Polêmicas

`Nem só de pão vive o homem`
PERGUNTA
Nome:
Filipe
Enviada em:
Local:
Brasília - DF,
Religião:
Católica
Idade:
21 anos
Escolaridade:
Superior em andamento
Profissão:
Engenheiro de Redes

http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=politica&artigo=20040723095847&lang=bra

Salve Jesus Cristo !

Com todo respeito,

Li suas colocações sobre a Teologia da Libertação, CEBs entre outras coisas e fiquei extramente chocado.

1 - O Sr. repúdia não só a TdL mas a RCC, o Neocatecumenato entre outros movimentos de dentro da igreja. Isso é um fato não vou discutir isso é sua opinião;

2 - Vc disse que
"Cristo incumbiu aos Apóstolos que cuidassem da salvação eterna das suas
ovelhas? E não com a "bóia" e em dar verbas para arruaceiros e invasores do que é dos outros?"
Pois bem, Cristo realizou ou não, e por mais de 1 vez, o milagre da multiplicação dos pães. Jesus ensinou a partilhar o pão e entenda "pão" não só como alimento físico mas também como alimento espiritual.
O que Jesus fez com os vendilhões do templo ? Deixou que aquela estrutura gigantesca prosseguisse ? Ora usar o nome de Deus para arrecadar dinheiro com o "colabore com a Montfort" é correto ?
Vc acha cristão ver um irmão passar fome e pensar "ah ele que vá trabalhar", acho que vc confunde seu pensamento capitalista com algum resquício de cristandade que ainda possa ter dentro de si mesmo.

3 - O que é oração se não há ação ?
De que vale a oração sem obras ? De que vale viver olhando somente o próprio umbigo ? O sr. já passou uma noite dormindo ao relento ? E vários anos? Fé sem obras é fé morta. A ação é mais importante que a oração no sentido de que a ação por si só existe e é um agente modificador do meio já a oração é um agente modificador individual. De modo que uma não deve existir sem a outra em um modelo de cristandade católica.

4 - Jesus veio para todos
O Senhor Jesus veio para o todo e não para as partes. Ele não escolheu viver uma vida reclusa em uma tenda conforme seu apóstolo o quis. Ele escolheu SERVIR e NÃO ser SERVIDO. A igreja deve ser serva sim da humanidade assim como CRISTO O FOI e MORREU POR NÓS POR SUA HUMANIDADE ! Ele foi SERVO por AMOR !

5 - Curas
Li outra de suas "sábias" respostas quase como ridícularizando as curas realizadas por Jesus através da fé das pessoas e através de encontros na RCC.
Olha muitas pessoas muitas mesmo já foram realmente curadas em encontros pessoas que tinham 0 % de chance de engravidar tiveram filhos, pessoas com câncer e com muitos outros problemas foram curadas. Jesus curou e disse "tua fé te salvou" portanto é a fé NELE que cura e não o instrumento utilizado para tal.

6 - CNBB
A CNBB é um exemplo por se preocupar tanto com o meio, com as pessoas que sofrem, a CAMPANHA DA FRATERNIDADE é um exemplo e acho que deveria ser expandida. A igreja precisa agir ela tem força e tem voz !

7 - America Latina
Veja o contexto cujo vc está inserido. A América Latina - cuja qual nutro um grande amor - sofre. Ela é dominada massivamente pelo capitalismo selvagem. Isso não passa de uma forma de dominação. Os pobres estão cada dia mais pobres e sofrendo. Vá a Bolívia e veja com seus próprios olhos. Vá ao Equador, Venezuela.. Vc acha que vem de Jesus um sistema que visa a dominação, a guerra ? Veja o que aconteceu no seio do capitalismo: os EUA. Um país prepotente, maquiavélico, capaz de tudo para sustentar seu imperialismo sobre suas fontes mais frágeis.

Espero que possa ler e ter mais cuidado com suas opiniões nazistas.
RESPOSTA

Muito prezado Filipe,
Salve Maria!

    Será que você não percebe, meu caro Filipe, que multiplicar os pães não é o mesmo que invadir terras?
    Será que você não sabe que a multiplicação dos pães foi feita por Cristo para ensinar que Ele podia multiplicar sua presença real no pão eucarístico?
    Será que você não compreende que, se Cristo era capaz de multiplicar os pães para saciar a multidão faminta, então se Ele permite que haja pobres, é porque Ele quer que existam pobres?
    Será que você não se lembra que Ele disse que nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus, e não da boca de Boffes e Bettos?

    Sim, Jesus expulsou os vendilhões do Templo.
    E, por isso, a Igreja tem o direito e o poder de excomungar os hereges que ensinam o comunismo de bens contra o sétimo mandamento (Não roubar) e o décimo (Não cobiçar as coisas alheias).
    E a Pastoral da Terra só ensina invadir, ocupar, isto é, roubar, e cobiçar as terras e propriedades alheias.
    Veja as declarações de Dom Balduíno.

