Igreja e Religião

Retorno da Missa em Latim?
Robert Moynihan


Retorno da Missa em Latim?
Robert Moynihan

Exclusivo: O Vaticano está se preparando, de forma mais clara desde o Concílio Vaticano II, para por um fim aos abusos litúrgicos – e para estabelecer, o mais amplamente possível, o uso da antiga Missa em Latim.

“A Missa ‘faça como você bem entende’ acabou. Ide em paz”!

By Robert Moynihan

CIDADE DO VATICANO, 13 de maio de 2003

Quarenta anos após o Concílio Vaticano II, depois de décadas de “experiências” litúrgicas que perturbaram a fé de muitos, Roma está prestes a emitir um importante documento disciplinar, terminando com anos do genérico comportamento “laissez faire” e o “faça como quizer” nas celebrações das Missas.

O documento está sendo agora elaborado, e espera-se publicá-lo entre Outubro e Natal deste ano.

Como uma bomba, o documento encoraja também o amplo uso da “velha Missa”, conforme o rito Tridentino, em Latim, para toda a Igreja Católica. O novo documento, verdadeiro regulamento para a celebração da liturgia, e a ordem para celebrar a Missa antiga mais amplamente, até semanalmente em cada paróquia do mundo, será publicado pela Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, liderado pelo Cardeal Arinze, nigeriano.

”Esperamos que o documento seja publicado antes do Natal”, disse Arinze a “Inside the Vatican” em entrevista exclusiva.

“Nós queremos responder aos desejos e lamentos espirituais de muitos que nos expressaram sua fé porque as celebrações litúrgicas pareciam irreverentes e não condizentes com a verdadeira adoração de Deus. O senhor pode resumir o nosso documento com as palavras que ecoam no final da Missa: “A Missa ‘faça como você quer', acabou. Ide em paz”!

Nós voltaremos com mais detalhes sobre este histórico documento nas próximas edições do “Inside the Vatican”.


    Para citar este texto:
"Retorno da Missa em Latim?"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/igreja/igreja20030513_1/
Online, 24/04/2024 às 19:10:17h