdotal São Pio X

    "em conversa com um padre aqui da minha cidade, ele afirmou que "esses padres são excomungados" e que o batismo da minha filha não tem validade. Como resolvo essa questão?"

  • Parabéns

    "Apesar de não conhece-lo pessoalmente o imagino um senhor que adoraria conversar e ter como meu professor. me enche de entusiásmo quando leio suas respostas aos leitores e isso me faz perceber o quanto devo estudar e buscar conhecer a Igreja para que eu não seja mais um a causar tanto sofrimento ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria."

  • Feudalismo e livre iniciativa

    "O senhor Fedelli afirma que a Igreja sempre defendeu a livre iniciativa, um servo da Idade Média desfrutava de livre iniciativa?"

  • Que Deus o recompense!

    "Gostaria de agradecê-lo por confirmar a fé eterna e imutável da santa Mãe Igreja!"

  • Pena de morte, solução ou problema?

    "A ideia de pena alternativa nao confere uma fragilidade a lei penal? Como recuperar um criminoso como o maníaco do parque?"

  • Descendência da Virgem x Descendência da serpente

    "Colocarei inimizades entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. E ela mesma te esmagará a cabeça" (Gen. III, 15).

  • Elogios a equipe Montfort

    "gosto muito dos temas abordados aqui, mesmo sendo Protestante, gosto de ler tudo que é publicado no site"

  • Ofensas sem preconceito

    "Gostaria de manifestar o meu mais profundo sentimento pelo senhor: DESPREZO"

  • Bibliografia para estudo da Idade Média

    "Queria algum de vocês me indicassem livros que toquem em certo assuntos como a velha história da Igreja esconder o conhecimento, ou tentar manter o povo na miséria, que a Igreja forjou uma "ideologia"(segundo historiadorizinhos marxistas) simplesmente para enriquecer e explorar o povo"

  • Consentimento dos pais no Batismo de crianças

    "podemos agendar um batismo de uma criança sem o consentimento de um dos pais? Como escolher os padrinhos?"

  • Vocês, católicos, são uma raça de víboras!

    "vcs catolicos sao uma raça de viboras que mentem e se fingem de coitados vcs sao o opio do povo por isso n acredito em nem uma religiao pois ja vi se cometerem as maiores barbares contra o proximo por causa dessa religiao"

  • Sugestões para o estudo de filosofia e teologia

    "pediria humildemente que se possível me dessem alguns conselhos sobre quais livros devia ler sobre Filosofia Católica, Teologia Católica, e tudo que pudesse ajudar para que me tornasse um Sacerdote de verdade"

  • Cristo a favor do ecumenismo?

    "os Apóstolos querem proibir alguém de pregar e expulsar demônios em nome de Jesus porque "não estava com eles" (Cristo e Apóstolos, i.e. a Igreja). Jesus lhes proibiu de proibir. "

  • Nietzsche, uma ameaça para a Igreja?

    "qual a sua oipinião a respeito de nietzsche e seus escritos e até onde isso pode ameaçar a igreja católica???"

  • Carta-protesto contra a profanação em Salvador

    "sou seu FIDELÍSSIMO LEITOR E ADMIRADOR. Gostaria muito de ser seu aluno, e de partilhar com o senhor a mensagem que enviei HOJE a DOM ODILO, Secretário Geral da CNBB."

  • Sócrates, Platão e Aristóteles

    "ALÉM DE SÓCRATES, QUAIS OUTROS FILÓSOFOS (E SEUS RESPECTIVOS TRABALHOS) MERECEM SER LIDOS PELOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS DE TODO O MUNDO?"

  • A volta para Casa

    "criei coragem e vou contar como foi a minha volta para a Casa do Pai depois de quase 40 anos distante de Deus."

  • Canção Nova omite raiz protestante da RCC

    ´Logo depois do batismo no espirito, nos (RCC) recebemos uma grande ajuda dos nossos irmaos e irmas de outras denominacoes protestantes; dos quais ja vinham caminhando no espirito por muito tempo.`

  • Cruz de Caravaca

    "a cruz de Caravaca é verdadeiramente cristã? Um católico pode usá-la como um sacramental? Ou é apenas um amuleto ou talismã pagão usado em feitiçarias?"

  • Imoralidade e pecado

    "A falta de Deus no coração é a causa de tanto desamor. A humanidade tornou-se dependente do materialismo e só vive para o material e raramente para o espiritual."

