Polêmicas

Velha hipocrisia
PERGUNTA
Nome:
Anti-Fariseus
Enviada em:
Local:
Niterói - RJ,
Religião:
Católica
Idade:
18 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Por que encomoda tanto em vocês, conservadores estagnados da velha igreja medieval apostólica romana católica, uma visão mais aberta, menos dogmática, mais profunda e essencial do que realmente seria Deus? De quem seria essa figura que tantas marcas profundas deixou na história da humanidade que foi Jesus o Cristo?

Pra que tanto medo das tranformações de pensamento? Pra que tanto medo da evolução?

Será que todos os dogmas são realmente necessários pra manutenção da fé na Igreja de Cristo?

será que vocês temem que a busca da verdade de Deus (e não a verdade de Deus feita pelos homens que a séculos e da mesma forma administram o pensamento da igreja), possa destruir as antigas imagens de medos infernais e soberania do maniqueismo da instituição catolica, pois isso sustenta sua fé?

Não enchergam que desde Pedro, a Igreja sofreu grandes transformações, passando por tantas fases diferentes... Não acham realmente que a Igreja deva ser o espelho de seu povo e com ele evoluir junto e constantemente?

Você simplesmente não aceitam que o que Jesus veio nos trazer como a Boa Nova, não seja uma série de normas e regras comportamentais de certos e errados que nos enchem de temores e artificialidades. Mas sim o amor verdadeiro e incondicional a nós mesmos e ao próximo como forma de encontrarmos a verdadeira plenitude espiritual?

Ahh... Maria não está no mesmo nível de Cristo.

Agradeço pela atenção.
RESPOSTA
Pouco valente Anti-Fariseus, salve Maria!

Sim, você é bem pouco valente, pois que não ousa sequer assinar a carta que escreveu.

Você tem tão pouca convicção do que diz, que se envergonha de subscrever os evolutivos sofismas que redigiu.

Você me pergunta por que defendemos a Verdade imutável.

Respondo-lhe: simplesmente porque Deus é imutável. Porque Cristo disse que sua palavra jamais passaria.

Concluo de sua missiva -- do dia 5 deste mês -- que você defende uma religião e uma verdade mutáveis.

Portanto, como esta minha resposta chegará a você no dia 6, sua verdade do dia 5 já estará superada. Sua religião e sua verdade valem menos do que uma caneta esferográfica seca.

O que você defende é uma verdade e uma religião descartáveis, que hoje, dia 6, já devem estar no lixo.

Que pena!... Um moço de 18 anos com idéias descartáveis.

Que pena! Um jovem que não tem coragem de assinar as tolices do século XX que lhe meteram na cabeça em paróquia modernista, ou em colégio ateu.

Um jovem descartável, cujo pensamento descartável envelhece em menos de um dia.

Adeus pobre ancião de 18 anos.

In corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.