Política e Sociedade

Causas da Guerra do Iraque
PERGUNTA
Nome:
Cristiano
Enviada em:
Local:
Bagé - RS,
Religião:
Católica
Idade:
20 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Bom dia

Li a coluna em que um leitor e o autor desse site discutem sobre as questões da guera no Iraque e não ficou claro para mim, segundo a vossa opnião, a real intenção do ataque ao Iraque. Conforme li, o intuito seria defender Israel. Mas qual o interesse em defender Israel, um país que segundo o seu texto, tem apenas 15 Km de largura e não possuiu petróleo em seu território? Eles detêm algum tipo de tecnologia inovadora e lucrativa? Eles possuem algum mega-vírus desenvolvido que possa destruir a humanidade? Ou é só a popular questão da posição geográfica que favorece a um ataque ao Iraque? Gostaria de uma opnião objetiva e cabal.

Grato!
RESPOSTA

Prezado Cristiano, salve Maria.

Acabo de responder a uma primeira carta sua, sobre o mesmo assunto.

A guerra do Iraque não teve causa econômica, e sim religiosa.

Judeus e árabes disputam Jerusalém -- e mais precisamente o monte Sion -- por razões religiosas.

Os judeus querem reconstruir, lá, o Templo de Salomão. Os árabes têm, lá, no mesmo local, a mesquita de Omar, local venerado por eles.

Como a luta entre palestinos e judeus alcançou um nível insuportável, pelo terrorismo dos homens-bomba, e pelos ataques maciços de Israel aos palestinos, era possível que o Iraque interviesse na guerra, a favor dos palestinos. Ora, havia informações de que Saddam Houssein teria foguetes e bombas capazes de atingir Tel-Aviv. E como a largura de Israel, na latitude de Tel-Aviv, é bem pequena (menos de 20 Km), uma bomba só, em Tel-Aviv, dividiria Israel, e praticamente o colocaria fora de combate. Era pois necessário que os Estados Unidos salvassem o seu principal aliado. Que por sinal não tem petróleo...

Entendendo isso você entenderá a História.