Quadro de Honra

Tristeza por este site
PERGUNTA
Nome:
Marcos Santarém
Enviada em:
Local:
Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Pós-graduação concluída
Profissão:
Médico

COMO CATOLICO, SINTO-ME ENVERGONHADO COM UMA CULTURA RELIGIOSA TÃO "RASTEIRINHA", ESSE DEVE SER O MOTIVO DE TANTAS IGREJINHAS NOVAS.
SÃO PESSOAS COMO VOCES, "TRADICIONAIS", QUE FAZEM A NOSSA IGREJA CATOLICA PERDER TANTOS FIEIS. ME DIGA, UMA MISSA EM LATIM SERVE PRA ALGUMA COISA? A NÃO SER PARA AGRADAR UMA RIDICULA MINORIA "MONTFORTIRIANA" .
ESTAMOS EM DECADENCIA, VOCES PRECISAM ACORDAR.

DR. Marcos Santarém, cardiologista Hosp de Larangeiras, INCOR
RESPOSTA

Muito prezado Dr. Marcos,
Salve Maria.

    Sua carta é que envergonha.
    Como católico, me espanta sua ignorância religiosa.
    Como professor, me envergonho que uma pessoa com pós graduação, como o senhor diz ter, afirme tais barbaridades - literalmente barbaridades sobre o uso do latim e sobre a Missa.
    "SINTO-ME ENVERGONHADO COM UMA CULTURA RELIGIOSA TÃO "RASTEIRINHA". Sou eu que lhe devolvo, com pesar, sua infeliz expressão.
    Não há dúvida que estamos em decadência. Que um Doutor, médico, com pós graduação concluída, escreva: "ME DIGA, UMA MISSA EM LATIM SERVE PRA ALGUMA COISA? A NÃO SER PARA AGRADAR UMA RIDICULA MINORIA "MONTFORTIRIANA",  só demonstra que o senhor ignora totalmente o que é a Missa, qual o motivo e o valor do latim, como ignora as regras mais comezinhas da gramática.
    Seu repúdio do latim ficaria mal na boca de um estudante ginasiano.
    Sua carta vai, então, para o Quadro de Honra da Montfort como prova da falta de conhecimento de doutrina e como prova de barbárie intelectual daquele que nos opõe.
    Que tristeza, Doutor!