Igreja

O “Credo” divulgado pela CNBB é realmente o Credo dos Bispos do Brasil?
Marcelo Fedeli

Com esta pergunta, recebi de um amigo, advogado, o “Roteiro da Celebração dos Excluídos”, ou seja, o texto da Missa programada para o próximo dia 7 de setembro divulgado pela CNBB, conforme segue: [http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=news/read.php&id=4469]
 
Roteiro de celebração para o Grito dos excluídos
07 de setembro de 2007
 
A Secretaria Nacional do Grito dos excluídos lançou o Roteiro de celebração. A publicação, dirigida às equipes, é uma proposta para ser utilizada na primeira semana de setembro, nos atos públicos, celebrações da Palavra, missas, celebrações ecumênicas, entre outras atividades. Este roteiro poderá ser adaptado por cada comunidade, à sua realidade, com símbolos e participação dos excluídos.
 
O 13º grito dos excluídos será realizado em todo o Brasil no dia 7 de setembro com o lema “Isto não Vale, queremos
participação no destino da nação”. Haverá também durante a Semana da Pátria o Plebiscito Popular que consultará a população sobre a anulação do Leilão da Companhia Vale do Rio Doce.
O roteiro é gratuito e os interessados devem enviar sua solicitação para gritonacional@ig.com.br                       
 
Publicado em 13/08/2007
 
Solicitei e prontamente recebi o texto da Missa elaborado pela “equipe da secretaria” do Grito dos Excluídos, transcrito abaixo, do qual destaco o CREDO  que, como o de Nicéa recitado milenarmente em todas as Missas, tem também 12 artigos, conforme segue:
 
 8. Proclamação de Fé e Esperança
 
Cremos em Deus, coração materno, criador do Céu e da Terra.
Cremos na força do mutirão e na força profética do povo organizado
Cremos na força dos pequenos que inventam e recriam, pois nosso Deus derruba do trono os poderosos.
Cremos num “trem de esperanças” quando o povo grita nas ruas.
Cremos no grito das mulheres exigindo respeito e dignidade.
Cremos no grito da criança, do adolescentes dos jovens.
Cremos no pão partilhado, nas alternativas de economia popular solidária,
Cremos no povo que resgata suas raízes
Por isso, cremos na mudança que vem dos pequenos e excluídos.
Creio em todos e em todas nós aqui presentes.
Cremos na comunhão fraterna entre Credos e Igrejas, acreditando que o ecumenismo vem na prática.
Cremos que as lutas de nossas comunidades e organizações são sementes do presente para germinar árvores de vida em abundância, e alegria no rosto de nossa gente!”
 
Em seguida meu amigo me apresentou uma série de perguntas pedindo-me que as enviasse aos Bispos para um esclarecimento oficial ---pois não queria simples 'opinião ' de leigo como eu --- conforme segue: 
 
1 – Os Bispos do Brasil crêem nos 12 artigos desse novo “CREDO” divulgado pela CNBB e, portanto, o aprovam para substituir o CREDO DE NICÉA, milernarmente proclamado nas Missas, mas agora excluído da “Missa dos Excluídos?
 
2 – Esse “CREDO”, divulgado pela CNBB, é católico?
 
3 – Pode uma “equipe”  de qualquer comunidade ou movimento mudar o “CREDO” ou as demais orações da Celebração Litútrgica como fez a equipe da Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos?
 
4 – É lícito à CNBB divulgar esse “Roteiro de Celebração’ --- elaborado pela “equipe” da Secretaqria Narcional do Grito dos Excluídos --- em nome de todos os Bispos do Brasil ?
 
5 – Algum Bispo já se manifestou contra ou a favor a respeito desse “CREDO” ou mesmo sobre o “Roteiro da Celebração’  prevista para o dia 7 de setembro próximo?
 
6 – A CNBB --- que acolhe e divulga prontamente textos de missas elaborados por ‘equipes’ --- acaso já corrigiu a expressão da Consagração do Vinho [“TODOS” pelo correto “MUITOS”] pedida --- não por ‘equipes’ --- mas pelo próprio Papa?... ou alguma ’equipe’ a impede de fazê-lo?... Para a CNBB, uma "equipe" seria superior ao Papa?.... E os Bispos individualmente, o que aguardam para corrigi-la?...
 
7 – Que autoridade têm as “Conferências Episcopais” na hierarquia da Igreja Católica?... Ou --- em termos mais modernamente burocráticos: onde se situam as “Conferências Episcopais” no organograma hierárquico da Igreja Católica?..
 
Na realidade, meu amigo advogado me apresentou muitas outras perguntas ---- que absolutamente eu não soube responder, como por exemplo: o que é “CRER NA FORÇA DO MUTIRÃO” ? .... e outras mais que, por brevidade, deixo de registrar aqui.
 
Porém, atendendo à solicitação dele, envirei tais questões a todos os bispos do Brasil, esperando receber esclarecimentos oficiais que repassarei imediatamentre ao meu preocupado e desconfiado advogado amigo, como também divulgarei aos nossos leitores.

    Para citar este texto:
"O “Credo” divulgado pela CNBB é realmente o Credo dos Bispos do Brasil?"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/veritas/igreja/credo_excluidos/
Online, 18/04/2024 às 19:05:01h