Outros temas

Estigmatização
PERGUNTA
Nome:
rodrigosilva
Enviada em:
Local:
Montes Claros - MG,
Religião:
Católica
Idade:
22 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
faço curso tecnico.

eu gostaria de saber mais como foi que surgiu os stigams,com que e como a igreja catolica se conportou com esse fato muito importante na doutrina catolica o que o vaticano faz com esse caso muito delicado que sao os stigmas. fiquem com deus um grande abraço que a paz de jesus e maria .....
RESPOSTA

Prezado Rodrigo,

Para responder à sua pergunta recorremos ao "Compêndio de Teologia Ascética e Mística" de A. Tanquerey.

A estigmatização é um assunto tratado entre os fenômenos místicos extraordinários.

"A estigmatização consiste numa espécie de impressão das chagas do Salvador nos pés, mãos, lado e fronte: aparecem espontâneamente, sem serem provocadas por qualquer ferida exterior, e deixam correr periodicamente sangue não viciado.

O primeiro estigmatizado conhecido é S. Francisco de Assis; em um êxtase sublime, no alto do Monte Alverne, a 17 de setembro de 1222, viu o Santo um serafim apresentando-lhe a imagem de Jesus crucificado e imprimindo-lhe os sagrados estigmas; conservou o Santo até a morte estas chagas, donde corria sangue vermelho. Procurou conservar oculto este milagre, mas não o pôde conseguir completamente, e à sua morte, a 4 de outubro de 1226, tornou-se público o prodígio.

Os estigmas são precedidos e acompanhados de vivíssimos sofrimentos físicos e morais, que tornam assim o estigmatizado conforme a Jesus padecente."

Esperamos tê-lo respondido,

In corde Iesu et Mariae,

André Palma.