Cartas de Apoio

Conversão de ex-protestante
PERGUNTA
Nome:
Carlos Alberto
Enviada em:
Local:
Niterói - RJ, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
Estudante

Estimado sr. Orlando Fedeli

Em primeiro lugar , gostaria de pedir desculpas pelo e-mail mal-criado que lhe mandei. (Cristão x Catolicismo do mal). Eu infelizmente estava nas trevas, quando o mandei. Porém, a leitura diária do site tocou meu coração. Reze cada vez mais pela minha total conversão à Igreja de Cristo (católica). Há muita coisa a aprender ainda para que eu possa dizer que sou um católico. Tem muita coisa ainda que não compreendo por total ignorância. Porém, estou tentando vencer com a Graça de Deus a ignorância e os preconceitos impostos pelos 8 anos nos quais passei na heresia protestante. Preciso das orações de todos vocês, para vencer a batalha contra todos e tudo, pois pra eu poder ser católico, vou ter que enfrentar muita gente.
Mando-lhe uma notícia que recebi hj por e-mail e peço que o sr. a comente, por favor. Foi negativo para a Igreja a renúncia do Papa e a este título? ou foi positivo?
Espero resposta, obrigado.
Carlos.

O Papa Bento XVI renunciou ao título de Patriarca do Ocidente

O Papa Bento XVI renunciou ao título de Patriarca do Ocidente, segundo um artigo publicado hoje pelo jornal Il Corriere della Sera, que cita como prova a última edição do Anuário Pontifício.
Os nove títulos oficiais do Papa agora são oito. Bento XVI renunciou a ser chamado de Patriarca do Ocidente, um título outorgado há 1.466 anos e que não figura no Anuário Pontifício do ano 2006", escreveu Luigi Accatoli, reconhecido vaticanista do influente jornal italiano. "A novidade poderá ter repercussões negativas para as relações com os ortodoxos e seus patriarcas", sustenta o especialista. Segundo Accatoli, a eliminação do importante título honorário não foi anunciada oficialmente, mesmo que já tenha sido decidida.
"Trata-se de uma indiscrição, de uma informação fornecida por uma pessoa que dispõe de uma cópia do novo Anuário", comentou o especialista. Entre os títulos recebidos pelo Papa após sua eleição figuram o de Sumo Pontífice da Igreja Universal, Bispo de Roma, Vigário de Jesus Cristo, Sucessor do Príncipe dos Apóstolos, Primado da Itália, Servo de todos os servos, Arcebispo Metropolitano da Província Romana e Soberano da Cidade do Vaticano. Para o vaticanista a decisão foi tomada pelo próprio Bento XVI, um teólogo respeitado, que conhece a fundo as críticas doutrinais que provoca entre os estudiosos o fato de receber tal distinção.
Alguns dos redatores do Anuário, interrogados pelos meios de comunicação italianos, asseguram que o Papa lhes informou pessoalmente sobre a decisão, mesmo sem dar explicações sobre a razão da iniciativa. Para muitos, trata-se apenas de um gesto e sensibilidade ecumênica.
"No passado, o patriarcado do Ocidente enfrentava o do Oriente, parece que o Papa com este gesto quer eliminar as rivalidades e servir ao estímulo para o caminho ecumênico", comentou o prefeito emérito da Congregação para as Igrejas Orientais, o cardeal Achille Silvestrini.
João XXIII renunciou nos anos 60 ao título de líder do Reino Glorioso e seu sucessor Paulo VI ao de Sua Santidade Nosso Senhor. Tudo parece indicar que João Paulo II, morto em 2 de abril de 2005, também não apreciava a distinção de Patriarca do Ocidente.
AFP – Terra notícias – www.terra.com.br
RESPOSTA

Muito prezado  Carlos,
Salve Maria.

    Sua carta revela sinceridade e grandeza de alma. Pedir perdão publicamente é prova de humildade. E é claro que o perdôo de todo o coração, e mais, quero tê-lo como meu amigo pessoal. Muito mais devo eu pedir perdão a Deus Nosso Senhor pelos meus inúmeros pecados. Eu é que lhe peço encarecidamente que reze por mim. E tenha a certeza de que rezarei por você.
    Gostaria de conhecê-lo pessoalmente para lhe dar um abraço bem amigo.
    Comento o artigo que me pede.
    Achei que a renúncia ao título de Patriarca do Ocidente, de certo modo foi vantajosa para a Fé Católica, pois que esse título fazia supor que haveria um Patriarca do Oriente, distinto do Papa, o que favorecia a heresia e o cisma oriental. O Papa é o Vigário de Cristo, chefe de TODA a Igreja do Ocidente e do Oriente.
    Escreva-me sempre que terei prazer em atendê-lo de modo especial.
    Um abraço bem amigo a um novo amigo que quero para sempre in Corde Jesu, semper,