Polêmicas

Repreensão dura e caridosa produz arrependimento
PERGUNTA
Enviada em:
Local:
Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior incompleto
Profissão:
Estudante

Saudações

Em primeiro lugar gostaria de pedir que se publicar esta carta que não coloque identificação minha, pois sou da diocese de X e se eu quiser ser padre não posso me declarar a favor da Missa Tridentina antes da ordenação. Vi no orkut uma notícia sobre a republicação dos Missais pré Vaticano II (http://www.ecclesiacatholica.com/trimeloni/index.htm).
Não sei se é verdade ou quando eles vão chegar nas lojas. Mas gostaria de já comprar o meu.
Gostaria de saber como posso aprender sobre a Missa Tridentina, pois aqui a maioria dos padres é modernista e nem um usa batina, um padre chegou a falar que se mandarem ele celebrar a missa em latim ele manda a pessoa reclamar com o Vaticano, outro falou que existe salvação fora da Igreja Católica, mas quando foi esplicar caiu em contradição. Não conseguiu argumentar de forma coerente. Como ele é da equipe de seleção dos candidatos a seminarista, fiquei de boca fechada. Se começar a falar muito posso esquecer a idéia de entrar pro seminário.
No orkut tenho 2 perfis. em um deles falo poco. No outro, que não boto meu nome verdadeiro, posso falar o que realmente acredito sem me preocupar com represálias de quem quer que seja. Mas quando me tornar padre aí vou poder falar a vontade. Vou sair das catacumbas pra luz do dia!

Um Abraço!
RESPOSTA
Muito prezado X,
Salve Maria.

    Atendi o seu pedido de não publicar a sua carta com o seu nome. Mas lamento que me tenha pedido isso. Agora, você tem medo que saibam de seu posicionamento católico a favor da Missa tridentina, porque poderão não recebê-lo num antro modernista, como normalmente são, hoje, os seminários no Brasil.
    Quando você estiver num seminário, intoxicado de heresias, você esconderá seu posicionamento católico, por medo de ser expulso do seminário, porque você dirá que para poder ser padre, e padre bom, terá que esconder que prefere a Missa de sempre. Por isso, se calará, nada dizendo contra a Missa Nova, e nada dizendo a favor da Missa de sempre, senão não lhe permitirão ser ordenado. E você adiará sua confissão de fé -- traindo a Fé -- para poder ser ordenado padre... covarde.
    São omissões desse tipo que preparam as grandes traições e os silêncios cúmplices. Se os mártires tivessem sido como você é, hoje, jamais teriam morrido na arena. Eles só teriam a "glória" de ter passado muitos anos de vida... de boca fechada.
    Que "gloria"!
    Que vergonha!
    Veja o que você me escreveu sem ficar ruborizado:

"Aqui a maioria dos padres é modernista e nem um usa batina, um padre chegou a falar que se mandarem ele celebrar a missa em latim ele manda a pessoa reclamar com o Vaticano, outro falou que existe salvação fora da Igreja Católica, mas quando foi esplicar caiu em contradição. Não conseguiu argumentar de forma coerente. Como ele é da equipe de seleção dos candidatos a seminarista, fiquei de boca fechada".

    Como você é valente! Conseguiu ficar de boca fechada!
    Vergonha!
    Você é bem pior que esse padre modernista. Ele pelo menos, disse o que pensava.
    Você... Você ficou de "boca fechada" !
    Vergonha!

    Quando você for ordenado sacerdote, tendo praticado a vida inteira uma política de disfarce, de silêncios covardes, e de traições silenciosas, você continuará a pedir que não se publique o que pensa e calará o que você crê, porque o Bispo poderá puni-lo, e mandá-lo a ser pároco no Alto do Goloso do Grogotó dos Pimentas.
    E quando você, por acaso, por desgraça, for Bispo, -- porque sendo assim "prudente" você tem grande chance de ser Bispo -- você se calará, porque terá medo do que dirão de você na CNBB. E depois terá medo dos padres progressistas que o criticarão, e você terá esperança de vir a ser Cardeal...
    Para se calar, quando for Cardeal, para ver se, ficando de “boca fechada”, será eleito Papa. E se ficar Papa, será um Papa omisso, porque aprendeu, desde jovem, a ser cobra. E não como Cristo, que jamais temeu dizer a verdade em face dos inimigos de Deus.
     Com esse medo, tenho certeza de sua vocação para ser um sacerdote... covarde, segundo os moldes dos atuais padres conservadores: todo padre conservador é um medroso omisso, que procura ocultar -- “prudentemente” -- o que pensa, e só busca compactuar com erros ..."moderada" e silenciosamente... Padre conservador é aquele que fará depois de amanhã os sacrilégios que os padres mais radicais fizeram anteontem... Em nome da prudência e da moderação...
    Padre conservador é o que fica de "boca fechada" diante dos hereges, e, se algum dia for forçado a falar, fará um sem número de distinções para desculpar o mal, e camuflará a heresia que outros proclamam ousadamente, com mil distinções e ambigüidades. Foi assim que o Vaticano II foi gestado e aprovado pela maioria que aprendeu a ficar de "boca fechada" desde a juventude.
    Prudentemente...
    Em nome da moderação...
    Nos seminários. E até antes de entrar nos seminários...
    Que vergonha!
    Seja homem, rapaz, e tenha a coragem de proclamar bem alto o que você Crê.
    Seja católico de verdade e publicamente.

