História

Origem dos hebreus
PERGUNTA
Nome:
Ricardo Marques Frezza
Enviada em:
Local:
Novo Hamburgo - RS, Brasil
Religião:
Católica

O Senhor esteja convosco;

buenas, como em outro e-mail eu disse, estou lendo um livro cheio de heresias. Para um Cristão, especialmente para um Católico, pode-se ver bem as heresias. Mas há alguns assuntos que fazem a gente pensar. Como o livro traz referências bíblicas (nem sempre corretas) busco-as freqüentemente para ver do que se trata. Mas não tenho a capacidade de interpretrar corretamente essas passagens. Quais sejam:

- Deus queria ferir de morte Moisés (Êxodo)?
- os filhos de Israel (no final do livro do Gênesis) teriam cometido um assassinato - de quem e por quê?
- quando os filhos de Israel passam a se chamar Hebreus, e quando os filhos de Judá (os judeus) passam a representar todo o Povo escolhido?

Obrigado por tudo.

P.S.: eu li em uma bíblia que continha notas de roda-pé (e creio que até mesmo neste site) que Deus freqüentemente punia todo o seu povo por culpa dos sacerdotes, profetas e líderes do povo que eram hipócritas (pregavam as Leis de Deus para o povo, mas nas trevas adoravam demônios egípsios). Uma vez que nem todos os líderes religiosos e políticos seguem os mandamentos de Deus pregados pela Santa Madre Igreja (atualmente). Acho que esta é uma pergunta retórica: o que vai acontecer conosco? Deus tenha piedade.
RESPOSTA

Muito prezado  Ricardo,
Salve Maria.

    Recomendo-lhe ter cuidado nas leituras. Se você confessa ter dificuldade de analisar certas informações, um livro mau poderá lhe fazer muito mal à alma.
    Toda morte é um castigo pelo pecado original. Deus, de fato, castigou Moisés ao fazê-lo morrer sem entrar na Terra Prometida, por ter ele duvidado, um momento, do poder de Deus.
    Simeão e Levi foram condenados por Jacob a perder o direito de primogenitura, porque usaram de violência excessiva matando todos os habitantes do local onde haviam nascido os violentadores da irmã deles Dina.
    Abrão já era chamado de Hebreu por ser descendente de Heber.
    Foi só depois da dispersão ou do desaparecimento das tribos, quando subsistiu apenas o Reino de Judá, após o fim do Reino de Israel no século VIII antes de Cristo, é que os israelitas -- os descendentes de Israel, isto é, de Jacob -- passaram a serem designados apenas como judeus, tomando-o nome de uma tribo por todo povo de Israel.
    Os pecados dos governantes são punidos neles e em todo o povo que os tolerou. O que faz você ter muita razão em temer grandes castigos para nosso povo...