Eventos Montfort

Peregrinação Populus Summorum Pontificum
O Motu Próprio Summorum Pontificum, promulgado pelo Papa Bento XVI em 7 de julho de 2007, teve como objeto a autorização para que qualquer sacerdote católico de rito latino no mundo possa celebrar a missa segundo o Rito Romano tradicional, chamado por ele de rito extraordinário, independente de outra autorização. Quanto aos fiéis interessados em assistir a Santa Missa segundo esse rito, o Summorum Pontificum reconhece-lhes o direito de, reunidos em grupo estável, requererem de seus Párocos e, sucessivamente, de seus Bispos ou da Santa Sé, através da Comissão Ecclesia Dei, que essa Missa lhes seja celebrada. Além disso, o Motu Próprio Summorum Pontificum e sua Instrução regulamentadora Universae Ecclesiae, exprimem o desejo de que a Santa Missa no rito tradicional esteja presente em cada diocese e mesmo em cada paróquia, nos santuários assim como nas comunidades religiosas que o desejem, na celebração do Triduo Pascal e nos sacramentos da Ordem e do Matrimônio, para proporcionar o acesso aos católicos em geral da riqueza doutrinária e espiritual que ela representa.   
 
Para comemorar anualmente o Summorum Pontificum e para expressar a fidelidade à Santa Igreja e ao Papa que supõe e proporciona a adesão à Missa de Sempre, foi criada uma Peregrinação do povo Summorum Pontificum — isto é, sacerdotes diocesanos ou pertencentes a comunidades, seminaristas, religiosos e fiéis ligados à liturgia tradicional — até Roma. Essa Peregrinação está em 2016 em sua quinta edição, terminando, como em todos os anos, no último domingo de outubro, festa litúrgica de Cristo Rei.
 
O Cœtus Internationalis Summorum Pontificum é o organizador da peregrinação, na pessoa de Guillaume Ferluc, secretário-geral; e do Pe. Claude Barthe, capelão.
 
O grupo Montfort tem participado, desde a primeira vez, com uma numerosa representação, sendo que a representante da Peregrinação para os fiéis de língua portuguesa é nossa colaboradora Lucia Zucchi.
 
Alberto Zucchi, Presidente da Associação Cultural Montfort, Padre José Luis Zucchi, IBP e demais membros da Montfort com o Cardeal Raymond Leo Burke, durante a Peregrinação Populus Summorum Pontificum de 2014
 
Membros da Montfort presentes na procissão solene durante a Peregrinação Populus Summorum Pontificum de 2013
 
Integrantes da Montfort com os então membros da Comissão Pontifícia Ecclesia Dei, Padre Almir de Andrade e Arcebispo Dom Joseph Augustine Di Noia presentes na Peregrinação Populus Summorum Pontificum de 2012

    Para citar este texto:
"Peregrinação Populus Summorum Pontificum"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/destaques/eventos/populus_summorum/
Online, 23/04/2024 às 22:30:04h