Polêmicas

Radicalismo
PERGUNTA
Nome:
Esdra
Enviada em:
Local:
Belo horizonte - MG,
Religião:
Católica
Idade:
21 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído

Por que defender tanto a Igreja Hierarquica assim.

voces são muitos radicais, não consigo ler uma linha sem perceber conservadorismo. a Igreja Vaticano II (Povo de Deus) parece que não entra na cuca de voces. Condenam pessoas como Leonardo Boff que tanto ajuda na reflexão cristã. Parecem Medievais.

desculpe se eu estou agredindo, não é minha intensão, mas por que defender um mundo estático, onde Papa é Rei, e o povo é marionete de suas vontades. Creio eu que o Espirito santo fala na realidade dos tempos, quer uma Igreja mais aberta ao mundo das relaçoes humanas. não uma hierarquia nos muros, que dita ordens. to indignado. por favor responda-me.sera que me enganei.
RESPOSTA
Prezado Esdra, salve Maria!

Não, graças a Deus você não se enganou, não. Somos radicalmente fiéis à Igreja Católica Apostólica Romana, que Deus Nosso senhor fez monárquica, quando Ele a instituiu sobre Pedro, sobre um só Papa.

E o adjetivo "radical" não me assusta.

Por acaso você quereria ter uma esposa que não fosse radicalmente fiel?

E se você tiver um loja, não quereria você que o caixa fosse radical na sua honestidade?

Ou preferiria você uma esposa superficialmente fiel, e um caixa relativamente honesto?

E se um homem tem câncer, desejaria ele que o médico não fosse radical em sua extirpação? Diria ele ao médico: "Doutor, não seja um radical. Deixe uns restinhos de câncer, para dar uma chance à doença?"

Esse fulano, pior que o câncer, teria a loucura do anti-radicalismo.

Você quer ser possuído pela loucura do anti-radicalismo nesses problemas? Espero que não.

Deixe de ter medo de palavras usadas como slogans e comece a pensar, meu caro. Pelo jeito você só se move por slogans.

Você me pergunta por que defender uma Igreja hierárquica assim?

Porque Nosso Senhor Jesus Cristo a fez hierárquica assim. Assim mesmo. Cristo fez a Igreja hierárquica, isto é fundada sobre Pedro e sobre os Apóstolos. E não serão os slogans idiotas da Revolução Francesa a respeito da igualdade mentirosa, que farão a Igreja deixar de ser hierárquica.

Os católicos que não aceitam a Igreja como hierárquica, de fato, são protestantes, e não mais católicos.

Você notou que -- como você escreveu --

"a Igreja Vaticano II (Povo de Deus) parece que não entra na cuca de voces".

Você notou isso, é?

Como você é perspicaz!

Você só errou na palavra "cuca". Isso não entra em nossa Fé, e não apenas em nossa "cuca". Não entra porque há dois mil anos os católicos cantam : "Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica".

O próprio Cardeal Ratzinger criticou esse conceito de igreja como Povo de Deus, dizendo que ele é um conceito mais do Velho Testamento que do Novo. Mas nacionalista do que católico, isto é universal.

E "Frei" Boff já morreu. Quem existe agora, creio eu, é um tal Genésio, em casamento "pós-moderno" disse ele mesmo numa entrevista. Única coisa que continua do ex-Frei Boff no atual Genésio, é a heresia comunista dele.

Sua perspicácia notou outra verdade: "Parecem Medievais".

E sua perspicácia cega chegou ao grau de perceber que o termo "Medievais" deve ser posto com maiúsculas.

Somos mais que medievais. Somos antimodernos.

Sim, radicalmente antimodernos, porque Pio IX, no Syllabus, condenou como um erro a ser execrado a idéia de que o Papa deveria se adaptar ao mundo Moderno. E com o Papa rejeitamos o Mundo Moderno, e execramos aquilo que se chama de civilização Moderna, e que, na verdade, é barbárie antiga.

Está assustado?

Se está, assusto-o mais ainda.

O seu Mundo Moderno está moribundo.

A modernidade está entubada. Entrou pelos "canos", para usar uma linguagem vulgar à altura de sua "cuca", num idioma que você entende. Pena que sua perspicácia não lhe permitiu perceber que ele já está em estado de putrefação.

Saiba ainda que o Papa é rei mesmo, como Cristo é Rei.

E o que vale é o estático, porque o que muda sempre, já não vale nada amanhã. Veja, por exemplo, o erro de João XXIII, querendo fazer uma igreja aggiornata.

Uma Igreja aggiornata, amanhã já deveria ser jogada fora, como antiquada. Uma igreja aggiornata é uma Igreja descartável. Enquanto Jesus Cristo nos disse que "Passarão os céus e a terra, mas minhas palavras não passarão".

Por isso ele fundou a Igreja sobre a rocha, sobre a pedra, sobre Pedro, e não sobre a areia, porque o homem tolo funda sua casa sobre a areia, e virão os ventos e as tempestades, e grande será a sua ruína. É o Evangelho que diz isso.

E onde foi parar a Igreja aggiornata de João XXIII?

Grande é a sua ruína...

E meu caro Esdra, são as marionetes as que são instáveis. Marionetes são os homens modernos, que seguem a propaganda repetida dez vezes por minuto na TV, até que eles sejam capazes de decorar algo, à força de jingles tolos, e não de argumentos sábios.

E a medida que lhe escrevo fico com pena de você. E fico indignado com a propaganda que o enganou. Porque, você está, sim, enganado, e muito enganado. A verdade, meu caro Esdras, permanece para sempre. Repare como 2+2 = 4 há muito tempo, e jamais mudará. Assim é toda a verdade: permanece para sempre. Estavelmente.

Que este próximo Natal -- sempre o mesmo -- o Menino Jesus lhe dê a graça de compreender que a verdade é imutável. Toda verdade, todo bem, toda beleza é como Deus: imutável.

Bom Natal para você, é o que radicalmente lhe desejo

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.