Polêmicas

Folheto de missa com propaganda de empresa
PERGUNTA
Nome:
Jório Aragão
Enviada em:
Local:
João Pessoa - PB, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior em andamento
Profissão:
Aux. Compras

Prof. Orlando

Sei da correria que existe na Montfort para poder dar conta das cartas enviadas, é tanto que algumas minhas não foram respondidas, mas não quero julgar pois pode ter acontecido de haver dado erro no envio, espero que consiga ver essa.

A paz de Jesus esteja com o senhor e toda equipe Montfort.

Caro prof. fiquei decepcionado com o que vi na segunda-feira, dia da primeira eucaristia de minha sobrinha.

Eu acredito que muitas coisas podem nos ajudar para o melhor entendimento das coisas de Deus, por exemplo, um manual de liturgia para nos orientar desde que não contenha heresias, as imagens da via sacra, os desenhos nas igrejas, as representações de situações ocorridas com o povo de Deus durante o tempo. Em meio a tudo isso, existe o chamado Jornalzinho de Domingo que os fiéis recebem na porta da igreja para acompanhar o seguimento da missa, da liturgia. Até aí, eu acredito que vai tudo bem, mas o que me deixou totalmente decepcionado foi que no jornalzinho, tem na última página uma orientação de cuidados com as tomadas de energia , uma propaganda da ENERGISA, kkkkkkkkkkkkkkk..... Prof. não sei se é pra rir ou pra chorar. Se a Santa Missa em tudo significa em plenitude a renovação do sacrifício de Jesus Cristo por nós, eu pergunto : ONDE É QUE CABE, MESMO QUE EM UM PANFLETO EM QUE OS FIÉIS ACOMPANHAM O SEGUIMENTO DA MISSA, UMA PROPAGANDA DA ENERGISA - EMPRESA PRIVADA RESPONSÁVEL PELO ABASTECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA DO ESTADO DA PARAÍBA ? Daqui à pouco terá propaganda de disk pizza, venda de carro, etc.

Prof. é só um desabafo, me desculpe. Eu acredito que não deveria existir nem panfleto se eu fosse escolher uma alternativa melhor do que a que está. Acho que o fiel na missa deve ficar em seu canto, contrito, vivendo o mistério de Deus pelo ouvido e pela visão que o templo deve proporcionar, aliás, como os templos católicos estão devendo uma apresentação decente em relação a Deus.

Para concluir, devo dizer ainda que aqui na Paraíba as coisas não vão bem. Existe padre dentro da política sendo presionado bispo e agora o próprio bispo entra na política em defesa do governador Cassio Cunha Lima que está cassado pelo TSE em última instância por uma série de irregularidades que vão desde abuso de poder até doação de dinheiro dos carentes FAC para o bolso de amigos, esposa de secretário, etc. Tudo está no processo do TSE. O governador está no poder ainda, assegurado por liminar até se esgotar todos as instâncias da defesa.

Não queria me estender, mas aconteceu.
Obg.

Precisamos professor de pelo menos na missa, nos lembrar do que Deus fez pelo seu povo e esquecer um pouco a ENERGISA.
RESPOSTA

Data 13.12.2008

Muito prezado Jório,
Salve Maria.

     Já Nosso Senhor se indignou com os vendilhões do Templo de Jerusalém que haviam transformado a casa de Deus de casa de oração em covil de ladrões.

     E no Templo antigo sacrificavam-se animais, enquanto na Igreja o sacrificado é Jesus Cristo, Fiho de Deus feito homem.

     Você tem toda razão em indignar-se com a inclusão de propaganda em folhetos de Missa. Mas o que esperar de uma Missa que foi inspirada no protestantismo?

     Deus lhe conceda muitas graças neste Natal.