Outros temas

Lula, homem sem pecado
PERGUNTA
Nome:
A.M.
Enviada em:
Local:
SP,
Religião:
Católica

"O que de vós está sem pecado, seja o primeiro que lhe atire a pedra" (Evangelho de são João VIII-7)

Sou "um homem sem pecado", Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil

    Há um ditado popular que diz ser preciso "rir para não chorar".
    Pois é essa a situação que que me encontrei após a leitura do noticiário sobre a presença de nosso presidente no funeral do papa João Paulo II.
    Lula fez mais uma de suas caóticas declarações.
    Após as cerimônias para o enterro do Papa ele (que estava presente e levara consigo uma comitiva tão grande quanto estranha à fé católica), disse que não tem pecado.
    Se tal declaração não tivesse vindo do Lula poderíamos até julgar ser de um carola qualquer, desses que passam o dia na igreja, de novena em novena, reparando a vida alheia e acreditando-se santo. Muito santo. Mais santo que o próprio vigário....
    Mas, não. A declaração veio da autoridade máxima do maior país católico do mundo.
    Realmente, nosso presidente perdeu uma boa chance de ficar calado.
    E quando lembro que São Paulo, que era santo, dizia "Não é porque me julgo justificado que estou justificado" por que nosso presidente, tão distante das Leis de Deus e da Igreja -- veja-se a recente aprovação da lei do Biocrime -- se acredita santo?
    Qual a lógica de Lula?
    Nenhuma.
    Fico então a imaginar se Lula estivesse presente quando Cristo desafiou aqueles que não tinham pecado, como o Lula, para que atirassem a primeira pedra na mulher adúltera. Lula não perderia tempo...
    Ele atiraria a primeira pedra.

                                                            A.M.

Sexta, 8 de abril de 2005, 20h29  Atualizada às 21h36
Lula no Vaticano: "sou um homem sem pecados"

Depois de acompanhar o funeral do papa João Paulo II, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve, novamente, de explicar suas convicções religiosas. Falando a jornalistas nesta sexta-feira, na embaixada do Brasil em Roma, Lula usou de bom humor ao ser questionado se aproveitou a cerimônia no Vaticano para confessar seus pecados e comungar.
"Não precisa, eu sou um homem sem pecados", disse, sorrindo. E completou, afirmando que não sabe "o que é ser um bom católico". "Acima de tudo, temos de ser bons seres humanos", salientou.