Polêmicas

Celibato e os casos de desvios de padres
PERGUNTA
Nome:
prof.
Enviada em:
Local:
Lins - SP,
Religião:
Católica (TL)
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
político (PT) professor Unesp

Prezados editores,

li vários e interessantes artigos publicados na página da Montfort e percebi que os Srs. não deram qualquer atenção a um tema de extrema atualidade e que vem mexendo com a cabeça de muitos católicos e cristãos bem-informados, quando não está pondo em questão as raízes mesmo da instituição eclesiástica: a sexualidade dos padres. É necessário divulgar a verdade sobre as causas da expansão da pedofilia, do homossexualismo e da ambiguidade da vida sexual (celibato x relações eventuais), acontecimentos que estão na ordem do dia do ambiente hierárquico, envolvendo desde cardeais, bispos e clérigos seculares e religiosos.

Há tempo sabia-se que tais comportamentos eram freqüentes na instituição religiosa, mas agora, com a exposição nos meios de comunicação, os fatos, antes, pontuais se transformaram em coisa corriqueira.

Aguardo, atenciosamente, uma resposta dos Srs.

Prof. Antonio Folquito Verona

RESPOSTA

Prezado Antonio,
salve Maria.

Você diz bem que há tempos se conheciam casos que, hoje, são denunciados como de pedofilia.

O curioso é: por que eles não foram denunciados antes, já que há tempos eles ocorrem?

Também é curioso que a imprensa americana chama de pedofílicos vários casos de sexualismo de adultos com adultos. Pelo menos estes casos deveriam ser chamados de casos de homossexualismo e não de pedofilia. Por que essa troca de denominação do crime?

O Papa João Paulo II, graças a Deus, mandou punir os padres envolvidos e entregá-los à polícia, "ao braço secular", como se dizia na Idade Média. Fazendo isso o Papa, graças a Deus, contrariou a política péssima que vinha sendo seguida durante décadas pelos Bispos americanos, que deixaram o câncer crescer em vez de extirpá-lo.

Valentemente o Papa João Paulo II exigiu tolerância ZERO, para os padres criminosos.

Outra pergunta que deve ser levantada: por que logo se tentou ligar a pedofilia do clero com o celibato?

Há muitos pedofílicos casados...

Até parece que se quis aproveitar a onda para sabotar o celibato.

Quando for oportuno, e sem criar escândalo, trataremos do caso.

Você fala que essa questão interessa e "vem mexendo com a cabeça de muitos católicos e cristãos bem-informados, quando não está pondo em questão as raízes mesmo da instituição eclesiástica: a sexualidade dos padres" (coloquei em negrito a palavra cristãos de seu texto).

Permita-me quatro perguntas:

1) você é um católico ou um "cristão"?

2) Você é "bem informado"?

3) você é bem formado?

4) Qual é a sua formação?

Conforme forem suas respostas, tratarei do tema -- bastante delicado -- segundo o ponto de vista que o interessa.