História

Colonização portuguesa
PERGUNTA
Nome:
Moreno Dias
Enviada em:
Local:
Luanda - Brasil
Religião:
Católica

Bom dia Caros Amigos da Montfort.

Que a graça de Deus continue convosco.
Por favor, gostaria que me ilucidassem nas seguintes Questões:
- Teve a colonização algum valor positivo no âmbito espiritual sobre os colonizados ?
- Teria sido a colonização um proposito divino ?
- Qual é a visão da Igreja quanto a Colonização ?
- Estão voces de acordo, que Africa foi Colonizada atraves do Cristianismo ?

Agradeço desde ja pela vossa ajuda, Deus vos guarde.
RESPOSTA

Muito prezado  Moreno,
Salve Maria.

    Para bem compreender a colonização portuguesa e o bem que ela fez, peço-lhe que leia, no site Montfort, o trabalho Vocação do Brasil, que você poderia trocar para Vocação de Angola.
     Nosso Senhor Jesus Cristo ordenou aos Apóstolos:

"Ide, e ensinai a todos os povos, batizando-os em Nome do Pai , e do Filho, e do Espírito Santo".  (Mt 28,19)

     Os Apóstolos -- e os católicos -- tem então a obrigação de difundir a Fé. Quando um povo impede, pela força, que os apóstolos preguem a Fé, as nações católicas têm o dever de proteger com a força os Apóstolos para que eles cumpram seu dever de salvar as almas. E foi isso que justificou a colonização católica no século XVI.
    As grandes descobertas lusas nos séculos XV e XVI foram providenciais. Quando o demônio roubou da Igreja os povos germânicos por meio da Reforma protestante, Deus compensou essa perda chamando à verdadeira Fé os índios da América e os povos da África e da Ásia. Só a graça de Deus explica como um povo tão pequeno como o português pode difundir a Fé por todo o mundo tendo tão poucos habitantes e tão pouca força. Portugal, no século XVI fez uma obra extraordinária .
     Já o colonialismo do século XIX foi muito mais eivado de interesse econômico, e contaminou também a colonização portuguesa. Desde o século XIX, Portugal deixou de colocar a Fé como primeiro objetivo em suas colônias. Daí, os erros graves que decorrem desse interesse material colocado acima do interesse pela glória de Deus. Entretanto, apesar dessas falhas oriundas de uma mentalidade capitalista, nacionalista e liberal, não devemos condenar a colonização luso espanhola enquanto tal, pois foi ela que difundiu a Fé na América, na África e na Ásia.
     Esperando ter elucidado sua dúvida, me subscrevo, atenciosamente,