História

Bibliografia para estudo da Idade Média
PERGUNTA
Nome:
Vinicius Mascarenhas
Enviada em:
Local:
Salvador - BA, Brasil
Religião:
Católica
Idade:
19 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Salva Maria

Irmãos da Montfort, curso história na UFBA aqui em Salvador e em agosto começarei a disciplina Medieval I. Gostaria que me indicasse uma bibliografia séria, para auxiliar-me.
Queria algum de vocês me indicassem livros que toquem em certo assuntos como a velha história da Igreja esconder o conhecimento, ou tentar manter o povo na miséria, que a Igreja forjou uma "ideologia"(segundo historiadorizinhos marxistas) simplesmente para enriquecer e explorar o povo, que a cultura medieval é pobre, que a religião católica impedia o desenvolvimento da subjetividade dos artistas est.
Eu leciono em uma comunidade num curso pré-vestibular e deparei-me com um desses módulos verdadeiros lixos que impregnam a mente dos jovens rebeldinhos, lá encontrei certos "dados", ou melhor eles nunca trabalham com dados que me deixou impotente diante da situação.

Deus te abençoe.
RESPOSTA

Muito prezado Vinicius,
Salve Maria.

    A bibliografia sobre a Idade Média é muito grande, mas em português há pouca coisa.
    Sobre a Idade Média, em português, creio que você poderá achar em alguma biblioteca o livro de Regine Pernoud Luz sobre a Idade Média. Outro livro dessa autora que poderia ajudá-lo seria Pour en finir avec le Moyen Âge (Para acabar com esse tema da Idade Média).
    Franz Funck Brentano tem livros interessantes intitulados Le Roi, e ainda Le Moyen Àge.
    Em português, tenho recomendado o livro A Inquisição em seu Mundo, do Professor João Bernardino Gonzaga, que está esgotado. Há ainda as obras de Rino Camilieri, Jean Giraud, etc.
    Sobre o catarismo leia as obras de Michele de Roquebert, autor insuspeito porque favorável ao catarismmo. Ainda bem interessante é o Declínio da Idade Média, um livro clássico de J. Huizinga.
    Sobre a arte gótica, há muitos livros interessantes tanto em francês como em inglês.
    Sobre o feudalismo leia as obras de Marc Bloch, que apesar de ser socialista, tem muito boas informações.
    Sobre as Cruzadas leia a obra de Grousset. Há em português uma História das Cruzadas de Michaud, embora bastante romantizada, pode ser útil pelas citações de cronistas do tempo. Normalmente a bibliografia mais moderna sobre a Idade Média tem superado os preconceitos dos historiadores do seculo XIX sobre esse assunto