  • Igreja invisível

    "sem negar que a Igreja seja visível e objetiva pode-se falar em igreja invisível"

  • Heresias nas visões de Anna Catharina Emmerich

    "Lendo topicos nesse site vi que os relatos de Anna Catharina Emmerich sobre suas visões contém distúrbios com a doutrina. Quais são essas heresias?"

  • Filosofia do catolicismo

    Referências bibliográficas sobre a filosofia do catolicismo.

  • Tradicionalismo e Subjetivismo

    Gostaria de saber o que significa "tradicionalismo" e "subjetivismo".

  • Macumba

    "venho perguntar à vcs sobre a veracidade de trabalhos de macumba para se conseguir algum objetivo. Isso existe mesmo ou não se passa de lenda"?

  • Diálogo com os mortos

    Entrevista enviada por leitora sobre contato com os mortos deixa dúvidas sobre autenticidade

  • Faltam Padres

    "nem todas as Paróquias tem numero suficiente de padres para fazer a distribuição da eucaristia aos fiéis"

  • Multimidia

  • Relações entre política e filosofia - uma questão do medo na pandemia atual - Parte 01

    Pandemia de coronavírus - covid-19 e a situação mundial.

  • Relações entre política e filosofia - uma questão do medo na pandemia atual - Parte 02

    Pandemia de coronavírus - covid-19 e a situação mundial.

  • Os Preâmbulos da Fé

    Estudo dos fundamentos da fé, pelos quais se busca melhor conhecê-la e defendê-la, através da adesão racional às verdades católicas.

  • As provas da existência de Deus

    O Professor Orlando expõe como é possivel através da razão natural chegar as provas da existência de Deus se baseando nos argumentos de Santo Tomas de Aquino.

  • O problema da verdade: refutação do subjetivismo e do relativismo

    O Professor Orlando responde a perguntas e apresenta as definições da verdade.

  • Artigos

  • Resposta da Montfort a análise do Olavo de Carvalho

    Comentários de Olavo de Carvalho sobre a Montfort no Facebook.

  • Duns Scot: o ancestral da modernidade

    Este artigo mostra como a filosofia de Duns Scoto, contrariando a filosofia de São Tomás abriu as portas para todos os erros da Modernidade, especialmente para a filosofia modernista de Maurice Blondel e a abstrusa Fenomenologia de Husserl que tanto influiu no Concílio Vaticano II

  • O Inferno aggiornato de Andres Torres Queiruga e Dom Redovino Rizzardo, Bispo de Dourados-MS

    Eder Silva “Se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado”  (Gálatas 1, 9). Introdução   No epílogo de sua Primeira Epístola a Timóteo, Bispo de Éfeso, escreveu São Paulo: “Ó Timóteo, guarda o depósito (da fé), evitando as novidades profanas de palavras, e as contradições duma ciência de falso nome, professando a […]

  • Fé e Razão: Distinguir para unir

       “Benedicite omnia opera Domini Domino,laudate et super exaltate eum in saecula”<1>(Dan 3, 57). O Espírito Santo nos lembra, pela boca dos três jovens na fornalha, do livro do profeta Daniel, duas verdades elementares: nós somos obra do Senhor e devemos louvá-lo para sempre.  Na linguagem filosófica, se diz que Deus é nossa causa eficiente, […]

  • Tristeza Moderna e a Acídia Medieval. Parte 2: O Fundamento da Felicidade

    Aproximação entre a tristeza, descrita na Filosofia moderna, e o vício da acídia, estudado pela Escolástica, que se opõem ambos à busca da felicidade.  Este artigo é uma continuação de Tristeza Moderna e Acídia Medieval, parte 1: Caracterização do Problema Título do Artigo: “Tristeza Moderna e a Acídia Medieval”   Parte 2: O Fundamento da Felicidade     “Porque […]

  • A filosofia de São Tomás de Aquino nos prólogos dos comentários a Aristóteles

      "'Façamos o homem a nossa imagem e semelhança': Como todo agente produz algo semelhante a si mesmo enquanto agente, se cada um age segundo sua forma, é necessário que no efeito haja uma semelhança com a forma do agente." São Tomás de Aquino   Publicamos hoje um trabalho que, embora de caráter acadêmico, e, portanto […]