Polêmicas

Frases escandalosas do ex-frei Leonardo Boff
PERGUNTA
Nome:
Pedro
Enviada em:
26/11/2003
Local:
Araucária - PR,
Idade:
27 anos
Escolaridade:
Superior incompleto
Profissão:
Petroquímico

Paz e bem!

Gostaria de saber do pronunciamaneto ex-cathedra que o Papa fez condenando a Teologia da Libertação, e também de entender o porquê de seus frutos, pastorais e comunidades eclesiais de base, ainda continuarem a existir....(recordo-me do silêncio obsequioso que foi pedido ao ex-frei Leonardo Boff, quando de seus delírios contra a Igreja de Cristo...) Também gostaria de entender melhor por que alguns movimentos internos da Igreja suscitam em alguns o espírito da divisão, lembrando sempre que quem divide Cristo é o anti-Cristo (cfme S.João).

A salvação é e sempre será individual...naum seremos salvos por pertercermos nem a esse, nem àquele movimento...mas apenas pela nossa fé (e as obras que a acompanham...)ademais, fé é dom, e não escolha...nada há de "condenável" dentro da Igreja de Nosso Senhor...que possamos afastar de nós esse espírito de divisão, o fumo de satanás que agora está entrando na Igreja...

e que a Paz Dele esteja sempre conosco...
RESPOSTA


Prezado Pedro, salve Maria!

A chamada Teologia da Libertação defende heresias explícitas, inúmeras vezes condenadas pela doutrina Católica.

Por exemplo, no livro O Rosto Materno de Deus, o ex-frei Boff diz que Deus é masculino e feminino (p. 94).E depois fala em eterna Mãe em Deus (p. 98). E na página 106 desse livro ele fala que Nossa Senhora é unida hipostaticamente ao Espírito Santo, o que faria de Nossa Senhora uma deusa.

E ele disse numa palestra:

"Como teólogo digo: sou dez vezes mais ateu que você desse Deus velho e barbudo, lá em cima... Até é bom a gente se livrar dele" ( L. BOFF Pelos pobres, contra a pobreza, p. 54).

Numa entrevista à revista Caros Amigos, em junho de 1997, o ex-frei Boff declarou sobre a Igreja: "Ela mente, é corrupta, e é cruel e sem piedade" ( p. 31).

E afirmou que a Igreja Católica "não pode pretender se identificar exclusivamente com a Igreja de Cristo" (Frei L Boff, Igreja, Carisma e Poder, p. 124-125). Só respiguei algumas heresias do ex-frade comunista. Se fosse copiar todas as suas heresias, faria um livro bem grosso.

A Igreja é una por sua Fé. São os hereges que fazem a divisão na Igreja. Não confunda essa divisão causada pela heresia dentro da Igreja, dividindo os fiéis, com a divisão santa, colocada por Cristo entre os fiéis a Deus e à Igreja e os que estão fora da Igreja.

Aproveito a ocasião para lhe desejar um santo Natal.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.