RCC

Estatutos e elogios do papa à RCC
PERGUNTA
Nome:
Fernando
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP,
Idade:
24 anos
Escolaridade:
2.o grau incompleto

Caro Orlando,

A paz de Jesus e o amor de Maria!!!

Quero antes de mais nada lhe dizer que, apesar de discordar de alguns pontos, admiro muito o seu trabalho. Porém, venho aqui tocar num ponto que acho que você, a exemplo de nossos irmão separados, procurou ignorar.

Coloco abaixo um email dessa seção e a sua resposta, vejamos o que foi dialogado:

> De: Joyce

> Enviada em: 31.07.2002

> Localidade: Rio de Janeiro-RJ

> Religião: Católica

> Idade: 27

> Escolaridade: Superior completo

> Boa noite, prof. Orlando. Gostaria de agradecer por ter respondido minha

> questão sobre as divisões do Catolicismo. Não fazia idéia das subdivisões

> dentro das igrejas Cismáticas.

> Muitos me dizem que a RCC é uma imitação do Protestantismo. O que a Igreja

> acha da RCC? É válida? Qual a opinião do Santo Papa?

> Muito grata pela atenção.

> Resposta

> Prezada Joyce, salve Maria !

> Fico contente por tê-la ajudado um tanto.

> Sobre a RCC, você poderá encontrar, no site Montfort, muitas cartas que

> escrevi tratando largamente do assunto. Há também, no site Montfort, um documento

> da CNBB, que faz críticas à RCC.

> O movimento carismático teve origem em seitas protestantes pseudomísticas.

> Os membros desse movimento pretendem ter uma experiência direta e pessoal

> com o Espírito Santo. Ora, se isto fosse verdade, a Igreja teria ficado dispensável.

> Se alguém tem contato pessoal com o Espírito Santo, Papa, Bispos e Padres

> passariam a ser inúteis. Nem mais seria preciso ir a Igreja, pois se teria

> o Espírito Santo a domicílio. A RCC é uma espécie de misticismo "à la delivery".

> Os livros dos mestres do carismatismo defendem as idéias mais absurdas,

> afirmando princípos gnósticos bastante claros.

> Se eu tivesse que dar um conselho a alguém que mo pedisse, eu lhe diria:

> FUJA! Fuja do carismatismo, tanto quanto da Teologia da Libertação.A RCC

> nega o valor da razão. A Teologia da Libertação é marxista, racionalista

> e modernista.

> Sempre pronto a atendê-la me despeço, in Corde Jesu, semper, Orlando Fedeli.

==================================================

Pois bem caro irmão, cosidero essa sua resposta tão evasiva quanto a de alguns protestantes que já o questionaram com relação a pergunta que a nossa irmã Joyce o faz com relação a opinião da igreja sobre a Renovação Carismática CATÓLICA.

Coloco logo abaixo a mensagem do Santo Padre sobre tal movimento "da igreja católica" e não paralelo a ela: João Paulo II na Conferência Internacional da RCC

"Dou graças a meu Deus, por meio de Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é preconizada a vossa fé."(Rm1,8). A Renovação Carismática Católica tem ajudado muitos cristãos a redescobrirem a presença e o poder do Espírito Santo em suas vidas, na vida da Igreja e do mundo; e esta redescoberta tem levantado neles uma fé em Cristo cheia de alegria, um grande amor pela Igreja e uma generosa dedicação a sua missão evangelizadora. No ano de 1998 em que dedicamos ao Espírito Santo, eu me uni a vocês no louvor a Deus pelos preciosos frutos que Ele quis trazer à maturidade em suas comunidades e através delas, às Igrejas particulares.

Como líderes da Renovação Carismática Católica, uma de suas primeiras tarefas é a de preservar a identidade das comunidades carismáticas espalhadas pelo mundo inteiro, incentivando-as sempre a manter uma ligação estreita e hierárquica com os bispos e com o Papa. Vocês pertencem a um movimento eclesial; e a palavra "eclesial" implica uma tarefa precisa de formação cristã, envolvendo uma profunda convergência de fé e de vida. A fé entusiástica que dá vida às suas comunidades deve ser acompanhada por uma formação cristã que seja abrangente e fiel ao ensinamento da Igreja.

