Política e Sociedade

Socialismo e Idade Média
PERGUNTA
Nome:
Alan
Enviada em:
Local:
Londrina - PR,
Religião:
Outras - escreva abaixo
Idade:
24 anos
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Jornalista

Não consigo entender suas críticas ao socialismo usando países como Cuba, China ou qualquer outro como modelos do modo de produção citado. Bem sabemos que o socialismo, da forma como foi idealizado, nunca (repito: nunca) existiu. Os países citados pelo professor Orlando Fedeli são, sim, exemplos de autoritarismo, à excessão do Chile, que realmente teve um presidente com ideais socialistas, mas que sequer teve tempo de implantá-los, visto que sofreu com um golpe militar com pouquíssimo tempo de governo. Ademais, Cuba e Rússia usaram do socialismo como propaganda às massas, da mesma forma que certas instituições fazem, desde a idade média, com livros famosos da história da humanidade, para a simples manipulação de pessoas infelizmente ignorantes.

Criar interpretações para obras famosas com o intuito de que elas sirvam para determinados interesses é um costume bem conhecido pelas religiões. O senhor bem sabe disso; negar essa evidência seria fazer vistas grossas à uma falha óbvia do Islã, do Cristianismo, do Protestantismo e de tantas outras doutrinas.

Espero poder levar essa discussão de forma saudável, Sr. Orlando Fedeli. Busco algumas repostas, e espero que o senhor possa me ajudar.

Obrigado, Alan.
RESPOSTA
Muito prezado Alan, salve Maria!

Talvez facilite a você compreender a condenação do socialismo pela Igreja Católica -- a minha posição não tem importância -- se tiver claro em mente que, o mais condenável, no socialismo, é o igualitarismo.

Se o socialismo sempre tem conseqüências concretas más, é por causa desse princípio fundamental falso em que ele se baseia: a igualdade dos homens, mesmo em matéria de propriedade. (Peço-lhe que leia meu trabalho sobre
igualdade e desigualdade de direitos, no site Montfort).

É desse princípio falso que decorre a tirania socialista, o policialismo, a fome, e outras misérias típicas desse regime.

E o Chile de Allende não ficou isento desses males, não. Se Pinochet pode dar o golpe foi por causa da revolta geral do povo do Chile que caíra na maior miséria, e que se rebelou com os famosos "panelazos", em quase todas as cidades chilenas.

Permita-me discordar de sua colocação do Cristianismo no mesmo rol que o Islã e o Protestantismo.

Essa é uma generalização anti-histórica.

Se você estudar a História com isenção, verá que o catolicismo foi a causa de toda a Civilização Ocidental.

Leia, por exemplo, a obra The Thirteenth, Greatest of Centuries de James J. Walsh, (cito o primeiro título que me passou pela cabeça, e que nem é o mais importante, no assunto) poderá ter uma idéia do que foi a Idade Média católica.

Leia as obras mais recentes sobre as Universidades, o Gótico, a Escolástica, a Divina Comédia, o Feudalismo, a Cavalaria, as Abadias, o Gregoriano, e mesmo sobre a Inquisição, e compreenderá melhor o que foi essa Civilização da qual procede tudo o que resta de bom no mundo ainda hoje.

Quando vou a Europa e vejo as multidões de turistas visitando catedrais, castelos e abadias, fico pasmo diante da contradição deste século: quase cem por cento daqueles turistas embasbacados diante da beleza da Idade Média jura que a Idade Média não prestou. E continua indo em torrentes visitar encantada, por 15 dias, a Idade Média, ou o que dela restou.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.