    Lembre-se do que Nosso Senhor disse na sétima carta do Apocalipse aos católicos da Igreja de Laodicéia:

"Antes foras frio ou quente, e não morno. Mas porque és morno, nem frio e nem quente, começarei a te vomitar de minha boca"

    Antes foras sinceramente, quente ou frio, negro ou branco, bom ou mau, mas jamais camuflado... Indefinido. Omisso. Cinzento. Disfarçado...

    Você quer aprender a dizer a Missa de sempre...
    Escondido?
    Em público, você dirá a missa nova, e irá dançar as musiquinhas do Padre Zezinho e do Padre Marcelo Rossi, para estar bem com a maioria. Para uivar como os lobos ... Para sibilar como as cobras.
    Vergonha!
    Antes de comprar um Missal para aprender a dizer Missa de sempre, aprenda a ser homem. Aprenda a ser valente. Aprenda a ser leão.
    Tão acostumado você está a ser covarde, e a esconder o que pensa, que, no seu e mail -- que deseja que permaneça secreto --, você confessa, sem nenhum pudor, sem perceber o horror do que diz, sem perceber o horror de como você mesmo se pinta: como covarde assumido, pois você me diz:

"No orkut tenho 2 perfis. em um deles falo poco. No outro, que não boto meu nome verdadeiro, posso falar o que realmente acredito sem me preocupar com represálias de quem quer que seja".

    Então, você só fala o que pensa quando "não bota seu nome verdadeiro".
    Então você tem "dois perfis"... Você me confessa que tem duas caras. Duas palavras...
    Que vergonha!
    E você conclui com uma promessa de valentia:

"Mas quando me tornar padre aí vou poder falar a vontade. Vou sair das catacumbas pra luz do dia!".

    Esse dia nunca lhe chegará. A menos que você mude radicalmente. A menos que se converta. E é o que eu viso com esta carta, chamando-o a ter brio.
    Que ilusão você acalenta!
    Quem se calou a vida toda, quando não tinha responsabilidade maior a não ser a de ser francamente católico, ficará de "boca fechada", quando tiver qualquer responsabilidade sobre os ombros.
    Sabe de uma coisa? Tomara que você jamais fique sacerdote. Porque de padres covardes -- silenciosos traidores da verdade--, já temos muitos.
    Até demais.
    Antes foras frio ou quente...
    Antes de querer ser padre, queira ser homem.
    E valente.
    A força dos hereges vem da covardia dos padres silenciosos.
    Que Nossa Senhora tenha pena de você e o converta.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli
REPLICA
Repreensão dura e caridosa produz arrependimento - II
Enviada em:

Bom dia! Salve Maria!

Muito obrigado pela resposta. Era justamente o que eu precisava; um bom puxão de orelha. Peço agora um conselho. O que faço e que atitudes tomo a partir de agora? Concordo com a afirmação sua sobre os mártires. Se eles fossem covardes não seriam mártires (infelizmente alguns na hora final alguns as vezes apostataram). Gostaria de não ser um dos que apostatam a fé mas alguém que defende a fé até o fim. Por isso estou pedindo um conselho. Estes dias háverá um Fórum. Acha que vale a pena participar?
Obrigado pela resposta e pelo puxão de orelha.
Um abraço
RESPOSTA

Muito prezado X,
Salve Maria.

     "Repreende o sábio e ele te agradecerá" diz a Sagrada Escritura. Você reagiu bem. Seja valente nesse fórum, e defenda a Missa de sempre. Abra a boca. Epheta
     Existe, aqui em São Paulo, uma casa para a pré formação de candidatos ao seminário do IBP, na França. Nesse Instituto, só se reza a Missa de sempre e se ensina a doutrina tomista. Lute e prove que o puxão de orelhas lhe fez bem, desafiando os maus, sem temor.
     Coragem que Nossa Senhora vai lhe dar força.
     Sua humildade me faz desejar tê-lo como meu aluno. E dos preferidos. Sendo valente.
     Nossa Senhora é nossa força. Ela é nosso Forte. Montfort.