De uma formação sólida surgirá uma espiritualidade profundamente enraizada nas fontes da vida cristã e capaz de responder às perguntas cruciais colocadas pela cultura de nossos dias. Em minha encíclica "Fé e Razão", faço uma advertência contra o fideismo que não reconhece a importância do trabalho da razão não apenas por compreensão de fé, mas até por um ato de fé em si mesmo.

O tema da Conferência, "Deixa o fogo cair de novo!", lembrou-me as palavras de Cristo. "Eu vim lançar fogo à terra, e que tenho ei a desejar se ele já está aceso?" (Luc 12,49). Quando olhamos para o Grande Jubileu, estas palavras ressoam com toda salva. No limiar do Terceiro Milênio da era cristã, quão grande é o desafio evangélico": Vai trabalhar hoje na vinha!" (Mt 21,28). Acompanhei a Conferência com as minhas orações, confiando que ela produzirá ricos frutos espirituais para a Renovação Carismática Católica no mundo inteiro.

Que Maria, a noiva do Espírito e Mãe de Cristo, proteja tudo o que vocês fazem em nome de seu filho. Para todos vocês, para suas comunidades e para os que vocês amam, com alegria concedo a minha Benção Apostólica."

Papa João Paulo IIConferência Internacional da Renovação Carismática acontecida na Itália em outubro de 1998.

Pois bem caro irmão Fedeli, essas são palavras do nosso Papa. Então acho que você deverá tomar uma decisão daqui para a frente, acate-as em seu coração ou funde mais uma seita protestantes, pois, como disse Jesus: quem não está comigo está contra mim!!!

Eu poderia colocar aqui o conteúdo do Documento 53 da CNBB que legaliza e apóia a RCC mas isso estenderia muito o meu e mail, mas tenho certesa de que o senhor o conhece.

Ah, e prepare-se para o que vem aí com relação á RCc pois, a igreja está com planos muito maiores para esse movimento, a começar pelo Brasil, posso garanti-lo isso por fazer parte de um núcleo da RCC.

Fique na paz de Nosso Senhor Jesus Cristo meu irmão Orlando.

P.S.: Vejamos se você terá coragem de colocar essa mensagem na sessão de perguntas do seu site ou se mais uma vez fingirá que nada viu!!!

A paz!!!
RESPOSTA

Muito prezado Fernando, salve Maria!

Você me desafia a colocar, no site, esta sua carta com o texto de João Paulo II sobre o movimento carismático. Desconfiava você que eu não tivesse coragem de publicá-lo.

Pronto: está ele aí, publicadinho.

Está você contente, agora?

E você me desafia a aceitar esse elogio de João Paulo II ao movimento carismático. Se não o fizesse, eu não seria mais católico, e deveria fundar uma nova seita protestante.

O que comprova que você não sabe distinguir entre a promulgação solene de um dogma infalível pelo Papa, que, se não for aceito, implica heresia, e um simples discurso pontifício, que, por ser do Papa, sempre merece nosso respeito e acatamento, mas que, de si, não é infalível, e por isso não obriga sob fé divina.

Como membro da RCC, você deve ser contra a Teologia da Libertação.

Ora, em abril de 1986, o Papa João Paulo II, em carta oficial aos Bispos do Brasil, escreveu o seguinte:

"Estamos convencidos, nós e os Senhores, de que a Teologia da Libertação é não só oportuna, mas útil e necessária".

Tempos depois, porém, a Teologia da Libertação foi condenada pela Igreja.

Que prova isto?

Prova que o Papa não é infalível ao fazer simples discursos, ou ao escrever simples cartas.

A infalibilidade exige que o Papa esteja ensinando toda a Igreja, sobre Fé e moral, com o poder dado por Cristo a Pedro e a seus sucessores, os Papas, e com intenção de definir uma questão, isto é, ensinando algo, e proibindo pensar o oposto.

Por isso, tanto o elogio à Teologia da Libertação quanto à RCC não são documentos dogmáticos infalíveis, que obriguem os católicos a aceitá-los sob fé divina.

Também São Pio X -- um Papa santo -- elogiou o movimento do Sillon, e, depois, condenou o Sillon na Carta Apostólica "Notre Charge Apostolique", humildemente reconhecendo que o Sillon o enganara.

E com isso, contestamos seu desafio, solucionamos o problema posto, sem desrespeito ao Papa e à sua autoridade infalível, que fazemos questão de acatar sempre, e lhe demos uma explicação sobre a infalibilidade papal, que pode ajudar a sua alma e de muitos outros.

Pelo que, com satisfação me despeço de você