    Num arroubo de "caridade" e de oratória de comício, muito própria de sermões avançados e de aulas da PUC, você me interpela sobre a caridade que eu não teria:

"Vc acha cristão ver um irmão passar fome e pensar "ah ele que vá trabalhar", acho que vc confunde seu pensamento capitalista com algum resquício de cristandade que ainda possa ter dentro de si mesmo".

    E como sabe você que penso assim, que ajo assim, e que não ajudo quem não tem o que comer?
    Isso é preconceito e juízo temerário seu.
    Os socialistas e comunistas, especialmente os de sacristia só defendem um direito de propriedade particular e monopolizado por eles: todo comunista se julga o dono exclusivo da bondade e da justiça.
    Só que logo fazem o Paredón e o Gulag, enquanto reduzem populações inteiras à fome.
    Meu caro, vá viver em Cuba.
    Será que você não sabe que sempre se procurou fugir da abundância socialista?
    Você desconhece quantos fugiam do Muro da Vergonha?  Você desconhece o "boat people" que fugia do "farto  banquete" socialista do Vietnam? Você nunca viu os "robustos" angolanos do comunista Agostinho Gomes, e os hercúleos etíopes do comunista Marian Mengistu? Você nunca viu fotos dos "gordíssimos" russos da era leninista e stalinista?

    Você não viu nada.
    Você não compreendeu nada.
    Até parece que você é aluno de Ciências Sociais.
    Ou então filiado ao PT com instrução de nível ... de nível...

    Advinhou o nível?

    Você me fala em ação mais do que de oração. Isso é o que se chama de heresia das obras.
    Nosso Senhor nos ensinou: "Sem Mim nada podeis fazer".
    Meu caro Filipe, sem Fé não se pode agradar a Deus. Sem oração nada se consegue.

    A Igreja, meu caro Filipe, existe para servir a Deus e salvar as almas.
    A Igreja não existe para servir o Homem.
    Ela não é a maçonaria.
    Ela não é filantrópica.
    Ela não existe como agência de empregos, e nem como órgão de Planejamento Econômico.
    "Buscai o Reino de Deus e sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo", nos disse Cristo Jesus.

    Devo confessar que seu ponto número 5 me surpreendeu.
    Você é da Teologia da Libertação ou da RCC?
    Ou o seu grupo carismático milagreiro se juntou ao Boff?
    Sendo você de Brasília, será que o semi frei Betto, passou por sua paróquia carismática e milagreira?
    Como juntou você o racionalismo marxistóide da Teologia da Libertação com o irracionalismo emocionalista e histérico da RCC.
    Isso é uma proeza.

    Repare que eu disse "proeza", e não milagre.

    Você me pergunta:

"Vc acha que vem de Jesus um sistema que visa a dominação, a guerra ?"

    Meu caro, e Marx o que pede ?
    Será que você ignora que o marxismo defende a luta de classes que deve ir até a guerrilha e a guerra?
    E você trata depois da CNBB...
    A Campanha da CNBB deste ano -- como todas as outras -- já foi por água abaixo.
    Bispo devia se preocupar em difundir a Fé, ensinando a todos, como Jesus mandou, e não a fazer demagogia ecologista ou agitação comunista.
    Imagine: "Águas"!!! ???
    O que a CNBB faz é inundar o Brasil com um dilúvio verborrágico que ninguém lê.
    Nem padres.
    Será que você não percebeu que a CNBB só lança manifestos longos, chatos, indigestos?
    Vazios de Fé.
    Indigestos de marxismo.

    Finalmente, você termina fazendo sua declaração de Amor... pela América Latina.

    Está na moda.
    Venha fazer turismo aqui na estação Barra Funda do metrô de São Paulo.
    Lá, os comunistas ergueram um monumento à América Latina; uma mão suja de sangue.
    E no Lavabo da Missa se reza:

"Senhor, livra-me daqueles que tem a mão cheia de donativos (dos financiamentos espúrios) e a mão esquerda cheia de sangue".

    Você ama a América latina...
    Oh!!!
    Que amor!!!
    Fico até arrepiado!
    Meu caro, o primeiro mandamento diz para amar a Deus sobre todas as coisas.
    Onde você leu que se deve amar a América Latina?
    Você trocou Deus pela América Latina...
    Você é um idólatra.
    Você não ama coisa alguma, a não ser a você mesmo e sua própria opinião.
    Seu bezerro de ouro é Marx.
    Bezerro ?

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

PS. Costuma-se dizer que na cauda está o veneno, aludindo ao escorpião.
    No rabinho de sua carta, você afirma que minhas idéias são nazistas.
    Ora, meu caro, o programa do PT é bem parecido com o programa do Partido dos Trabalhadores Alemães, o Partido de Hitler.
    E o nazismo era socialista. E agora o governo do PT enveredou pelas vias da eugenia do Dr. Mengele: uso de embriões como cobaias, eutanásia, aborto, etc.
    É o cristianismo... à moda Lula.
    Não o de Cristo.    O.F.