Política e Sociedade

Métodos naturais de contracepção
PERGUNTA
Nome:
Rafael Carrera
Enviada em:
Local:
Riacho Fundo I - DF, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau concluído

Boa noite a todos os colaboradores da Montfort.
Oi amigos, meu nome é Rafael e recorro novamente ao site Montfort para esclarecer uma dúvida que há algum tempo me intriga. Agora com a visita do Papa essa dúvida tomou conta da mídia.
A minha dúvida, caríssimos, é sobre o uso do preservativo e dos anticoncepcionais.
Não quero aqui fazer uma crítica a Igreja, mas gostaria de saber o porquê que a ela permite que os casais católicos evitem filhos por meios naturais, como por exemplo, a tabelinha, e não deixa que eles usem a camisinha.
Eu "acho" que já que a Igreja permite que os casais utilizem os meios naturais ela deveria permitir os artificiais.
Espero que não me entendam mal. Eu sou católico e amo a Santa Igreja, mas é que estou com essa dúvida.
Um forte abraço e que deus abençoe a todos.
RESPOSTA

Prezado Rafael,
Salve Maria!

     Quando Nosso Senhor Jesus Cristo pregou a indissolubilidade do matrimônio perante os judeus, estes Lhe perguntaram porque então Moisés tinha-lhes permitido o divórcio. A resposta de Nosso Senhor foi clara: "Por causa da dureza de vossos corações" (S.Mateus 19, 8).

     Pois bem, a Igreja permitiu a limitação de filhos pelos chamados métodos naturais "por causa da dureza de vossos corações". Mas, como continuou Nosso Senhor, na lição sobre o divórcio, "no princípio não foi assim"!

     Deus fez o casamento para que os homens crescessem e se multiplicassem e não para que tivessem o mínimo de filhos possível!

     Ele permitiu que os homens pudessem ser chamados "pai", assim como Ele mesmo é chamado, como uma benção, a ser recebida com gratidão, e não como um castigo, a ser evitado!!!

     Os tais "métodos naturais" às vezes, ou muitas vezes, falham. Pois é! Ao menos nessas ocasiões, Deus pode dar a graça de um filho para um católico que não o desejava, "por causa da dureza de seu coração"!

     Já que a vinda do Santo Padre ao Brasil voltou a por em evidência termos tão esquecidos como "prática dos mandamentos", "virgindade" e "fidelidade" (veja o discurso aos jovens no dia 10.05.07 em São Paulo), que ele pregue mais vezes aos católicos o magnífico ideal da "família numerosa", como fez no início do seu pontificado (vide notícia no site Montfort).

In Corde Jesu,
Lucia Zucchi